Em protesto, remadores percorrem o Arroio Dilúvio em caiaques

Um grupo de remadores fez um protesto hoje no Arroio Dilúvio, protestando contra a poluição do arroio.

Para ler a matéria:  Zero Hora



Categorias:Meio Ambiente

Tags:, , ,

5 respostas

  1. Isso ai Rogério. Beleza é protestar pelo computadordesfazendo o que os outro tentam fazer.
    Acredito depois de ler todo teu relato que a tua casa, essa sim não polui o Rio.

    Curtir

  2. Nao e’ pra isso que estavam instalando os interceptores de esgoto ao longo do Diluvio um tempo atras?

    Curtir

  3. Caro Gilberto

    Adoro ver remadores ecológicos fazendo protestos no Dilúvio, acho fantástico olhar todos preocupados com o meio ambiente esperando que os outros façam por eles o trabalho de limpeza do arroio. Fiquei maravilhado quando duas pessoas das maiores Universidades de Porto Alegre foram até a Coréia para apreender como despoluir o Dilúvio, pois eu vou dizer o que falta e que NUNCA SERÁ FEITO para despoluir o nosso principal arroio.

    Porto Alegre adotou no início do século passado o que se chama sistema de esgotos separador absoluto, o que vem a ser isto? O esgoto pluvial (esgoto das águas das chuvas) vai para um conduto e o esgoto cloacal (esgoto dos sanitários, pias e demais) vai para outro conduto. Fantástico, é só pegar o esgoto cloacal, capturá-lo antes de chegar ao dilúvio e colocá-lo no meio do Guaíba (como é feito hoje) ou tratá-lo numa estação de tratamento de esgotos (como será feito logo). Logo depois de capturá-lo a unica água que chega no Dilúvio é da chuva.

    Fantástico, é só colocar dois emissários coletores de cloacal nas duas margens do Dilúvio, coletar o esgoto e tudo está beleza.

    Pequeno problema, os coletores as margem do Dilúvio estão já colocados há anos, os esgotos cloacais estão ligados a estes coletores, então o Arroio Dilúvio está limpo?

    NÃO! E POR QUE? Simplesmente porque grande número de casas e edifícios de Porto Alegre, estão com seus esgotos cloacais ligados no esgoto pluvial! Por que? Porque é mais barato, porque é mais cômodo, porque as pessoas estão pouco ligando para isto, e o principal, porque quem tem que fazer isto são os proprietários. Logo talvez um ou dois desses belos jovens de caiaque tem suas casas poluindo o arroio e é mais interessante fazer o protesto do que pagar a ligação correta.

    Curtir

    • Ótimo comentário Rogério. Acho que tem muita gente que não sabe disso …

      Curtir

    • Então os fiscais da Prefeitura devem recorrer prédio por prédio e tacar multas. Um mês depois voltar e, se nada foi feito, multar de novo. Sem perdão. Até chegar o dia que será mais barato cumprir a lei do que pagar as multas.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: