Porto Alegre ganhará Instituto do Cérebro

Obras no campus da PUCRS deverão estar concluídas até o mês de agosto Crédito: TARSILA PEREIRA

O Estado ganhará, até novembro, o primeiro centro especializado em diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao cérebro. As obras físicas do Instituto do Cérebro, localizado no campus da PUCRS, devem ser concluídas até agosto. O atendimento prioritário será para o SUS.

De acordo com o diretor do Instituto, Jaderson Costa da Costa, o centro representará um momento histórico em relação aos problemas neurológicos. “Trata-se de uma quebra de paradigma no diagnóstico e investigação de doenças neurológicas”, garantiu.

O Centro de Imagem Molecular do Instituto do Cérebro será o primeiro do Estado a trabalhar com um equipamento de ressonância magnética conhecido como 3 Tesla. “O maior benefício para o paciente é que poderemos encontrar um tratamento mais adequado para diversas doenças”, salientou. Haverá ainda laboratórios de radiofarmácia.

Para Costa, existe uma demanda reprimida no RS e ainda não há uma estimativa de quantas pessoas poderão ser beneficiadas pelo instituto. “Com certeza, o envelhecimento da população representará um grande contingente de pacientes”, disse. Entre os problemas que poderão ter novas possibilidades de tratamento estão o mal de Alzheimer, Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, além de AVC, sequelas neurológicas e Epilepsia.

Correio do Povo



Categorias:Saúde

Tags:,

2 respostas

  1. so tenho agradecer pessoas empenhada a ajudar o proximo
    principalmente o Dr° JADERSON COSTA COSTA que se empenhou na realizacao deste maravilhoso projeto. obrigado desde ja CLAUDIA E CLEDIMAR CTBA PR.

    Curtir

  2. “Porto Alegre ganhará Instituto do Cérebro”.

    Era exatamente o que estávamos precisando. Chegou em boa hora. hehe

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: