Prefeitura apresenta à Caixa cronograma das obras da Copa 2014

Prefeito participou de videoconferência com técnicos do Ministério das Cidades

Desde o ano passado ocorrem mensalmente reuniões entre o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Porto Alegre e representantes do Ministério das Cidades e Casa Civil com objetivo de serem examinados todos os contratos de financiamento da obras de mobilidade urbana para Copa de 2014. Na apresentação desta sexta-feira, 10, esteve também presente o prefeito José Fortunati que confirmou os cronogramas acertados no GGI no dia 15 de abril.

Todos os encaminhamentos serão enviados na segunda-feira, 13,  para o Grupo Executivo da Copa que, com o o Ministério dos Esportes, acompanha os trabalhos em Brasília. Para maior transparência e instantaneidade nas informações, as reuniões são transmitidas por videoconferência para os técnicos do Ministério das Cidades em Brasília.

Conforme o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio, nestes encontros são identificados os problemas e as dificuldades de cada projeto de engenharia, pois todos são muito complexos. Também são definidos encaminhamentos conforme as demandas identificadas.

 

CRONOGRAMA:

Cronograma das obras de mobilidade urbana para Copa de 2014

 1. Avenida Tronco 

Descrição do Projeto

Duplicação da via (Extensão: 4,65km / Largura: 32,00m);

Alargamento de vias transversais;

Implantação de rótulas;

Implantação de ciclovia;

Implantação de corredor de ônibus c/ 9 estações-padrão;

Tratamento paisagístico nos passeios e canteiro central.

Financiamento:

R$ 78.485.901,16  + contrapartida do município: R$ 4.115.789,47

Cronograma: Smov está analisando o projeto geométrico e o Ciergs está fazendo os projetos solicitados.

Paralelamente, o Ciergs está fazendo os projetos complementares para posterior análise da Smov.

Projeto Básico: Em elaboração (Entrega na CEF: 29/07/2011);

Licitação da Obra: set/2011;

Início da obra: março/2012;

Fim da obra: set/2013.

2. Terceira Perimetral

Descrição do Projeto

Viaduto no cruzamento c/ a Avenida Bento Gonçalves;

Trincheira no cruzamento c/ a Rua Anita Garibaldi;

Viaduto no cruzamento c/ a Avenida Plínio Brasil Milano;

Trincheira no cruzamento c/ a Avenida Cristóvão Colombo;

Trincheira no cruzamento c/ a Avenida Farrapos.

Financiamento:

R$ 96.600.000,00 + contrapartida do município: R$ 25.800.000,00

Cronograma: Diretrizes para os licenciamentos ambientais e para os projetos básicos das cinco obras-dearte especiais (OAE) já foram emitidas. Levantamentos topográficos das cinco OAE concluídas. Projetos

geométricos das trincheiras da avenida Cristóvão Colombo e da rua Anita Garibaldi concluídos. Projeto

geométrico da trincheira da avenida Farrapos e dos viadutos das avenidas Plínio Brasil Milano e Bento

Gonçalves em elaboração.

Projeto Básico: Em elaboração (Entrega na CEF: set/2011);

Licitação da Obra: out/2011;

Início da obra: fev/2012;

Fim da obra: dez/2013.

3. Padre. Cacique e Edvaldo P. Paiva

Descrição do Projeto

Corredor da Avenida Edvaldo Pereira Paiva:

Duplicação dos Trechos 3 e 4;

Implantação de Viaduto no Trecho 3;  Corredor da Avenida Padre Cacique:

Implantação de corredor de ônibus c/ Estações-Padrão;

Financiamento:

R$ 78.200.000,00 + contrapartida do Município: R$ 4.715.789,47

Cronograma: Diretrizes para o licenciamento ambiental emitidas. Levantamento topográfico e projetos

geométricos concluídos. Projetos complementares em fase de contratação.  Relatório de Impacto

Ambiental em fase de contratação.

Projeto Básico: Em elaboração (Entrega na CEF: set/2011);

Licitação da Obra: out/2011;

Início da Obra: março/2012;

Fim da obra: set/2013.

4. Rua Voluntários da Pátria 

Descrição do Projeto

Duplicação da via: 3,50km (Trecho Av. Sertório  Rua da Conceição);

Implantação de faixa exclusiva de ônibus;

Implantação de oito Estações-Padrão;

Implantação de Terminal de Passageiros;

Implantação de ciclovia;

Tratamento paisagístico do canteiro central.

Financiamento:

R$ 24.000.000,00 + Contrapartida do município: R$ 6.000.000,00

Cronograma: O Ciergs finalizou o levantamento topográfico e Plano Funcional com adequações

acordadas com o Compahc. O Levantamento Cartorial estará pronto no final de jun/2011. O projeto

geométrico será entregue pelo Ciergs à prefeitura em agosto/2011.

Projeto Básico: Em elaboração (Entrega na CEF: out/2011);

Licitação da Obra: nov/2011;

Início da Obra: abril/2012;

Fim da Obra: out/2013.

5. Avenida Severo Dullius

Descrição do Projeto

Prolongamento duplicado  Extensão: 2,80km  Gabarito: 47,00m;

Implantação de rótula;

Implantação de duas pontes;

Obra hídrica: canalização de dois arroios;

Implantação de ciclovia.

Financiamento:

R$ 21.600.000,00 + Contrapartida Municipal: R$ 2.400.000,00

Cronograma: Diretrizes para o licenciamento ambiental e para o projeto básico do primeiro trecho do

prolongamento da avenida emitidas. Levantamento topográfico em elaboração. Relatório de Impacto

Ambiental em fase de contratação.  Projeto Básico: Em elaboração (Entrega na CEF: nov/2011);

Licitação da Obra: dez/2011;

Início da Obra: abril/2012;

Fim da Obra: out/2013.

6. Complexo da Rodoviária

Descrição do Projeto

Implantação de Viaduto;

Implantação de Estação de ônibus

Financiamento:

R$ 19.000.000,00 + Contrapartida Municipal: R$ 2.000.000,00

Cronograma: O Ciergs está finalizando o levantamento topográfico de campo e elaborando o Plano

Funcional para porterior análise da EPTC.

Projeto Básico: Em elaboração (Entega na CEF: out/2011);

Licitação da Obra: nov/2011;

Início da Obra: março/2012;

Fim da Obra: out/2013.

7. BRT: Avenida Protásio Alves (11 Estações)

Descrição do Projeto

Implantação de corredor BRT na Avenida Protásio Alves ;

9,40km de corredor em placa de concreto;

Implantação de 11 Estações padrão BRT;

Implantação de Terminal de Ônibus.

Financiamento:

R$ 53.000.000,00 + Contrapartida Municipal: R$ 2.789.473,68

Cronograma

Projeto Básico: Em elaboração (Conclusão: out/2011);

Licitação da Obra: nov/2011;

Início da Obra: março/2012;

Fim da Obra: out/2013.

8. BRT: Avenida Assis Brasil (7 Estações) 

Descrição do Projeto

Implantação de corredor BRT na Avenida Assis Brasil ;

4,40km de corredor em placa de concreto;

Implantação de 7 Estações padrão BRT;

Financiamento:

R$ 28.000.000,00 + contrapartida Municipal: R$ 1.473.684,21

Cronograma

Projeto Básico: Em elaboração (Conclusão: 07.10.2011);   Licitação da Obra: nov/2011;

Início da Obra: março/2012;

Fim da Obra: jun/2013.

9. BRT: Avenida Bento Gonçalves / Terminal Antônio Carvalho  

Descrição do Projeto

Implantação de corredor BRT na Avenida Bento Gonçalves ;

6,50km de corredor em placa de concreto;

Implantação de 12 Estações padrão BRT;

Readequação do Terminal de ônibus Antônio de Carvalho;

Financiamento:

R$ 23.000.000,00 + R$ 1.210.526,32

Cronograma

Projeto Básico: Em elaboração (Conclusão: out/2011);

Licitação da Obra: nov/2011;

Início da Obra: março/2012;

Fim da Obra: junho/2013.

10. Monitoramento dos 3 Corredores

Descrição do Projeto

Monitoramento Operacional do Corredor da 3ª Perimetral;

Monitoramento Operacional do Corredor da Av. Tronco;

Monitoramento Operacional do Corredor da Av. Padre Cacique.

Financiamento:

R$ 13.000.000,00 + contrapartida Municipal: R$ 721.052,62

Cronograma

Projeto Básico: Em elaboração (nov/2011);

Licitação da Obra: dez/2011;

Início da Obra: abril/2012;

Fim da obra: dez/2013.

 

Informações exclusivas site da Prefeitura de Porto Alegre


			


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17 respostas

  1. Esse viaduto (mais um) da região da rodoviária é um absurdo. Espero que sejam mais inteligente do que isso para resolver o problema do “X” da rodoviária.

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  2. “esse será o legado ? algumas duplicações e 3 corredores de ônibus que já deviam estar prontas há 20 anos .. ?”

    Perfeito. Se não houvesse Copa estaríamos condenados a mofar nos congestionamentos? Estas obras de mobilidade urbana devem ser feitas independentemente do Mundial. Enquanto isso, a revitalização da orla, como a Marina Pública ou a execução de ciclovias, calçadão e demais equipamentos, estão a ver navios…

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  3. Minha aposta continua de pé. A Tronco, anunciada como principal obra pra Copa, não vai sair do papel.
    A Edvaldo pereira Paiva tá travada. Fizeram uma picada no meio do Marinha do Brasil e abandonaram a obra.
    A Severo Dullius…bem…sequer conseguem remover 30% das Vilas Dique e Nazaré.
    Corredor da pe Cacique? Não faz o menor sentido, sem a duplicação da Edvaldo.
    Ciclovia na Volunta? Pra quem? Vai se transformar em biscateirovia. Tá toda tomada pelos catadores de lixo e seus “meios de transporte”.
    Vejam que faz quase um ano que estão alisando 100 metrinhos do túnel da Conceição. O Troço nunca fica pronto.

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