Mutirão da Limpeza retira lixo do Centro

Ação de ontem na Capital recolheu resíduos ao redor do Mercado Público

Atividade foi promovida pela Força Jovem (FJ), que atua há mais de 30 anos em ações sociais em todo o país Crédito: BRUNO ALENCASTRO

Mais de cem pessoas participaram neste domingo do Mutirão da Limpeza, no centro da Capital. O grupo esteve formado por integrantes da Força Jovem (FJ) e fez o recolhimento de aproximadamente 450 unidades de lixo, entre papeis, copos, garrafas PET e outros resíduos, nos arredores do Mercado Público.

Segundo o coordenador da ação, Dayvid Windson, esta foi a primeira edição do mutirão voltada à limpeza urbana. Contudo, ele ressaltou que a FJ desenvolve outras ações sociais similares, como a plantação de mudas, doação de alimentos, assistência médica e jurídica e apoio a usuários de drogas nas comunidades carentes da Capital e região Metropolitana. “O ato de hoje é uma ação simbólica que visa promover a conscientização das pessoas de que o lixo deve ser colocado no lixo, numa área de grande circulação da cidade. Além disso, essas ações recuperam o jovem, utilizando seu próprio tempo”, explicou Windson.

O trabalho ocorreu simultaneamente em outras regiões do Estado e envolveu mais de 5 mil pessoas. Os participantes foram divididos em quatro equipes e cada pessoa recebeu um saco plástico para captação dos resíduos. De acordo com a estudante de administração Caroline Kerber, de 23 anos, pequenos atos como esse realizado na Capital podem gerar grandes mudanças. O auxiliar de depósito Tiago Santos, de 29 anos, também concorda, e acrescentou que é muito importante servir de exemplo para os outros. “Eu me sinto muito satisfeito em auxiliar o próximo. Penso que esta é a minha obrigação como cidadão”, afirmou Tiago.

A ação teve a participação do vereador Waldir Canal (PRB) e recebeu apoio do Grupo Record RS e da Prefeitura de Porto Alegre. A Força Jovem atua há mais de 30 anos, atendendo 15 mil grupos em todo o país. Além disso, é a segunda maior entidade que realiza ações sociais.

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

4 respostas

  1. Se fizerem esse mutirão todo dia, umas quatro ou cinco vezes por dia, é capaz de dar certo.

    Curtir

  2. Estão mobilizando o pessoal das igrejas pentescostais para limpar a cidade, só o q falta!!??!!

    Curtir

  3. “A ação teve a participação do vereador Waldir Canal (PRB) e recebeu apoio do Grupo Record RS e da Prefeitura de Porto Alegre.”

    Vejam só! que mimosos, hein. Um vereador e a PMPA apoiando uma iniciativa pra lipmar uma cidade suja…administrada por eles. Nada poderia ser mais hilariante do que isso.
    A quem está ligado esse Movimento Força Jovem? Sim..pois se eu fizesse um mutirão desse tipo, a primeira coisa que iria vetar seria a participação dos nossos políticos inúteis. Tem gato nessa tuba.

    Curtir

  4. “Ação simbólica que visa promover a conscientização das pessoas” hahaha
    Ações como essa não servem para nada: são como aquelas passeatas de PAZ, as campanhas de educação no trânsito,etc. O que leva ao cidadão se comportar é a punição: multas pra quem joga lixo no chão, picha, deixa sacos de lixo onde não deve,etc e a devida fiscalização no cumprimento das multas.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: