Hyundai quer administrar porto no Rio Grande do Sul (Rio Grande)

Administração do porto de Rio Grande é interesse coreano Foto: divulgação

Um memorando de entendimento que será assinado na manhã de segunda-feira aqui em Seul, início da noite de hoje no Brasil, será o primeiro resultado concreto da missão que o Governo do Rio Grande do Sul e a FIERGS realizam na Coréia do Sul. O Grupo Hyundai está interessado em administrar portos gaúchos. Parte do porto de Rio Grande, o principal do Estado, já é privada. O documento que será firmado pelo governador Tarso Genro abre um canal de conversação para a realização do empreendimento.

 Os sinais de que um negócio possa ser concretizado no futuro são muitos. Há poucas semanas um representante da empresa esteve no Palácio Piratini. O seminário que começa às nove da manhã de segunda, horário de Seul, mudou de lugar. Seria na Embaixada do Brasil e passou para a sede da própria Hyundai. E em uma sociedade que respeita demais a hierarquia, destaca-se que Tarso será recebido pela chairwoman do grupo, Hyun Jeon-eun. Ela é viúva de um dos herdeiros da Hyundai, um dos chamados chaebols, os grandes conglomerados coreanos.

O investimento de um chaebol abre a porta para vários outras. O governo espera começar assim a abrir esta porteira.

Zero Hora

Do Correio do Povo:

Rio Grande do Sul e Hyundai Group podem anunciar parceria

A possível instalação de uma filial da Hyundai Group no Rio Grande do Sul estaria dependendo apenas do acerto de alguns detalhes. São reais as chances de o anúncio da parceria ocorrer nesta segunda-feira, em Seul, durante o seminário que apresentará o Estado como um local adequado para o aporte de investimentos de empresários asiáticos, atividade que integra a agenda da missão à Coreia. O evento, que reunirá 200 investidores das indústrias eletrônica, naval e de telecomunicações, ocorrerá na própria sede da gigante coreana, onde Tarso se reunirá com o presidente da Hyundai Group, Hyun Geong-Eun. Não está descartada a hipótese de o governador acertar definitivamente a parceria neste encontro, anunciado-a em conjunto com a executiva logo depois.

As bases do possível acordo foram definidas há duas semanas, quando Victor Park, um dos diretores da multinacional, esteve no Piratini para discutir investimentos. Se for efetivamente anunciada, a instalação de uma unidade da Hyundai Group no Rio Grande do Sul surpreenderá pela célere evolução das negociações. Contudo, até o momento, o governo gaúcho divulga que apenas irá assinar um memorando de entendimento com a Hyundai Group, documento que formalizaria o início de conversas oficiais entre as duas partes, visando a instalação futura de empreendimentos coreanos no Estado. “Fazer previsão do que pode render não é prudente. O que posso dizer é que esse memorando de entendimento é o primeiro sinal concreto de que o Rio Grande do Sul entra no mapa dos grandes investidores coreanos”, declarou Tarso, após acompanhar, no domingo à noite, a reunião de organização da agenda da semana da missão à Coreia e antes de participar de um jantar organizado pela embaixada brasileira no país. Porém, a empolgação demonstrada pelo governador ao comentar o caso evidencia que a relação com a Hyndai Group pode já estar mais avançada. “Esse memorando já é a consagração dessa viagem. Uma grande empresa como essa não assina um memorando simplesmente para se expor ou fazer carinho em algum país ou Estado. Eu considero que a assinatura e mais o voo da TAP que vamos inaugurar constituem o sucesso dessa visão do Rio Grande do Sul conectado ao mundo”, entusiasmou-se Tarso, citando o voo inaugural da TAP entre Lisboa e Porto Alegre, que terá o próprio governador como um dos seus primeiros passageiros no dia 12 de junho, quando ele retornará à capital gaúcha após emendar a missão à Coreia com agendas pessoais e governamentais na Europa.

A Hyundai Group tem o perfil dos típicos conglomerados coreanos: é de administração familiar, atua em diversos ramos econômicos e foi desmembrada entre os parentes próximos, como os filhos dos fundadores. A gestão das empresas que usam a marca é independente. A Hyundai Group atua no mercado da logística. Sua especialidade é a operação portuária, baseada no transporte de mercadorias e conteineres por meio de navios. Caso confirmada a instalação no Estado, a Hyundai Group deverá informar que a parceria não está alicerçada somente na produção e obtenção de lucro, mas também em investimentos privados em educação e qualificação de quadros de pessoal. A possível vinda da Hyundai Group para o Rio Grande do Sul é mantida em sigilo e os integrantes do primeiro e do segundo escalão do Palácio Piratini se apressam em dizer que “somente o governador Tarso Genro fala sobre o assunto”, outra demonstração de que “surpresas” estão preparadas para esta segunda-feira. Outros dois aspectos fecham o conjunto de evidências que apontam para o possível anúncio de instalação da Hyundai Group no Rio Grande do Sul: a presidente da empresa, Hyun Geong-Eun, passou a desempenhar recentemente a função de cônsul honorária do Brasil em Seul, e, ao final dos compromissos do dia, ela, em conjunto com a embaixada brasileira, oferecerá um coquetel aos integrantes da missão à Coreia na sede da Hyundai Group.

 Agenda desta segunda-feira da missão à Coreia

9h às 11h50min – Seminário sobre oportunidades de investimento no RS

12h às 13h30min – Reunião com a presidente da Hyundai, Hyun Geong-Eun

14h às 14h30min – Encontro com o prefeito de Seul, Oh Se-Hoon

15h às 15h30min – Reunião com o vice-ministro da Educação, Ciência e Tecnologia, Seol Dong-Geun

16h às 17h30min – Visita a Escola de Ensino Fundamental Kyonggi

18h às 20h – Coquetel oferecido pela embaixada brasileira e pela cônsul honorária do Brasil em Seul, Hyun Geong-Eun, que também é presidente da Hyundai Group, local onde se realizará o evento

Postado por Carlos Rollsing – 29/05/2011 12:31 – Atualizado em 29/05/2011 14:23

Correio do Povo



Categorias:Economia Estadual

Tags:,

3 respostas

  1. Tarso, repita esse mantra:
    ‘LEMBRAREI DO OLIVIO LEMBRAREI DO OLIVIO LEMBRAREI DO OLIVIO”
    sete vezes antes de dormir todos os dias.
    Obrigado.

Trackbacks

  1. Perícias Judiciais » O que a Hyundai quer
  2. Manual de Perícias - Como ser perito Judicial e seus empregos

Faça seu comentário aqui: