ARTIGO: A Água de Porto Alegre (Adeli Sell e Valter Nagelstein)

Juntos – respeitadas as diferenças – com a responsabilidade de vereadores que nos toca, temos lutado por assuntos da cidade, como foi o tema do Cais Mauá, por exemplo.

Nesse trabalhar pela cidade – e seus cidadãos – o tema da água, fonte de toda a vida, não é de hoje que nos preocupa. Sem alarmismos, temos alertado da importância imperiosa de mudar a captação da água em Porto Alegre. Hoje nossa água é coletada em dois locais, ambos classificados no nível 4 (o pior em termos de qualidade da água). Essa péssima qualidade, por óbvio, implica também em maiores custos no tratamento. Além disso, há também a permanente ameaça de um acidente com navios no Guaíba nos limites de nossa Capital, o que poderia privar a cidade do seu abastecimento.

Nem o Programa Socioambiental, conquista histórica para Porto Alegre e que elevará a capacidade de tratamento de esgoto da Capital dos atuais 27% para 77% até 2012, terá o condão de melhorar a atual situação, na medida que os principais contribuintes para a péssima qualidade dessa água captada (Gravataí e Sinos) continuarão a trazer alta carga de poluição doméstica e industrial até os atuais pontos de captação.

Olhando isso tudo, apontamos para a retomada de um projeto antigo, buscar a água no Jacuí. Se unirmos Governo do Estado e Município, conseguiremos viabilizar o projeto. Não só o DMAE teria em parte a capacidade de bancar a obra, como também o pagamento de dívidas que o Estado tem para com esta autarquia. Só esta última alternativa alavancaria quase um terço dos recursos necessários para o empreendimento.

Pensar no futuro é pensar na água que o porto-alegrense tem o direito de consumir.

*Adeli Sel

Vereador de Porto Alegre e Presidente municipal do PT

*Valter Nageltein

Vereador licenciado, Secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio

__________________________________

Ambos são colunistas do Site Porto Imagem, mas como fizeram este artigo em comum, posto direto aqui no Blog.

Veja seus artigos no Porto Imagem aqui. Valter Nagesltein | Adeli Sell



Categorias:Lago Guaíba, Meio Ambiente

4 respostas

  1. Não foi um deles que VOTOU CONTRA o Pontal do Estaleiro ???

    Curtir

  2. Eu quero saber é o que os nobres edis farão a respeito do descalabro que se encontra a limpeza urbana de Poa. Primeiramente tem que oimpar as ruas. Lembro que a Câmara de Vereadores (inlculos os dois vereadores do tópico), sequer teve culhões pra proibir os batuques de umbanda e sacrifícios de animais em cultos afro. Deram seu beneplácito a que os religiosos emporcalhem à vontade as ruas..com restos de comida e animais apodrecendo. E a coleta de lixo hein?
    E agora o povo; até quando o Poder Público vai tolerar que as pessoas descartem mobílias nas calçadas…e despejem entulhos de obra por vários meses nos passeios?

    Afinal de contas….pra que a gente paga os vereadores e o Executivo?
    A única coisa que fede mais do que o lixo nesta cidade é o seu Poder Público.

    NEVERLAND TAMBÉM É JUNKLAND.

    Curtir

  3. Bah, como os nobres vereadores tem um discurso bonito, hein! Pena que isso é só teoria pura, só para já irem angariando alguns votinhos dos leitores do blog para as eleições do ano que vem.

    Agora que o blog atingiu 1 milhão de acessos, será freqüente isso. Recomendo às pessoas que fiquem de olho no que os políticos começarão a dizer quando aparecerem por aqui. Se realmente pretendem fazer isso e dão sinal concreto disso ou se só estão escrevendo artigos bonitos para sensibilizar às massas.

    Para escrever sobre a cidade já tem inúmeros leitores aqui no blog. Já para AGIR dependemos dos vereadores, deputados, prefeito, governador, presidente e senadores. Nas coisas de POA dependemos principalmente dos vereadores e do prefeito, então o que precisamos é de MAIS AÇÃO e de MENOS DISCURSOS E ARTIGOS BONITOS.

    Só o fato das pessoas estarem aqui no blog discutindo os problemas na cidade e, assim, mostrando que percebem que há problemas nela, isso já demonstra que os leitores do blog, esses incríveis 1 milhão de acessos, são pessoas mais esclarecidas que a maioria da população, gente que não quer só dicurso, pois percebe que há MUITO o que se fazer e por isso quer, ou melhor, EXIGE, ação (e não é “mais ação” e, sim, “ação”, pois para haver “mais ação”, antes teria que ter havido “ação”, coisa que não vem ocorrendo nos últimos tempos, ou décadas).

    Torno a repetir. Este blog, na visão dos vereadores, serve apenas para hospedar artigos bonitos visando angariar votos, mera plataforma eleitoreira, ou tem um papel maior, o devido valor que os leitores esperam que seja dado, o valor da oitiva de suas vozes, o valor do reconhecimento dos problemas aqui levantados e da consideração das soluções aqui apresentadas? Será que até aqui no blog, o único lugar em que ainda há esperança de salvação da cidade os nobres vereadores também começarão com os discursos para ganhar aplausos, mas que são de pouca efetividade?

    Olha, sinceramente, vou passar a ingnorar os artigos dos nobres vereadores, para ver se assim eles acordam do mundo encantado em que vivem e começam a entrar para o plano da ação. Enquanto a cidade GRITA eles continuam se limitando a redigir artigos para uma platéia de leitores ELEITORES, mas eu não vou servir de palco para eles, não serei platéia, só se for para atirar tomates até que eles dêem à POA o devido respeito e tratamento merecido.

    E digo mais, se chegarmos na COPA na mesmísisma situação que estamos agora, será uma profunda e IMENSA decepção, pois de nada terá valido noites e noites tentando aqui, como sociedade, sonhar com algo melhor para a nossa cidade e tos nós, pois o maior BOOM que o país terá vivido já terá passado e com ele as oportunidades de dias melhores já terão partido.

    Menos vereadores. Mais Gilberto/PortoImagem.

    Gilberto falando com o Túlio Millmann (Zero Hora/RBS) JÁ!

    PortoImagem sendo recebido e ouvido pelo Prefeito Fortunati JÁ!

    Tarso Genro sendo cutucado pessoalmente pelo Blog e assim percebendo que os 1 milhão de acessos são de gente que não aceita esse entrave injustificado dele aos Cais e que isso fatalmente se refletirá na próxima candidatura dele JÁ!

    Enfim, menos Adeli redigindo, mais Adeli trabalhando.

    E o memso vale para o nobre vereador Valter Nagelstein. Não dá para “freqüentar” o PortoImagem e permanecer insensível aos problemas da cidade, pois essa não é a característica e nem a expectativa de seus leitores. Ou começam a AGIR, ou “VAZEM”.

    Para ficar no plano do discurso não precisa ser vereador, basta ter um computador na à frente e o google à disposição, mas espera-se muito mais de nobres vereadores, remunerados pelo erário público, ou seja, remunerados pelos extorsivos impostos arrancados à força do bolso dos contribuintes (inclusive de nós leitores e do Gilberto e sua equipe) e que fazem sangrar o orçamento familiar. Pagamos impostos como na Suíça, mas vivemos como na Nicarágua. Até quando?

    Curtir

  4. Concordo com a ideia dos vereadores porto-alegrenses. Apesar de que o ideal seria recuperar completamente a bacia do Guaíba, trabalho para muitas décadas, para usar a sua água, é irracional tirar e tratar uma água poluída para distribuir a população se, logo ali a diante, existe uma fonte mais limpa.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: