NOVO AEROPORTO PLANEJADO NO RS

Correio do Povo, 15/05/2011



Categorias:aeroportos brasileiros

Tags:, , , ,

39 respostas

  1. Eu não duvido que os proponentes do Pontal do estaleiro tenham se retirado de Poa…depois daquela coisa ridícula que o Fogaça fez ao chamar uma Consulta Popular e daquelas discussões todas. Se eu fosse os investidore, teria me mandado dessa vila suja chamada Porto Alegre. Iria investir a minha grana em um lugar mais civilizado.

    Curtir

  2. Os caras lançam as conversas fiadas e todo mundo começa a debater o que JAMAIS vai existir.

    Quem aqui duvida que isso é uma tremenda MENTIRA?
    Será que vocês não entenderam nada do nosso passado?

    Não existe chance alguma de aeroporto novo nem na reagião metropolitana nem e em Caxias. É balela. É puro hoax….um hoax oficial. Entramos na era da boataria oficial….a Yeda com a hidrovia e o Cais….o PT com esses aeroportos fantasmagóricos….e mais mentiras deslavadas virão. Sempre tem gente pra acreditar em político.

    Curtir

  3. isso tudo é conversa pra enrolar os otarios (nós)…
    sou a favor da modernização e ampliação completa do salgado filho. se vier mais um aeroporto , que bom, mas sinceramente, se não conseguem ampliar uma porr!@ de uma pista, imagina construirem um aeroporto totalmente novo.

    Mais uma coisa, se realmente fizerem esse novo aeroporto, que façam com uma pista de 4000m+ por favor.

    Curtir

  4. Aeroporto da Serra Gaúcha:

    http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/zhdinheiro/19,0,3316798,Tarso-Genro-confirma-novo-aeroporto-da-Serra-em-distrito-de-Caxias-do-Sul.html

    Que milagre Tarso Genro tocar um projeto de Yeda.

    Pelo jeito a implicância com o projeto do novo Cais de Poa mostra que ele está afim mesmo é de apenas sacanear nós porto-alegrenses.

    Curtir

  5. Para descontrair um pouco, um aeroporto também pode virar atração turística de uma cidade (Hehe):

    Curtir

  6. Com o aeroporto em Portão funcionando, corremos o sério risco de vermos o Salgado Filho limitado à vôos apenas para Congonhas e Santos Dumont, visando uma adequação de capacidade, pois a movimentação é cada vez mais crescente e que não cessará com a ampliação do slagado filho, pois enquanto for possível embarcar nele as pessoas optarão por ele e assim acabarão obrigando todas as pessoas rumo aos demais destinos nacionais à se dirigerem até Portão. A tendência nacional tem sido essa, limitar os aeroportos centrais à rotas premiums para o público executivo. Qurem se rala rá com isos será a população, que terá que ir até Portão, quando poderia ir apenas até Canoas.

    Há exmeplos assim pelo Brasil afora.

    Como falei, não sou contra um novo aeroporto, mas acho que, havendo áreas livres mais perto de POA e considerando que a serra já terá o seu próprio aeroporto, melhor colocado em Canoas, que é praticamente no “meio” da parte mais habitada da região metropolitana.

    Curtir

  7. Olhem só essa notícia “quentinha” do Políbio Braga:

    http://polibiobraga.blogspot.com/2011/05/aeroporto-regional-da-serra-sera-em.html

    Mas um motivo para um futuro novo aeroporto de POA ficar em Canoas ou Eldorado, pois a Serra (Caxias e Gramado) já terão o seu próprio aeroporto, então não podem ser usados como justificativa para levar o aeroporto para mais longe dos porto-alegrenses, canoenses, viamonenses, e etc.

    Curtir

  8. Não, não estou desprezando essa ligação. Ela é válida para atender a quem trabalharia no mesmo. Apenas questionei a solução da ligação dele com a capital ser exclusivamente ele.

    Nunca estive em Londres, mas ouvi falar que há trens expressos ligando Heathrow e Gatwick, aeroportos londrinos, ao centro de Londres não? Já o trensurb não seria expresso, nesse caso preferiria uma linha executiva de ônibus mesmo.

    Em Guarulhos e em Viracopos querem fazer ligações expressas com SP via trem-bala, algo expresso mesmo, mas lá a dimensão é otra mesmo.

    Curtir

  9. Portofan, não vejo como problema esse “pinga-pinga”.
    Em Londres, do maior aeroporto até o centro demora-se mais que isso, e vai parando mais vezes através do metrô. E assim segue também em cidades mais grandes.
    Há previsão de aumento da frota, então não consigo ver como isso um problema, tendo em vista que poderia haver mais trens ainda.
    Desprezar uma ligação como o Trensurb me parece profundamente incoerente para a construção de um “grande aeroporto”.

    Curtir

  10. Toni, entendo tua sugestão condomínios privados de luxo com certeza já seriam algo para uma área que atualmente está sendo território de expansão da Restinga.

    Todavia, não creio que o melhor para a área do extremo sul fosse tranformá-la numa avenida central de atlântida, com todo mundo trancafiado em condomínios. Atualmente já até há alguns condomínios na zona sul da cidade, como o Terraville e o Alphaville (este ainda em construção).

    O melhor seria presentear a cidade com uma nova área da cidade, uma nova cidade dentro da cidade. POA tem tremendas limitações construtivas na 3ª perimetral, por exemplo. Fazer uma área em que possa haver um novo centro financeiro na cidade seria bom. E as residenciais, que tal, em vez de grandes condomínios privados, uma nova e estilosa cidade ao estilo californiano, aberta para que toda a população possa circular e usufruir?

    Só que com a cidade cada vez se direcionando mais para Canoas aquela região nunca se desenvolverá, pois o que já é considerado “distante” e “isolado” cada vez mais assim será tratado, infelizmente.

    Quanto ao Trensurb, o mesmo já se tornou um suplício para quem era usuário após a expansão até São Léo (tenho conhecidos em Esteio que dizem que nunca mais conseguiram sentar após essa expansão), imagine quando chegar até NH. Ir de Portão até o Mercado Público seria um tremendo pinga-pinga, um verdadeiro aprto e levaria mais de 1h, pois já levei mais de 40min até Esteio d etrem.

    Curtir

  11. Prtofan, mas de certa forma sobraria esperança para rezarmos que alguma construtura investiria em condominios de alto-padrão no extremo sul, modernizando a área, pois normalmente onde não há visibilidade tornam-se lugares precários, mas tendo em vista que é a capital poderia haver interesse no investimento.
    Não acredito que esse aeroporto viria sem uma ligação com o Trensurb. Ai entra o fator de eficácia do aeromóvel que estão construindo atualmente.

    Curtir

  12. O novo aeroporto em portão para mim sepulta qualquer possibilidade de desenvolvimento do extremo sul de POA, pois isola-o ainda mais do resto da cidade (pois a cidade já cresce em direção à Canoas) e o torna cada vez mais inviável devido ao seu isolamento. Não digo que o aeroporto tivesse que ser no extremo sul, mas se ao menos ficasse em Canoas já seria na metade do caminho.

    Curtir

  13. Quem mora na Zona Sul, à 20km do centro. ficará à 45km de Portão, mais longe do que Confins.

    Se for para ser em Portão confesso que prefiro que nem saia, pois não duvido nada que com ele limitem o salgado filho à vôos apenas nas rotas congonhas-poa e santos dumont-poa e para qualquer outro lugar sejamos obrigados a ir até lá, como ocorreu em Confins.

    Alguém por favor faça um print da imagem da grande POA no google earth e mande para os deputados e governador. Essa afirmação deles que olharam as imagens do satélite e escolheram o melhor para a região é balela, escolheram uma área já com a visão de que deveria ficar por ali.

    Curtir

  14. Só nessa estória de descer em Portão,, pegar ônibus executivo até o centro de POA e fazer “baldeação” (troca de modal de transporte) para de repente ainda atravessarmos a cidade até a zona sul ou zona norte a gente levará mais tempo do que na pópria viagem SP-POA.

    E se optarmos pelo táxi, ainda assim demoraríamos o mesmo que uma viagem aérea até curitiba e gastaríamos o dobre que uma passagem aérea até lá.

    E Eldorado e Canoas com áreas às moscas. porque não fazer na região da rodovia do parque próxima à Canoas, ou em Eldorado próximo à nova ponte, ou até mesmo na área de canoas junto à free-way, paralela à Base aérea, onde a cidade de POA estaria ali do ladinho.

    NYC tem o JFK, que é longe, mas além de La Huardia (LGA) que é o nosso Salgado Filho (pertinho), tem também o Newark (EWR) que apesar de ficar em New Jersey, fica exatamente do outro lado da ponte do rio que separa manhattan de New Jersey.

    Los Angeles possui o seu mega aeroporto LAX dentro da cidade em plena praia de santa Mônica.

    Para que copiarmos a “lonjura” dos mineiros se nem temos motivos técnicos para adotarmos a mesma medida, pois basta olhar no Google Earth para ver que POA está rodeada por um cinturão de áreas desocupadas, seja em canoas, Eldorado ou outro lugar.

    Curtir

  15. Gilberto, só o ônibus comum custa isso em BH. os ônibus executivos da Unir custam quase vinte reais atualmente lá. E convenhamos que ônibus comum de linha andando uma hora assim ninguém merece, né. Teria que ser pelo menos um executivo.

    E te entendo, Gilberto. Só que há um detalhe. Em BH o relevo só perimiti um aeroporto novo lá mesmo, pois a região é acidentada/montanhosa, tiveram muita dificuldade de arrumar uma área e gastaram muito ainda assim para terraplanar bem.

    Se esse fosse o caso (falta de áreas mais próximas) tudo bem, mas com tantas áreas vagas mais próximas, vamos submeter uma cidade de 1,5 milhão de habitantes e as suas cidades limítrofes (que são as maiores da Grande POA) a atravessar a região por mero capricho de uns prefeitinhos e de Paulo Paim?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: