Publicação relata melhorias na Redenção e na Orla do Guaíba

Representantes das empresas Sinergy Novas Mídias e Pepsi entregaram ao secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, a publicação Projeto Eu Amo Porto. A obra em capa dura, com 243 páginas coloridas, apresenta as áreas adotadas e as melhorias implementadas, além dos projetos para o futuro.

“A adoção, iniciada em abril de 2008 e renovada até 2014, permitiu inúmeras ações de qualificação na orla do Guaíba e no Parque Farroupilha, com restauração e ampliação da iluminação e colocação de novos equipamentos, como a academia de ginástica pública nos dois locais”, resumiu Záchia, ressaltando a importância desse tipo de parceria no desenvolvimento qualificado de Porto Alegre.

Orla do Guaíba – A orla recebeu iluminação em mais de 700 metros, em direção à zona Sul, com 50 novos postes e 75 luminárias. No trecho, foram instalados vinte marcadores de distância com lâmpadas LED (a cada 100 metros). Os três banheiros foram totalmente reformados, assim como as três quadras poliesportivas. Foram plantados 30 jerivás (das quadras até o Anfiteatro Pôr-do-Sol), grama e flores no entorno das canchas e áreas para prática de exercícios. Quatro equipamentos “cuca-fresca” (estrutura que lança jatos de água fresca e vaporizada ao toque de um botão) refrescam os esportistas nos dias quentes; bancos e lixeiras foram instalados por toda orla. As duas áreas para contemplação foram reformadas e o Anfiteatro Por-do-Sol recebeu nova pintura.

Parque Farroupilha – Entre as melhorias executadas no Parque Farroupilha estão a instalação de um chimarródromo, a substituição de bancos e lixeiras e a restauração da Fonte Luminosa, no coração da Redenção, que ganhou nova iluminação, sustentada por 23 holofotes. Placas informativas foram distribuídas em toda área do parque, com dados de distância percorrida e informações ambientais. Os quatro playgrounds da Redenção foram reformados, assim como o ancoradouro (local de onde saem os pedalinhos). Foram restaurados 83 postes de iluminação, com alturas de quatro, oito e 15 metros. Os banheiros do Mercado do Bom Fim também receberam qualificação.

Para 2011, a orla deverá receber novos equipamentos, como bancos, floreiras e lixeiras, confeccionados em tábua ecológica (feita de resíduo plástico e orgânico) e concreto ecológico, que também leva resíduos na mistura. Para padronização dos quiosques que comercializam alimentos e bebidas na orla, os adotantes propõem a instalação de contêiners modulares, confeccionados em metal, sendo resistentes ao vandalismo e de fácil transporte. A Redenção receberá projeto para sistema de sinalização vertical, com totens em concreto e madeira de reflorestamento.

Prefeitura de Porto Alegre

_________________________

As famosas obras da PEPSI…. somente melhorias paliativas, superficiais … uma qualificação geral ainda é urgente !



Categorias:ORLA

Tags:, , , ,

7 respostas

  1. Não adianta fazer uns remendos e deixar largado para virar esconderijo de assaltantes, vândalos e usuários de drogas em geral, tem que haver algum zelo por parte do poder público, como é um espaço público, ou então mediante renúncia fiscal delegar a uma empresa como a Rudder que faça a segurança patrimonial da área e reprima quem vá ao local visando a prática de crimes.

    Curtir

  2. A Pepsi não tem culpa, ao menos fez algo, pior é a prefeitura que não faz nada.

    A Pepsi não é dona de nada, e se for fazer uma grande obra por la, tenho certeza que vocês sabem quem vão xiar.

    Curtir

  3. Daqui a pouco (ainda pela manhã) tá saindo o post ESPECIAL 3, sobre a Orla. Quem quiser me ajudar e mandar umas fotos de orlas lacustres e fluviais interessantes, ajeitadas, pode mandar…. (de qualquer lugar do mundo).

    Curtir

  4. “As famosas obras da PEPSI…. somente melhorias paliativas, superficiais … uma qualificação geral ainda é urgente !” [2]

    A Pepsi melhorou bastante o marinha e agora está melhorando a redenção, mas realmente é preciso muito mais. E isso é responsabilidade da prefeitura!

    As calçadas ainda são péssimas, a limpeza é precária, as fontes e os espelhos d’água estão sempre sujos, os bancos são ruins…

    Curtir

  5. Aham, e esse pouco que a Pepsi faz já tem gente que chama de privatização. Esse pessoal gosta é de lixo mesmo…

    Curtir

  6. A culpa por as melhorias se resumirem a isso nao é da Pepsi.
    É que isso é máximo que dá pra fazer sem com que se invada o limite do que é PROIBIDO fazer em nossa orla intocável: praticamente tudo é proibido.
    E se algum investidor comete a audácia de querer fazer algo mais na orla, corre o risco de ir pra fogueira.

    Curtir

  7. As famosas obras da PEPSI…. somente melhorias paliativas, superficiais … uma qualificação geral ainda é urgente !

    Não preciso dizer nada. =)

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: