Capacidade do Beira-Rio impediria sonho de Tarso de Porto Alegre abrir a Copa

“Quantos lugares tem? Se tiver mais de 65 mil, está pronto para ser a abertura da Copa.”

A frase acima foi dita pelo secretário geral da Fifa, Jérome Valcke, ao jornal Estado de S. Paulo, respondendo a uma pergunta sobre a possibilidade de o estádio do Corinthians, ainda um projeto, receber o primeiro jogo da Copa de 2014. Nela está o entrave prático à intenção do governador gaúcho, Tarso Genro, de sediar, em Porto Alegre, a abertura do Mundial. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, Tarso disse o seguinte:

— Temos de iniciar a campanha para, quem sabe, trazer a abertura da Copa aqui para Porto Alegre — falou o governador.

O Beira-Rio, antes de iniciada sua reforma, tinha capacidade para 56 mil torcedores. Após a conclusão da remodelação, a capacidade subirá para 59 mil, informa o vice-presidente da comissão de Obras do Inter, Luiz Anápio Gomes.

— Podemos ir até os 60 mil lugares. Mas é inviável, seguindo as normas Fifa, chegar aos 65 mil. Se esse número for uma condição intransponível, não teríamos condições — diz Anápio.

Além de uma mudança significativa no projeto, que será tocado pela construtora Andrade Gutierrez, levar adiante o sonho de receber a abertura só seria possível, segundo Anápio, se a Fifa aliviar alguns dos seus critérios rígidos de conforto. Por exemplo, a entidade determinou que o espaço das cadeiras aumentasse de 40cm (no projeto original) para 60cm — um acréscimo de 50%. Ou seja, a Fifa teria de aceitar um estádio menos confortável, logo em um dos jogos mais importantes da Copa.

 A capacidade do estádio seria um problema sério para realizar a vontade do governador, mas não o único. São Paulo, Brasília, Salvador e Belo Horizonte são os candidatos para receber a partida de abertura, com uma clara preferência da Fifa pela maior cidade do país — o projeto do estádio do Corinthians, inicialmente previsto para 48 mil torcedores, foi aumentado para 65 mil para atender à exigência. Em Brasília, a recomendação do Ministério Público, de reduzir o tamanho do Estádio Nacional de 70 mil para 40 mil, foi desconsiderada pelo governo do DF, para se manter na disputa.

Homem público experiente, Tarso sabe que enquanto a decisão for na esfera política, campanhas como a que sugeriu, acompanhadas de boa articulação, podem surtir efeito. Mas, no caso de uma abertura de Copa, a decisão vai além da política: é técnica e comercial.

Escute a entrevista do governador Tarso Genro e saiba mais sobre a entrevista aqui.



Categorias:COPA 2014

Tags:

14 respostas

  1. tarso meu filho pense na saude dos gauchos que votaran en ti e nao em copa do mundo

    Curtir

  2. Esqueci da Vanusa cantando (esquecendo) o Hino Nacional!

    Curtir

  3. POA vai abrir a Copa sim! E graças à Tarso Genro!

    E, assim como lá na África do Sul o show de abertura foi com a Skarira e o hit Wakka Wakka, aqui, à pedido de Tarso, teremos uma versão mais tropicalizada dela e mais adaptada à nossa realidade orçamentária:

    Curtir

  4. Wagner, o Inter tem necessidade de jogar mentiras para o alto porque o adversário é muito forte e superior. Eu não sei a tua idade, mas durante décadas eles disseram que a capacidade do Beira Rio era p/110.000 pessoas. E era! 55.000 sentados e 55.000 no colo!

    Curtir

  5. @gremioprasempre
    Arena receberá 60 mil torcedores, não mais 55 mil. Grêmio acerta a mudança no contratro com a OAS nas próximas semanas

    Sera que é verdade?
    asuashuahusuhusauaushasuhaus

    Mas torço pelas reformas do estadio do Inter, não pelo Inter, e sim pela minha cidade.

    Curtir

  6. Qual beira-rio, aquele que faltam 300 milhões para a sua atualização e ainda nem contrato firmado para sua reforma existe?

    Vamos falar a real, não existe a menor possibilidade de Porto Alegre receber a abertura da Copa de 2014, pois não esta preparada para a Copa, quando menos para uma abertura de uma Copa.

    Curtir

  7. Pão e circo.

    Curtir

  8. Que piada de mal gosto, governador!
    Está achando que somos o quê? Ignorantes e bitolados?

    Curtir

  9. Imagina que jogada de mestre se o Grêmio faz a arena pra 65 mil?
    haha…

    Curtir

  10. Queria desvendar a mágica que o Inter vai fazer. Desde que eu me conheço por gente é a primeira vez que eu ouço falar de um estádio que depois de reformado vai ter a capacidade aumentada. Não venham dizer que é devido a aproximação da arquibancada em relação ao campo, pois mesmo assim é preciso considerar os espaços das cadeiras, acessos, etc. Além do que, ao que me consta, há um setor do anel superior que não é preenchido com cadeiras, mas com bancos onde cabe várias pessoas, parecidos com aqueles que se vê em praças. Sinceramente, acho que esse número de 59 mil cadeiras é tão ilusório quanto o projeto do entorno. E tenho dito!

    Curtir

  11. kkkkk

    Tarso é um artista! Pela frente banca o super governador lutando pela Copa e pela capital do estado. Já pelas costas sabota o Cais.

    Ele sabe que nem o Beira-Rio e nem a Arena comportarão o público de uma abertura de Copa do Mundo e por isso lança factóides.

    E nem Poa (e a sua falta de projetos) está preparada para tanto. Já imaginaram o bar flutuante famoso mundialmente?

    Não deixa de ser uma pena, pois a abertura da Copa é o momento da reunião de todas as naçœs competidoras olhando simultaneamente para o mesmo lugar, o que gera bem mair mídia/visibidade e retorno (de imagem, turísticos e financeiros) do que sediar apenas alguns jogos, dividindos as atençœs com mais onze cidades-sedes.

    Curtir

  12. O único estádio que está merecendo receber a abertura é o mineirão, que tem as obras em estágio mais avançado.

    Curtir

  13. O nanico mental do Tarso nao deveria se preocupar com bobagens desse tipo…deveria se preocupara com a construcao do Cais do Porto.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: