Oceanário Sul considera ir embora de Esteio, RS

Na manhã desta sexta-feira, 20/05, o Blog Porto Imagem entrou em contato com a direção da Seaquarium Brasil, empresa responsável pela implantação do maior Oceanário da América Latina, com suporte tecnológico da maior empresa de aquários do mundo, o Grupo Coutant, da França, responsável pelo famoso aquário de La Rochele.

Ao perguntar sobre o andamento do projeto para Reni Puls, diretor da empresa, este me comunica que estão considerando a ideia de sair de Esteio. Eles receberam diversos convites de outras cidades pelo Brasil afora. Perguntei-lhe também se isso significava sair do Estado do RS. Ele respondeu que tudo é possível.

São mais de 6 anos de negociações com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, passando por 3 administrações diferentes. Ninguém quer saber de desenvolvimento do turismo. Está tudo bem como está. Ninguém se mexe para evoluir. Isso é inacreditável. Um empreendimento de classe mundial será perdido por um estado que não tem nada parecido pra oferecer aos turistas e aos seus habitantes. Um equipamento que alia turismo, ciência, educação e arquitetura arrojada.

Há 6 anos, a cidade de Porto Alegre se negou a receber o Oceanário Sul, por seu retrógrado plano diretor, assim como outras cidades do estado. Desta forma, fizeram contato com a Prefeitura de Esteio, esta tendo aceitado e se empenhado em levar adiante o projeto. 6 anos depois, eles vão embora.

Meu Deus !

Maior oceanário da América Latina não sairá em Esteio !

Para ler mais sobre o Oceanário Sul e da novela de Esteio, clique aqui.

__________________________

Coloco este comentário do leitor “portofan” aqui, pois é exatamente isso:

“Não duvidem se uma Curitiba da vida ou alguma cidade do nordeste o receba de braços abertos.

Quem sabe vai para a Bahia junto com a Ford..

É isos que eu digo, mesmo quando a iniciativa é PRIVADA o governo do estado entrava tudo. Seria um belo chamariz para o turismo da cidade. Vejam quantas pessoas se dirigem à Gramado e poderiam passar por ali também.

Quem sabe POA não cede um terreno da prefeitura então? Ali na free-way, entre a coca-cola e a Vonpar? Ou neste mesmo trecho, só que do outro lado, Canoas poderia fazer isso.

Tem que ser num terreno municipal, que nada dependa de governo do estado ou governo federal, para não haver entraves. Essa é mais uma obra que deveria ficar pronta já para a Copa.

Quem sabe no extremo sul de POA então, abrindo portas para uma nova era para uma região com alto potencial pouco aproveitado da cidade?

Em Guaíba também seria bom, daria para avistar a torre do oceanário a partir da orla porto-alegrense do Guaíba. Se tivesse uma iluminação noturna bacana então, seria uma bela visão contemplá-la lá em Guaíba a partir de algum ponto da orla de POA.

Enquanto as outras regiões do país correm atrás, a gente enxota à vassouradas o que aparece no RS. “



Categorias:Oceanário Sul

Tags:, ,

57 respostas

  1. É o cúmulo do absurdo! Mais um grande investimento que o estado vai perder devido à miopia dos nossos governantes. Até parece que estamos esbanjando atrações turísticas no estado.

    Curtir

  2. Eu somente nasci em Porto alegre, e sou esteiense de coração porque vivo aqui quase toda a minha vida, estou indo embora para EUA, mas ficaria muito feliz em saber que ESTEIO ESTARÁ PROSPERANDO, com certeza eu iria vir para inauguração, não sei mais em que pé anda a situação agora, mas continuarei na torcida.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: