Porto Alegre é um Brasil a ser descoberto, dizem espanhóis

Site Tusdestinos, de Barcelona, indica Porto Alegre a turistas europeus

Porto Alegre começa a ganhar espaço na imprensa europeia especializada em economia, viagens e turismo a partir do circuito de workshops com agentes de viagem e operadores que a Secretaria Municipal de Turismo realiza, esta semana, em Portugal e Espanha. O road show de promoção turística da capital gaúcha já passou por Lisboa e Barcelona, e amanhã, 3, chega a Madri. Os encontros têm atraído jornalistas de veículos de comunicação especializados dessas cidades, que além de noticiar os eventos começam a descobrir a capital gaúcha como um destino turístico para os europeus que ficará mais próximo com o voo direto da TAP Portugal ligando Porto Alegre a Lisboa, a partir de 12 deste mês.

A revista digital de turismo e viagens Tusdestinos.net, de Barcelona, Espanha, na última quarta-feira destacou Porto Alegre como “o Brasil a ser descoberto” por espanhóis e demais viajantes europeus.  Ilustrada com fotos de atrativos turísticos como o Mercado Público e uma vista da cidade a partir do Lago Guaíba, a matéria “Porto Alegre, el Brasil por descobrir” destaca a formação açoriana e o fluxo de imigrantes de várias partes do mundo que a cidade recebeu a partir do século XVIII, os atuais índices de desenvolvimento econômico, os equipamentos e opções culturais e de entretenimento, a capacidade hoteleira, a vida noturna  e a gastronomia que, diz a reportagem, “revelam com clareza a diversidade cultural de Porto Alegre”.

Mercados

Durante a semana, Porto Alegre também esteve na pauta de veículos portugueses, como o Jornal de Negócios, nas versões digital e impressa, os sites Ambitur, Publituris e Portugal Digital, de informação e comunicação empresarial luso-brasileira. Atualmente, 75% dos turistas que chegam a Portugal vêm da Espanha, Itália, Reino Unido e França. A entrada dos turistas brasileiros em Portugal através do novo voo da TAP irá interferir diretamente na economia do país, principalmente pelo fato de o poder de consumo da classe média brasileira ter aumentado nos últimos anos. O mercado brasileiro é visto igualmente como importante pela Espanha.

O voo direto Lisboa – Porto Alegre – Lisboa terá quatro frequências semanais, às segundas, quartas, sábados e domingos com saídas de Porto Alegre no final do dia e pouso em Lisboa pela manhã, entre 10h e 12h. De Lisboa os voos partirão pela manhã chegando em Porto Alegre no início da noite. O tempo de viagem, em cada trecho, será de aproximadamente 10 horas.

Prefeitura de Porto Alegre

Para ler a matéria no site espanhol, clique aqui.



Categorias:TURISMO

Tags:, , ,

57 respostas

  1. Ou seja, o porto-alegrense em geral ou desconhece ou até se mantém indiferente aos problemas da cidade e portanto não sofre de baixa auto-estima, tem é uma hiper auto-estima.

    Curtir

  2. Porto Alegre tem um belíssimo Centro Histórico, especialmente nas adjacências da Praça da Alfândega. Fato.

    Essa mesma região da praça da alfândega está cheia de bates-carteira, bem como precisa de um melhor cuidado pela Prefeitura (limpeza, conservação). Fato.

    Situação do gasômetro, mirante e orla dispensam comentários. Fato.

    Somos muito amáveis entre nós mesmos e até recebemos bem o turista, mas o porto-alegrense e o gaúcho em geral nem por isso deixam de se sentir como se fossem a última e mais recheada bolacha do pacote. Fato.

    O porto-alegrense em geral não freqüenta a o gasômetro e nem o mirante, então sequer imagina o estado em que se encontram, bem como acredita que a Padre Chagas é algo exclusivíssimo de poa (nunca foram na Oscar Freire e adjacências em Sampa, Dias Ferreira e o Bairro do Leblon inteiro no Rio, região da Savassi em BH, e por aí vai) e acredita com todas as suas forças que temos o pôr-do-sol mais diferenciado do planeta. Fato.

    O que mais sobra para sermos TURISTICAMENTE especiais e relelevantes no contexto nacional e internacional, já que estamos a falar da divulgação de Poa como destino turístico para os espanhóis, tema deste post?

    Para mim é papo encerrado. Ou se encara os fatos e muda-se a realidade atual, ou Poa nunca se sustentará como destino turírtico, ndm nacional nem muito menos interncional.

    E antes de celebrarmos as futuras taxas de ocupação dos vôos da Tap, esperemos antes para verificar que a maioria esmagadora será de gaúchos indo para a Europa e na minúscula fatia restante o que se destacará serão as viagens de gringos à negócios e, não, à turismo.

    Não é tapando o sol com a peneira que venceremos a Copa do turimo em Poa. Deixemos os factóides para Dilma, Tarso, Adeli e Fortumati.

    Sem açœs, sem resultado. Mas cada um acredita na POA e no porto-alegrense que quiser ter.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: