Câmara Municipal visita o 4º Distrito

Vereadores ouviram os moradores e ficaram surpresos com a infinidade de prédios desocupados

A situação de abandono em que se encontra um dos principais polos de desenvolvimento econômico de Porto Alegre, o 4 Distrito, preocupa os vereadores da Capital. Formado pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Anchieta, São João, IAPI, Passo D”Areia, Humaitá e Farrapos, o distrito foi alvo de uma reportagem veiculada pelo Correio do Povo no dia 22 de maio. Na manhã de ontem, representantes das comissões de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) e Constituição e Justiça (CCJ) vistoriaram a região e ficaram surpresos com a infinidade de prédios desocupados e com as reclamações dos moradores. “Há 1,8 mil imóveis listados como área de interesse cultural”, disse o presidente da Cuthab, Pedro Ruas, ressaltando que a maioria dos proprietários não dispõe de recursos para devolver as características originais aos prédios.

Muitos moradores antigos já deixaram a região, incomodados com as frequentes arruaças e ações de criminosos. Na opinião da presidente da Cedecondh, Maria Celeste, a descaracterização das edificações “vai na contramão da legislação e da preservação histórica e cultural da cidade”. A Cuthab e a Cedecondh realizarão uma audiência pública em conjunto para tratar dos problemas do 4 Distrito e apontar as soluções. “Requisitaremos a participação de representantes do Ministério Público nessas discussões”, assinalou Ruas.

A visita de inspeção foi acompanhada pelos vereadores Reginaldo Pujol e Mauro Zacher – também presidente da Associação dos Amigos do 4 Distrito -, além do presidente do Conselho de Justiça do 4 Distrito, Luiz Roberto Collares. Conforme um morador, os problemas começaram há mais de duas décadas. “Nossos imóveis foram desvalorizados em mais de 50%, pois nossas ruas foram se transformando em ponto de prostituição”, lamentou. Segundo ele, a situação é constrangedora. “Minha filha vem me visitar e, não raras vezes, recebe cantadas de homens em busca de diversão”, relatou.

Quando os parlamentares se preparavam para ir embora, foram interpelados por um soldado da Brigada Militar que reside no 4 Distrito. “Nos ajudem. Vivemos em meio a constantes escândalos, desacertos e brigas. Transformaram nossas ruas em banheiro público“, explicou. Fardado, o homem admitiu que não convida familiares e amigos para visitar sua casa por vergonha.

O presidente da Associação dos Amigos do 4 Distrito argumentou que o poder público não tem medido esforços para revitalizar a região. Segundo ele, deverá haver um boom de investimentos imobiliários e de infraestrutura até as vésperas da Copa de 2014. O objetivo, conforme Zacher, é devolver aos bairros Floresta e São Geraldo o perfil de áreas residenciais. “Existem muitos projetos habitacionais previstos para a região”, ressaltou.

Correio do Povo

Anúncios


Categorias:Revitalização 4º Distrito

Tags:

8 respostas

  1. Pronto. A Câmara Municipal visitou, já conseguiu a sua midiazinha com isso e acabou.

    Agora voltemos a realidade. Tudo continuará na mesma. No máximo renomearão o quarto distrito com algum nome pomposo. Não acredito que mais nada saia por ali além da área da Fiateci.

    Curtir

  2. Esa es la única solucion: seguridad. Pero no se debe mezclar los trabajos para promover la seguridad con el discurso de los izquierdistas acerca de lo que eses locos desvairados llaman “derechos humanos”, como si un ladrón debia a tener privilegios inalcanzables a un trabajador.

    Curtir

  3. Concordo com o Augusto… Lights, camera, action!

    Curtir

  4. Não acredito que li isto….Onde esta gente inoperante anda que não conhece a própria realidade da cidade para a qual legislam…

    Curtir

  5. Continua a politicagem barata nesta terra. Agora os vereadores inventaram essa de chamar a imprensa para acompanhá-los em visitas. Ator quer palco.
    Luzes, câmera…ação. Quanto termina o espetáculo, eles tiram a maquilagem e os trajes cenográficos e vão embora pra casa. A cidade continua a mesma porcaria.

    Curtir

  6. Para que o 4º Distrito mude o primeiro passo é investir em SEGURANÇA. Isto irá atrair moradores, que irão atrair comércios e serviços, que irão cuidar melhor do bairro (calçadas, lixo, manutenção de edificações, etc.) Em New York City temos vários bairros que mudaram sua cara a partir de qdo passaram a investir em segurança.

    Curtir

  7. Manchete: “Vereadores ficam surpresos ao conhecer a própria cidade!”
    Depoimento: “Estamos estupefatos. Nossa cidade também tem áreas degradadas e decadentes. diz vereador que nunca havia passado pelo local.”

    Curtir

  8. Sinceramente não entendo. Meus pais moram no bairro são Geraldo na Av. Pernambuco. Na via os aptos estão sendo todos alugados, mas saindo uma, duas ou mais quadras prá trá ou pra frente tem muitos prédios abandonados. PORQUE ninguem põem abaixo. Melhor um terreno vazio que um prédio pra vagabundo se esconder…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: