CONTRAPARTIDA – Canoas terá vantagens por novo presídio

Em contrapartida à construção do presídio no bairro Guajuviras, o município de Canoas terá uma série de vantagens. Na manhã de ontem, o governador Tarso Genro e o prefeito Jairo Jorge assinaram um protocolo de intenções no Palácio Piratini, na presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Parte dos benefícios já tinha sido negociada com a ex-governadora Yeda Crusius, mas ela não chegou a homologar o acordo e, no fim de dezembro, revogou o processo de licitação do complexo prisional que estava em andamento.

Além de empreendimentos sociais, Canoas terá vantagens para atrair empresas para o futuro distrito industrial que será instalado nos arredores do presídio. Empreendimentos que absorverem mão de obra dos regimes fechado (com trabalho dentro do presídio), semiaberto, aberto ou de egressos das prisões terão isenção de tributos estaduais como previsto em lei estadual aprovada no ano passado, que entrou em vigor em 1° de janeiro.

Unidade deverá abrigar presos entre 18 e 24 anos

O presídio será erguido com recursos do governo do Estado, na ordem de R$ 16 milhões. Chamado de Estabelecimento Penal Especial, terá 600 vagas em regime fechado e outras 108 no regime semiaberto. A unidade deverá abrigar presos de 18 a 24 anos, nos moldes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O objetivo é evitar que jovens tenham contato com presos perigososo ou formadores de quadrilhas dentro dos presídios.

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, afirmou que o funcionamento e a construção do presídio estarão interligados com o desenvolvimento do município.

Alguns benefícios
– Construção de uma delegacia especializada em homicídios.
– Construção de um novo prédio para a 4ª Delegacia da Polícia Civil no bairro Rio Branco.
– Construção de uma unidade de policiamento comunitário da Brigada Militar no bairro Guajuviras.
– Criação de unidade de policiamento comunitário móvel.
– Instalação de um Território da Paz no bairro Mathias Velho.

Zero Hora



Categorias:Outros assuntos

Tags:

1 resposta

  1. Pior coisa que jairo jorge fez,
    Nao será reeleito depois dessa,
    Desvalorizar a cidade por meio
    Deste presidio.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: