Relato sobre a nossa participação no Camarote TVCOM

Programa Camarote TVCOM, segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ontem, 23 de maio, segunda-feira, estive participando do programa Camarote TVCOM, apresentado pela Katia Suman. Foi no horário das 18:30 às 19:30. O programa se inspirou no nosso post da semana passada ESPECIAL 2 – PROJETOS QUE NUNCA SAÍRAM DO PAPEL EM PORTO ALEGRE. Este acontecimento foi super importante para o nosso reconhecimento como canal de discussão dos problemas e limitações da nossa cidade e ao mesmo tempo, grande chance para veicular estas idéias, de que a cidade patina no tempo e está praticamente parada em termos urbanísticos.

Estiveram presentes, além de mim, o jornalista da RBS, Juarez Fonseca, grande aliado nosso, e o arquiteto Jorge Debiagi, autor do projeto Praia do Guaíba focalizado no post citado, e também autor do projeto Pontal do Estaleiro. Fez uma participação virtual, o empresário Eduardo Bier Correa, o responsável por um dos grandes projetos que jamais saiu do papel, o Dado Pier, ao lado da Usina do Gasômetro, na década de 90.

Tivemos uma conversa muito interessante, tendo se destacado o Arquiteto Jorge, pois conforme a Katia citou no programa, teria sido grande frustração para ele a não continuidade do projeto, que daria outra cara àquela parte da orla de Porto Alegre. Jorge Debiagi falou também sobre a implantação da “Unidade Urbanística Praia de Belas”, conjunto de projetos e diretrizes feitas em 1977, e que nunca saiu do papel também.

Unidade Urbanística Praia de Belas

A produção do programa se incumbiu de mostrar diversas imagens da orla e também do projeto Praia do Guaíba, assim como o do Dado Pier, esta última fornecida por mim.

O arquiteto Jorge Debiagi salientou que a única parte do projeto que fez para a orla, encomendado pelo prefeito da época, Alceu Collares, que saiu do papel, foi a Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Mas uma grande participação do arquiteto foi quando ele falou que a prefeitura de Porto Alegre é totalmente desorganizada, desarticulada e que não existe um planejamento para a cidade.

O Dado Bier falou sobre o seu projeto que demorou anos para ser “regulado” conforme a prefeitura desejava, após ele ter vencido a licitação, e falou principalmente sobre a desorganização da prefeitura, principalmente por ter diversas secretarias e não ser um órgão apenas, o que dificultava muito a tramitação de projetos e a sua aprovação.

O jornalista Juarez Fonseca foi pioneiro em escrever sobre o meio ambiente em jornais no Brasil, estreando na década de 70 uma página inteira sobre o tema. Mas com grande questionamentos sobre a atuação dos grupos ecológicos.

Numa das minhas participações deixei claro uma das grandes causas deste atraso de Porto Alegre era o fato de a prefeitura ouvir os pequenos grupos intitulados de “a maioria”, os chamados ambientalistas radicais” (ou ambientalistas fakes) que, através de poucos membros de seus grupos, conseguem manipular a opinião pública e fazer com que diversos projetos de modernização da cidade não sejam levados até o final, de forma que parecesse que é A CIDADE DE PORTO ALEGRE não quer os projetos. E que por trás destes ambientalistas fakes estariam grandes causas político-partidárias. Também falei que o objetivo do Blog Porto Imagem e de todas as pessoas que participam das discussões é que somos e continuaremos a ser o contraponto a esses fakes. E que a partir de agora, a cidade teria que conviver com as nossas ideias também.

Bom, pessoal, creio que esta foi a primeira das nossas participações e o primeiro programa nascido a partir de um post do Blog Porto Imagem, um raro canal que temos pra discutirmos esta nossa cidade tão cheia de problemas e na maioria das vezes, tão provinciana e atrasada. Dias melhores virão, podem estar certos ! E obrigado a todos vocês, pois são vocês que estão fazendo o Blog ser referência nestes assuntos da cidade.

Gilberto Simon



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, ORLA, Reurbanização

Tags:, , , , , , , ,

48 respostas

  1. Sejam as nossas vozes!

    Curtir

  2. Não, Marcelo!!!
    Sou contra o Gilberto na política. Não vamos estragar o Gilberto.
    Para que contaminar uma pessoa decente, que trabalha arduamente em prol da comunidade sem pedir nada em troca?
    Deixa as safadezas para os podres de sempre!!!

    Curtir

  3. Ao invés de líder espiritual, prefiro o Gilberto como prefeito já! Vamos lá Gilberto!

    A gente ajuda até no teu marketing, nos discursos e nos debates (inclusive quando for para colocar no chinelo a Maria do Rosário… rs rs rs).

    A gente faz um programa de governo em cima das colaborações do blog… essa cidade vai se transformar!

    Curtir

  4. Sem nomes e modo de tratamento. Parabens a todos nós que fazemos desse blog um dos maiores instrumentos de voz (escrita) sobre Porto alegre que conheço ou conheci. Acho que ainda temos muito a andar e muito a divulgar. Mas nada melhor do que pensar em criar um evento anual dos blogueiros do PortoImagem, seria um evento pra reunir-se em palestra de pessoas que podem fazer mudar essa cidade ou que tem experiências pra podermos aprender… fica ai a sugestão.

    Curtir

  5. Em resumo, concordo com 99% do que o Jake escreveu em seu último comentário, salvo a última linha, sugerindo a adoção de um gentílico para nos dirigirmos e nos referirmos ao Gilberto, por parecer uma seita.

    Mas assino embaixo de todo o resto. O mérito principal será sempre do Gilberto, o que não torna a equipe dele menos honrosa.

    Curtir

  6. O Gilberto é o nosso grande incentivador da cidade, o nosso homem da linha-de-frente, mas não o nosso líder espiritual. Hehe. Mas entendo a tua empolgação, pois eu também estou muito esperançoso e bem empolgado do que parece estar por vir de agora em diante, o sabor da mudança.

    Curtir

  7. Discordo da forma de tratamento, Jake.

    Assim também não, né. Menos. Ao chamá-lo de The Creator ou O Criador parece que estamos fundando uma religião e o Gilberto é o nosso objeto de veneração, o fundador de uma religião.

    Ele é e sempre será sim o criador do b.log, o iniciador da iniciativa, e que está à sua frente. Será sempre o nosso grande gilberto, mas não estamos falando de uma religião. Senão seremos tão fundamentalistas quanto os pseudo-ambientalistas fakes.

    Curtir

  8. Gilberto = Criador, Líder, quem começou a coisa. As contribuições são consequências. É importante a humildade e modestia do Criador. Mas que fique bem claro que a glorificação e méritos será sempre do Gilberto, pois foi ELE quem começou, quem teve a coragem e a dedicação necessária. E podem apostar, isso não é fácil. Ele foi e deu certo. Faço um apelo para os membros do Blog para que Gilberto seja referido como Criador e não mais Gilberto.

    Saudamos o Criador / The Creator.

    Curtir

  9. O fim de uma era! O início de outra! O resgate da gloriosa década de 60!

    Curtir

  10. Gilberto, Parabéns!

    Nossa atitude crítica também precisa sair da blogosfera e tomar conta de nossas rodas de amigos e contatos. Precisamos dar um “curto-circuito” nas pessoas, para que também enxerguem tudo que está errado na cidade e como ela poderia ser melhor. Como estamos atrás em diversos aspectos e como a cidade poderia ser mais viva, bonita e mais fácil aos seus habitantes!

    Curtir

  11. É verdade, Gilberto! Toda a equipe tem mérito! Vocês todos estão de parabéns!

    E que bom saber que é só o começo! Que não parará por aí!

    E é isso aí, Rafael! Estás certíssimo!

    Agora, essa nova era de Poa já tem um nome. Será o denominado Período Gilbérico, ou da Revolução Gilbérica, quando a Península Gasômicra pseudo-ambiental de La Habana del Sur foi invadida por soldados da esperança que varreram os esquerdistas fundamentalistas fakes para fora do território municipal!

    Curtir

  12. Pessoal, que cada um continue fazendo sua parte.

    Quando o Gilberto postar uma matéria interessante ou vocês descobrirem algo de interesse da cidade, mandem para seus contatos de e-mail.

    Incomodem seus amigos, parentes e conhecidos! É por uma causa maior! É pelo bem coletivo! Alguns mandam e-mails com um monte de besteira, piadas, fotos, por que não enviar algo que seja para melhorar a sua cidade?

    Ajudem a divulgar o blog! Ajudem a criticar (e também elogiar quando for o caso)!

    A internet é uma ferramenta poderosa hoje em dia.

    Curtir

  13. Pessoal, agradeço imensamente a todos os comentários de apoio recebidos. Fico muito contente. Mas a nossa luta está só começando. Além disso, enfatizo que o Blog, apesar de ter sido criado por mim, é feito por várias pessoas. Não esqueçam do Ricardo Haberland, um dos mais indignados com a situação da cidade, um cara que conhece o Brasil inteiro, de norte a sul, e que fica muito triste quando volta a Porto Alegre e vê a cidade deste jeito. Não esqueçam do Anderson Vaz, grande publicitário, um dos pioneiros em mostrar a cidade turística através do Porto Alegre-Se, um dos maiores fotologs da cidade, nos trás o lado mais positivo, a parte boa da cidade, mas igualmente está na luta por dias melhores da nossa capital. O Daniel Serafim, que chega para qualificar tecnicamente o Blog (mudanças estão vindo) e que qualifica a equipe com outras formas de pensar. Igualmente os demais, o Felipe Mobus, o Gustavo Bartzen e o Filipe Wels, embora um pouco afastados devido a suas profissões, têm atuação muito importante como nós todos, pois divulgam as nossas ideias por onde vão. Ao mesmo tempo nós estamos há mais de 4 anos discutindo e lutando por novos tempos na cidade. Desde que o Pontal do Estaleiro foi lançado. E, os grandes responsáveis por tudo isso: vocês todos. O Blog não seria nada, não teria chegado onde chegou se não fosse vocês estarem conosco e acreditando que algo pode ser feito. Todos nós temos uma importância única neste processo. E nós não vamos decepcioná-los. Um grande abraço !

    Curtir

  14. Gilberto é o líder que resgatou e vai resgatar a esperança perdida dos porto-alegrenses que sonham com uma cidade melhor e mais desenvolvida. Nossa causa definitivamente está em evidência. Gilberto é o responsável por criar esta força gigante que chegou para ficar. Não vai mais ter pra ambientalista, petista, ecologista etc etc. Agora estamos aqui, e estamos crescendo, enquanto os retrógrados vão diminuindo e morrendo aos poucos. Nós vamos combater a mentalidade infantil, cubana e retrógrada desta cidade. A tendência é o bem vencer o mal, sempre. Somos o bem, e podem apostar que a maioria aí fora também é. Eles só precisavam de uma luz, agora, encontraram.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: