NOVO CRITÉRIO – Salgado Filho agora estaria apto para Copa

Ao mudar metodologia, Infraero considera que apenas três aeroportos do país estão saturados

Uma mudança nos critérios da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) melhorou a avaliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Anteriormente considerado saturado, o terminal de passageiros do Salgado Filho passou a ser apontado como adequado.

De acordo com a nova metodologia adotada pela Infraero, apenas três dos aeroportos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 são classificados na situação de saturação crítica, operando, no momento, acima de 86% de sua capacidade. São os aeroportos de Brasília, Guarulhos (São Paulo) e Cuiabá. Nas três cidades, a Infraero planeja a construção de módulos operacionais, que são terminais provisórios. A alteração na avaliação da estatal foi divulgada pelo site do jornal O Estado de S. Paulo.

A nova metodologia teria como base a “revisão das pesquisas dos manuais” de órgãos reguladores e operadores internacionais. De acordo com a classificação recente, os aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Manaus e Recife passaram a operar seus terminais de passageiros dentro do limite adequado de saturação.

Os aeroportos de Fortaleza, Curitiba, Campinas e Belo Horizonte também foram reclassificados, passando de saturação crítica para saturação de atenção. A mudança de critérios teve reflexos na avaliação do desempenho, sobretudo do embarque e desembarque de passageiros em Porto Alegre. A Secretaria de Aviação Civil insiste em que não haverá problemas com os aeroportos na Copa do Mundo.

A mudança ocorre em meio às negociações para a concessão de aeroportos à iniciativa privada e para a abertura do capital da Infraero. Essa última medida só deverá ser tomada no final do mandato da presidente Dilma Rousseff, segundo a previsão mais recente do comando do setor aeroportuário. Resta ainda grande indefinição sobre o modelo de concessão à iniciativa privada de terminais de passageiros em Brasília, Guarulhos e Viracopos, para os quais o governo já anunciou a intenção de contar com parceiros privados.

Zero Hora

______________________

Será que isso é uma piada? Não entendi. Alguém explica ? 



Categorias:aeroportos brasileiros, COPA 2014

Tags:,

22 respostas

  1. “Essa copa vai ser da quelas em que vão fazer campanha para os brasileiros não viajarem durante a copa, só pros gringos chegarem e acharem que esta tudo ok.”

    Não tenho dúvida nenhuma que vai ser decretado feriado (ou ponto facultativo que significa a mesma coisa) nos dias de jogos da Copa de 2014 em cada um das cidades-sedes. Não estou falando de dias de jogos da Seleção, mas de todos os jogos da Copa em cada cidade.

    Curtir

  2. Isso mesmo Julião. Maquiagem pura!
    Essas maquiagens são desmascaradas seguidamente na revista Veja. Mas povão não lê e acha que tudo está mil maravilhas…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: