Novo aeroporto em Porto Alegre

Senador Paulo Paim (PT) afirmou, em discurso da tribuna na manhã desta sexta-feira (20), a necessidade de construção de um novo aeroporto internacional na região metropolitana de Porto Alegre. As obras de ampliação e duplicação da pista do aeroporto Salgado Filho, embora indispensáveis, não são capazes de evitar o caos aéreo na região, disse. O parlamentar destacou um estudo elaborado por um grupo de voluntários, integrado por aeronautas, especialistas em aviação civil, que aponta a necessidade urgente de novo aeroporto, operando em conjunto com o Salgado Filho e recebeu o nome provisório de 20 de setembro. Ele ficaria em uma área entre Nova Santa Rita e Portão, com mais de 16 km2 de extensão. A área é cercada por excelente malha rodoviária, pronta em ampliação e construção.

Custo do aeroporto regional

A construção do aeroporto regional de Vila Oliva, em Caxias do Sul, vai custar R$ 150 milhões sem considerar os valores referentes às desapropriações de áreas e investimentos no acesso rodoviário. E por isso, ele requer recursos do governo federal, revelou o secretário Beto Albuquerque ao anunciar oficialmente sua localização na sede da CIC. Entre as fontes financiáveis, o estudo aponta o Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos (Profaa), a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), o Orçamento Geral do Estado, as Parcerias Público-Privadas (PPP) e implantação e exploração pelo regime de concessão. O Orçamento estadual de 2001 já prevê R$ 10 milhões ao aeroporto, que, segundo Beto Albuquerque, podem ajudar nos estudos necessários para dar início à implantação do ! projeto. O prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, lembrou que 445 hectares do sítio aeroportuário de Vila Oliva já estão gravados no Plano Diretor do município e anunciou que uma das primeiras medidas a serem tomadas é declarar a área como sendo de utilidade pública. Beto Albuquerque sugeriu ao prefeito que o Plano Diretor agregue as áreas adjacentes do sítio, inserindo as devidas proibições para edificações ou quaisquer outros obstáculos que impeçam a instalação dos equipamentos necessários ao aeroporto.

http://www.affonsoritter.com.br



Categorias:aeroportos brasileiros

Tags:

12 respostas

  1. não adianta construir um aeroporto tão longe e não construir uma pista de verdade! o do Salgado Filho é uma vergonha para o Estado! aposto que planejam uma pista com 2.500 metros de comprimento, quando o ideal seriam pelo menos 3.200 para operarem lá grandes avoes cargueiros! acho que esse é o principal objetivo deste novo aeroporto não é?

    Curtir

  2. Cara, agora acho que é hora desses caram se focarem 100% na historia mal resolvida do salgado filho…

    Curtir

  3. Como fica o projeto Aeromóvel com essa nova novela de novo aeroporto ?
    Meu Deus quanta complicação… nada é concreto nesse país de várzea.

    Curtir

  4. Sou totalmente contra a construcao(e os gastos astronomicos) de outro aeroporto na RM.
    O Salgado Filho, com suas devidas ampliacoes/adaptacoes/expansoes/melhorias em tecnologia, certamente dara conta da demanda pelos proximos 30/50 anos.
    O resto e’ estoria para ganhar votos ou gastar(roubar?!) dinheiro publico.

    Curtir

    • Sou totalmente contra a construcao(e os gastos astronomicos) de outro aeroporto na RM.
      O Salgado Filho, com suas devidas ampliacoes/adaptacoes/expansoes/melhorias em tecnologia, certamente dara conta da demanda pelos proximos 30/50 anos.
      O resto e’ estoria para ganhar votos ou gastar(roubar?!) dinheiro publico.

      CONCORDO 100% COM O GERSON !

      Curtir

  5. Paulo Paim quer mídia para ele, quer visibilidade. Está querendo os votos da região, não é bobo.

    Não duvidemse ele não for o próximo candidato do PT à prefeitura Municipal de POA… nada é por acaso… Ele quer alçar vôos mais altos futuramente (Governo do Estado do RS e, quiçá, algum dia a Presidência da República).

    Por isso esse aeroporto tem que ser em Portão, para ter a marca dele.

    Agora com o novo aeroporto da serra não há porque o aeroporto ser em Portão. Que se faça melhorias no Salgado Filho ou se construa um novo aeroporto mais perto de POA (Canoas ou Eldorado – prefiro a 1ª, pois a 2ª corre o risco de ter pedágio na nova ponte, como na Ponte Rio-Niterói). As pessoas citam BH, mas Confins foi construído longe de BH porque o terreno acidentado da região só permitiu um aeroporto longe, mas POA tem imensos vazios urbanos à sua volta, não há sentido deslocar uma imensa massa populacional, onde a maioria expressiva do público-alvo tem origem ou destino em POA ou cidades limítrofes (Canoas, Gravataí,…) para rodarem grandes distâncias à toa.

    Será que não tem uma alma inteligente a mídia ou na política para dizer o óbvio? Que um aeroporto só deve ser distante quando não é possível construir um mais próximo?

    Na hora de pagar mais de cem reais de táxi, mais caro do que uma passagem aérea para Curitiba e São Paulo, vai ter gente acabando tendo que optar pelo ônibus. E o pior é que com um novo mega-aeroporto lá eles restrinjam o Salgado Filho aos vôos para Congonhas e Sanyos Dumont (uma espécie de ponte aérea), obrigando todo mundo à ir para lá, como em Confins, onde nem vôos para Congonhas e santos Dumont há mais lá.

    O táxi não deve ser a única solução pautada de transporte para o aeroporto, uma linha de ônibus executiva quebra o galho bem, mas é preciso que haja essa opção como em qualquer lugar civilizado do mundo, não só para executivos ricos que as empresas pagarão as suas corridas de táxi. Lugares de 1º mundo com aeroportos distantes oferecem trens expressos até os grandes centros, o que não será o caso em POA. E muitas metrópoles tem grandes aeroportos na sua área urbana, um novo aeroporto só é construído longe do seu principal público-alvo quando não há outra alternativa mais perto, essa é a lógica racional de qualquer país que tenha mentes pensantes. Há inúmeras áreas perto de PA em que poderia haver um novo aeroporto sem atrapalhar a população com as suas operações e ainda facilitar o seu acesso.

    Curtir

    • Glorinha está a apenas 40Km de POA com imensas áreas planas e na beira da BR290 “Free Way”. Que município melhor que este?

      Curtir

  6. O Hardy! Boa. 🙂

    Curtir

  7. O Rafael Bortolon, parece a hiena do desenho animado, não me lembro do nome.

    Curtir

  8. Daqui uns 30 anos eles lançam o edital…

    Curtir

  9. Não sei por que falam tanto em outro aeroporto. Alguém já fez uma projeção de quanto a construção do aeroporto da serra vai desafogar o Salgado Filho? Além disso, qual a limitação para expandir o aeroporto já existente?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: