Mais motos do que carros em 10 anos no Brasil

Em 10 anos, haverá mais motocicletas nas vias brasileiras do que carros. É o que aponta o estudo A Mobilidade Urbana no Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado ontem. A pesquisa mostra ainda que a demanda por transporte público caiu 30% na última década. No mesmo período, a compra de carros cresceu em média 9% ao ano e a de motos, 19%. A previsão é de que a partir de 2012 a aquisição de motocicletas será maior do que a de automóveis.

– Em uma década seremos um país sobre duas rodas. Estamos seguindo um modelo asiático. Lá, as motos entopem as ruas. Isso é efeito de um transporte público ruim, pouco atrativo – afirma Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea.

Zero Hora



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , ,

14 respostas

  1. Dias quentes fazem todos esses suarem: ciclistas, usuários do transporte público lotado e motoristas que não tem ar condicionado (a grande maioria). Pelo menos o ciclista tem o vento que refresca. Como esse post fala sobre motos e não quero desviar tanto o assunto, o motociclista também tem essa vantagem.

    Curtir

  2. Não é qualquer um que tem condicionamento físico (nem tempo livre) para percorrer distâncias mais longas pedalando, então uma moto acaba sendo uma opção mais vantajosa.

    Curtir

    • Essa noção da bicicleta como meio de transporte lento precisa ser revista. Eu pedalo do Bom Fim até o Campus do Vale (12 km), e o tempo que levo pra chegar aqui é o mesmo que o transporte público, isso que eu não sou nenhuma atleta, pedalo num ritmo normal. O ônibus vai parando, e tem o tempo que a pessoa gasta esperando ele. Em horários de pico, chego mais rápido que carros, pois ultrapasso engarrafamentos. A moto é mais rápida sim, mas tem os poréns que já comentei.

      Curtir

      • Se o trajeto fosse mais agradável, sem o fedor do valão da Ipiranga e com uma ciclovia adequadamente segura, talvez a bicicleta fosse levada mais a sério. Mas tenta me convencer a pedalar num dia quente…

        Curtir

  3. Utilizar a moto ao invés de carro é uma economia de espaço, porque uma pessoa ocupa espaço urbano demais quando se transporta em um carro. Porém, as motos geram mais poluição sonora e da atmosfera, e não ajudam muito na questão de cidades mais seguras. É por isso que gosto tanto de ser ciclista e ver que o número de pessoas que optam pela bicicleta está aumentando.

    Curtir

  4. Tomara que isso signifique que o número de carros vai diminuir e não que o número de motos vá aumentar.

    Curtir

  5. Acho que quanto maior o poder de compras do brasiileiro, com a queda do valor dos carros, menor o numero de motos e maior o de carros.

    Geralmente quem tem moto é por que não tem como comprar um carro, ou tem só pra curtir..

    Poucas pessoas compram por causa do transito e isso e aquilo, é mais pora motoboy ou pra quem não tem grana pro carro mesmo..

    Curtir

    • Las motos en muchos casos terminan por cumplir el servicio de un automóvil, pero con un costo mas bajo de mantenimiento. Es más fácil y barato mantener a una moto de 125cc que a un auto viejito que demanda sobretodo mucho más gasolina.

      Curtir

  6. Eu não entendi, É a previsão de uma década baseada na década passada? Quantos anos tivemos mais carros? qual a frota atual? O custo da moto caiu muito, enquanto o dos carros cresce junto com o endividamento da população classe “C” que também tem muito mas acesso a parcelamentos para a aquisição de ambos. Sem contar cortes de IPI durante a crise, entre outros. É incrivel como tentam justificar analise de dados poucos relevantes, pra criar previsões bombásticas. Puts cai na armadilha, to comentando a noticia… hehehe

    Mas se realmente, fizerem pista para motos, chegaremos lá

    Curtir

  7. O Brasil está cada vez mais “americanizado”: proliferam shoppings e automóveis pelas ruas. Nos EUA, 95% das viagens são feitas em veículos individuais e apenas 5% em transporte coletivo.

    Curtir

  8. mais mortes….
    A população não ta crescendo muito, com mais motos… vai começar a decair
    ashuahuas

    Curtir

  9. Conhecendo o raciocínio em voga a solução vai ser criar pistas para motos.

    Curtir

    • Não, a solução vai ser colocar noticias diaramente na ZH dizendo que o trânsito é um caos e insistir para que os motociclistas passem a usar patinetes.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: