Prefeitura pede agilidade nas obras do aeroporto e do Cais Mauá

Prefeito José Fortunati, acompanhado dos governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa 2014, reúne-se com a presidente Dilma Roussef para discutir o desenvolviento dos projetos e obras preparatórios à copa do Mundo 2014. Foto: Divulgação/PMPA

O prefeito José Fortunati solicitou mais clareza na definição das obras do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a liberação do projeto de revitalização do Cais Mauá durante reunião da presidente Dilma Rousseff com os prefeitos e governadores das sedes da Copa do Mundo de 2014. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira, 31 em Brasília.

Acompanhado do governador em exercício, Beto Grill e do secretário municipal de Gestão, Newton Baggio, o prefeito considerou como positivo o resultado da reunião, mas reforçou a necessidade  de realizar a obra de extensão da pista do aeroporto, que permitirá a operação de grandes aviões com destinos internacionais. “ Esperamos que as obras possam avançar rapidamente para que a cidade seja, de fato, uma das sedes da Copa das Confederações”, enfatizou. A Prefeitura de Porto Alegre já liberou a área necessária para ampliação da pista com a transferência de famílias da Vila Dique.

A preocupação com os aeroportos também foi demonstrada pelos demais prefeitos em documento elaborado e entregue pela Frente Nacional  de Prefeitos (FNP). “Sem aeroportos e estádios não se faz Copa do Mundo, isso é inquestionável”, destacou o prefeito, lembrando que as intervenções necessárias para a modernização do estádio Beira-Rio estão no ritmo adequado.  “O governo assumiu o compromisso de promover encontros periódicos e de forma imediata, buscando alternativas para que as obras necessárias sejam realizadas”, acrescentou Fortunati.

Além da questão relacionada ao aeroporto Salgado Filho, Fortunati solicitou à presidente Dilma que o processo de liberação da revitalização do Cais Mauá seja agilizada junto à ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). “Trata-se de um antigo sonho da cidade, revitalizar e devolver a população um espaço de lazer, entretenimento e cultura, já que a área, por suas configurações atuais, não deve ser mais considerada como de porto”, explicou. Para poder avançar, o projeto depende do reconhecimento da agência federal. Presente ao encontro o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci assumiu o encargo de dar encaminhamento ao projeto do Cais.

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:aeroportos brasileiros, COPA 2014, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , ,

6 respostas

  1. Gilberto, tamo aee..

    Curtir

  2. E-mail respondido, Gilberto!

    Curtir

  3. Portofan, envia esse texto via e-mails das pessoas públicas envolvidas. Tem que ser texto curto para não cansar a leitura e direto ao ponto. Todo mundo mandando perguntas abordando essas questões eles vão ter que dar atenção. É uma maneira de agir sem sair da frente do PC.

    Curtir

    • Concordo, Renan!

      Se todos nós mandarmos um e-mail com essa simples redação, que é objetiva e mostra o que a cidade precisa no momento, isso seria uma certa forma de pressão, apesar de achar que os políticos só trabalhem sob pressão física e, não, internética.

      Curtir

  4. Porque POA não assume as rédeas do seu futuro?

    Faça como MG e elabore um projeto aeroportuário de primeiro mundo e o exija da União.

    Em vez de esperar sentada pela demorada escavação metroviária que leva décadas, porque já não começa a implantar na cidade o aeromóvel ou o monorail, cujas vias são pré-fabricadas, de ágil confecção e instalação?

    Porque não elabora por conta própria (já que não depende do Estado e da União) imediatamente uma licitação para a orla do gasômetro e marinha e para o mirante do morro santa tereza?

    Porque Fortunati não vai à imprensa detonar Tarso e Dilma e acusá-los de boicotarem o projeto do cais?

    Chega de choramingar e implorar migalhas, está na hora de AGIR e EXIGIR.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: