RS entra na disputa por fábrica da BMW

Matriz da montadora alemã anunciou intenção de instalar uma unidade na América Latina em março

O Rio Grande do Sul entrou na disputa para trazer ao Estado uma fábrica da montadora alemã BMW. O diretor-presidente da companhia no Brasil, Henning Dornbusch, foi recebido nesta terça-feira pelo governador Tarso Genro no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Em reunião fechada, sem a presença de jornalistas, Tarso informou ao empresário que o RS está aberto a receber este tipo de empreendimento.

O encontro contou também com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik. Ele e os demais participantes não revelaram detalhes sobre o que foi tratado na reunião.

Em março, a matriz da montadora alemã anunciou a intenção de instalar uma unidade na América Latina. Desde então, seis estados brasileiros anunciaram interesse: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e um estado da região central. A montadora, porém, analisa a possibilidade de investimento também em outros países do continente, em especial o México.

A direção da BMW deverá analisar fatores como logística, malha de transporte e infraestrutura. Em princípio, a nova unidade operaria em sistema de CKD, em que os veículos chegam desmontados e são montados no local. A companhia já conta com uma fábrica de motos no Brasil, desde 2008, na Zona Franca de Manaus (AM).

Fabricante de carros de luxo, a empresa alemã comercializou 8,4 mil automóveis no Brasil durante o ano passado, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A expectativa dos executivos é alcançar 10 mil unidades vendidas em 2011.

Correio do Povo



Categorias:Economia Estadual

Tags:, ,

9 respostas

  1. Provavelmente seria para os compactos da BMW (serie 1, tamanho de Golf)… acho que iriam custar uns 70 mil, nada absurdo de mais, mas não tão barato pra marca ter seu valor.

    Iria ter grandes numeros de vendas.
    =D

    Sem contar que poderiamos exportar para outros paises… =D

    E quando tem alguma novidade do modelo, só em ter um flagra, a cidade e região ja ganha fama, aparece no mundo inteiro.

    Curtir

  2. Quando uma fábrica lança um modelo, chama a imprensa para fazer um tour com ele e até a cidade ganha mídia. Quem nunca viu reportagens com Renaults com placa de São José dos Pinhais ou Nissans tendo como pano de fundo Curitiba (vide Nissan Livina no belo Parque Tangüá).

    E no caso da Bmw essa divulgação seria mundial e, considerando que seria uma fábrica de menor volume e dimensœs, poderia ficar até mesmo em Poa e divulgar mundialmente a capital.

    Curtir

  3. A Bmw poderia doar umas bmw’s para a polícia gaúcha como contrapartida à isenção de impostos.

    Poa e o RS no Velozes e Furiosos 6!

    Lembrando que a Ford Baiana produz inúmeros modelos da marca e em grande volume-quantidade, o que não torna a Bmw uma devolução da Ford, ainda que os bmw’s custem mais, pois o volume de produção é infinitamente menor, bem como hoje em dia poderíamos ter ambas.

    Masa Bmw traria muita visibilidade para o RS, pois são pouquíssimas as cidades do mundo que abrigam uma fábrica da famosa marca alemã. Se fosse no distrito industrial da restinga, já imaginaram que luxo, Poa, a cidade do fórum social mundial fabricando luxuosos bmw’s!

    Curtir

  4. Xo coiza do demonio…que mania de quererem vir criar emprego aqui!! demonio, vai te reto. Aqui no RS so’ queremos empregos muito bem remunerado como catador de lixo freelance, flanelinha ou em ingles, flanalation!! esses sao os empregos que se quer no RS.

    Curtir

  5. Tarso, votei em ti e não quero retrocesso!
    Fora BMW, isto é coisa de burgues!!!

    Curtir

  6. Se bem que bmw é coisa de burgues captalista malefico destruidor do mundo né…
    Acho que não vem, o Tarso não gosta disso

    Curtir

  7. Mas que entre pra brigar mesmo, e não pra ficar tentando enganar os erros do passado e fazer tudo de novo.

    Se fizer direito, vai ser um baita investimento, com a facilidade de transporte para outros paises…

    Curtir

  8. Seria mais um factóide? Torçamos para que não.

    Já pensou que luxo expulsar a ford e abrigar a BMW.

    Coisa de primeiro mundo imperialista. Hehe.

    POA se assemelhando ao vale do silício, hehehe:

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/ultima-concessionaria-ford-fecha-em-sao-francisco-cidade-nao-se-interessa-por-marcas-locais/

    Curtir

  9. vamos fazer um bolão de quantos meses leva pra correrem mais esse empreendimento?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: