São três quilômetros de linha, ligando o bairro da Calçada ao Comércio.
Mesmo sem o metrô de Salvador ter saído do papel, a prefeitura anunciou que o Governo Federal vai investir R$ 90 milhões em um novo tipo de transporte público em Salvador. O aeromóvel.
Pelo projeto, seriam três quilômetros de linha, ligando o bairro da Calçada ao Comércio. O problema é que o único aeromóvel existente no Brasil, está em Porto Alegre, nunca passou da fase de testes e está parado.
Uma linha de teste do aeromóvel foi criada na capital gaúcha em 1983 com apenas duas estações e um quilômetro de extensão. O sistema é movido a ar soprado por ventiladores em um duto que fica nos trilhos colocados sobre torres de concreto elevadas. Os testes provaram que o aeromóvel é rápido, seguro e não polui.
Mas o projeto, desenvolvido e executado pelo engenheiro Oskar Coester, está parado e nunca foi usado como alternativa de transporte público. Atualmente, a única linha comercial de aeromóvel no mundo funciona em Jakarta, capital da Indonésia.
Categorias:Aeromóvel
Evidentemente que o Aeromovel pode ser construído em via dupla.
Quanto às limitações por ser movido a ar, seria interessante o forista ser mais específico, com dados técnicos de física. Sugiro um exercício de Mecânica de Fluidos para cálculo da perda de carga distribuída, através do cálculo do número de Reynolds e o fator de atrito de Darcy. Pode considerar uma seção de 1m², com diâmetro hidráulico de 1 (quadrado), rugosidade interna do duto de 0,0003m, velocidade do escoamento variando de 0 até ~20 m/s e massa específica do ar de 1,3 kg/m³ (regime de pressão).
CurtirCurtir
A antinomia epistemológica subsume de modo inefável a gerontologia extreme. Destarte, sob o viés diáfano, fica consubstanciada gnoseologia transcendental in verbis.
CurtirCurtir
Exatamente, Diego, não há prova alguma de que a mecânica de um sistema movido à ar seria menos potente do que a mecânica de um sistema movido à eletricidade.
CurtirCurtir