Custo de obra no túnel subirá a R$ 3,2 milhões

Asfalfo foi substituído por concreto em uma extensão de 150 metros - Genaro Joner  Agencia RBS

Asfalfo foi substituído por concreto em uma extensão de 150 metros - Genaro Joner Agencia RBS

Contrato de reforma na passagem subterrânea da Rua da Conceição terá aditivo de R$ 600 mil

Para viabilizar a execução de serviços não previstos inicialmente, a reforma do Túnel da Conceição custará mais caro aos cofres públicos de Porto Alegre. Orçado em R$ 2,65 milhões pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), o contrato da obra deve ter um aditivo de R$ 600 mil, o que elevará o valor para R$ 3,2 milhões.

Oadicional será necessário para cobrir custos da abertura de um dreno sob as novas calçadas que ficarão nas laterais do túnel e de uma drenagem próxima às escadarias da Igreja Nossa Senhora da Conceição, entre outras intervenções. Como o projeto da reforma foi elaborado em 2000, as condições da estrutura inaugurada em 1972 pioraram, o que explica a necessidade de reparos adicionais.

O processo administrativo aberto para criar o aditivo no contrato está sendo analisado pela Smov e pela Procuradoria-geral do Município (PGM), que devem avalizá-lo nas próximas semanas. Procurada por ZH para comentar o assunto, a Smov confirmou a tramitação do aditivo do contrato, mas somente hoje poderia dar detalhes.

De 2000 até o início das obras pela empresa EPT, em 2010, o valor do investimento praticamente não aumentou, apesar do aumento dos custos dos insumos da construção civil. Ao longo dos anos, licitações acabaram suspensas porque não apareciam interessados na execução da obra que abrange a recuperação das armaduras de concreto expostas, substituição do pavimento, meios-fios e calçadas.



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Outros assuntos, Túnel da Conceição

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3 respostas

  1. Por que obras públicas que atrasam no Brasil, ainda tem o preço aumentado?

    Não deveria ser o contrário: atrasou a obra, paga multa, a ser abatida do preço final.

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  2. Neverland tem dois tipos de obras. As que nunca começam e as que nunca acabam.

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  3. Obras atrasadas e com preços acima do esperado inicialmente… nada mais comum ao padrão “made in brazil”

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