Guaíba estará despoluído em 2028

Obras do Projeto Integrado Socioambiental foram apresentadas pelo Dmae Crédito: GUILHERME SANTOS / PMPA / CP

O sonho de despoluir o Guaíba será realidade para os porto-alegrenses em 2028. Ontem, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) apresentou o andamento das obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), o qual irá triplicar a capacidade de tratamento de esgoto na Capital. Na ponta da cadeia, está sendo construída a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), no bairro Serraria, que despejará, em boa condição de limpeza, 77% do esgoto, correspondente a cerca de 4 mil litros por segundo, no leito do Guaíba. Hoje, são tratados apenas 27%.

Para o engenheiro do Dmae, Valdir Flores, a estimativa é de que mais de 50% dos trabalhos já estejam feitos. “Até dezembro de 2012, a cadeia estará em funcionamento”, afirmou. O Pisa tem investimento de R$ 580 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Caixa Federal e com contrapartida da prefeitura.

Correio do Povo



Categorias:Programa Sócio Ambiental

Tags:, ,

11 respostas

  1. Imagina em 2030 ir de guarda-sol e protetor pra se banhar no Guaíba, e as criançar fazer xixi lá dentro… algumas coisas jamais mudarão.

    Curtir

  2. Já começaram projetos ou estudos para chegar aos 100%?

    Curtir

  3. 2028? uau! Bem antes das obras pra Copa ficarem prontas.

    Curtir

  4. Ou seja, sóóóó la por 2028 para que a façam algo para a orla?

    ashuhuashasusahuashusa

    Quero que limpem logo, mas ja digo, o guaiba pra mim, não é pra ser praia não… tem que por algo na quela orla, pra poder frequentar.

    Curtir

  5. Tudo será diferente com o Guaíba despoluído ou em vias de despoluição, que esperamos que ocorra efetivamente. A partir do momento em que os porto-alegrenses deixarem de ver o nosso lago como uma imensa cloaca (e ele deixar de ser uma imensa cloaca) a relação com a própria cidade será outra. O Guaíba é um dos bens mais preciosos de Porto Alegre. Quem o conhece a fundo sabe a maravilha que está às nossas costas. É muito, mas muito mais, do que uma orla ou um pôr-do-sol.

    Curtir

  6. Ontem vi uma reportagem na tv no jornal noturno da Band que é veiculado nacionalmente (Jornal da Band, às 19:15) sobre isso. Mostrava Ipanema-Poa hoje poluída e a iniciativa de recuperação da balneabilidae da orla.

    O que eu acho intrigante é que a reportagem falava que demoraria 20 anos para tanto, só que décadas atrás quando despoluíram o Lami já quantificavam esse prazo total em 20 anos, ou seja, os anos passam mas esse prazo permanece em 20 anos. Que 20 anos que nunca passam e nem diminuem, hein!

    Curtir

  7. Tomara que estejamos todos vivos para ver…

    Curtir

  8. Leva tempo pra recuperação. Além disso, o Guaíba recebe água de outros rios, como o Sinos e o Gravataí, que precisam ser despoluídos. Sobre o PISA: o maior projeto da cidade em anos… e o mais importante.

    Curtir

  9. 2028?

    Se o PISA estará pronto no final de 2012, tratando 75% do esgoto de Porto Alegre, será preciso mais 16 anos para conseguir alcançar os 100%?

    Curtir

    • Oi Julião, parece que mesmo despoluindo 100% do esgoto demoraria tempo para a recuperação pois há muito lixo acumulado, lembrando que o Guaíba é um lago, o que agente jogou nele tá lá ainda.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: