Prefeito participou de videoconferência com técnicos do Ministério das Cidades
Desde o ano passado ocorrem mensalmente reuniões entre o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Porto Alegre e representantes do Ministério das Cidades e Casa Civil com objetivo de serem examinados todos os contratos de financiamento da obras de mobilidade urbana para Copa de 2014. Na apresentação desta sexta-feira, 10, esteve também presente o prefeito José Fortunati que confirmou os cronogramas acertados no GGI no dia 15 de abril.
Todos os encaminhamentos serão enviados na segunda-feira, 13, para o Grupo Executivo da Copa que, com o o Ministério dos Esportes, acompanha os trabalhos em Brasília. Para maior transparência e instantaneidade nas informações, as reuniões são transmitidas por videoconferência para os técnicos do Ministério das Cidades em Brasília.
Conforme o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio, nestes encontros são identificados os problemas e as dificuldades de cada projeto de engenharia, pois todos são muito complexos. Também são definidos encaminhamentos conforme as demandas identificadas.
CRONOGRAMA:
Cronograma das obras de mobilidade urbana para Copa de 2014
1. Avenida Tronco
Descrição do Projeto
Duplicação da via (Extensão: 4,65km / Largura: 32,00m);
Alargamento de vias transversais;
Implantação de rótulas;
Implantação de ciclovia;
Implantação de corredor de ônibus c/ 9 estações-padrão;
Tratamento paisagístico nos passeios e canteiro central.
Financiamento:
R$ 78.485.901,16 + contrapartida do município: R$ 4.115.789,47
Cronograma: Smov está analisando o projeto geométrico e o Ciergs está fazendo os projetos solicitados.
Paralelamente, o Ciergs está fazendo os projetos complementares para posterior análise da Smov.
Projeto Básico: Em elaboração (Entrega na CEF: 29/07/2011);
Licitação da Obra: set/2011;
Início da obra: março/2012;
Fim da obra: set/2013.
2. Terceira Perimetral
Descrição do Projeto
Viaduto no cruzamento c/ a Avenida Bento Gonçalves;
Trincheira no cruzamento c/ a Rua Anita Garibaldi;
Viaduto no cruzamento c/ a Avenida Plínio Brasil Milano;
Trincheira no cruzamento c/ a Avenida Cristóvão Colombo;
Trincheira no cruzamento c/ a Avenida Farrapos.
Financiamento:
R$ 96.600.000,00 + contrapartida do município: R$ 25.800.000,00
Cronograma: Diretrizes para os licenciamentos ambientais e para os projetos básicos das cinco obras-dearte especiais (OAE) já foram emitidas. Levantamentos topográficos das cinco OAE concluídas. Projetos
geométricos das trincheiras da avenida Cristóvão Colombo e da rua Anita Garibaldi concluídos. Projeto
geométrico da trincheira da avenida Farrapos e dos viadutos das avenidas Plínio Brasil Milano e Bento
Gonçalves em elaboração.
Projeto Básico: Em elaboração (Entrega na CEF: set/2011);
Licitação da Obra: out/2011;
Início da obra: fev/2012;
Fim da obra: dez/2013.
3. Padre. Cacique e Edvaldo P. Paiva
Descrição do Projeto
Corredor da Avenida Edvaldo Pereira Paiva:
Duplicação dos Trechos 3 e 4;
Implantação de Viaduto no Trecho 3; Corredor da Avenida Padre Cacique:
Implantação de corredor de ônibus c/ Estações-Padrão;
Financiamento:
R$ 78.200.000,00 + contrapartida do Município: R$ 4.715.789,47
Cronograma: Diretrizes para o licenciamento ambiental emitidas. Levantamento topográfico e projetos
geométricos concluídos. Projetos complementares em fase de contratação. Relatório de Impacto
Ambiental em fase de contratação.
Projeto Básico: Em elaboração (Entrega na CEF: set/2011);
Licitação da Obra: out/2011;
Início da Obra: março/2012;
Fim da obra: set/2013.
4. Rua Voluntários da Pátria
Descrição do Projeto
Duplicação da via: 3,50km (Trecho Av. Sertório Rua da Conceição);
Implantação de faixa exclusiva de ônibus;
Implantação de oito Estações-Padrão;
Implantação de Terminal de Passageiros;
Implantação de ciclovia;
Tratamento paisagístico do canteiro central.
Financiamento:
R$ 24.000.000,00 + Contrapartida do município: R$ 6.000.000,00
Cronograma: O Ciergs finalizou o levantamento topográfico e Plano Funcional com adequações
acordadas com o Compahc. O Levantamento Cartorial estará pronto no final de jun/2011. O projeto
geométrico será entregue pelo Ciergs à prefeitura em agosto/2011.
Projeto Básico: Em elaboração (Entrega na CEF: out/2011);
Licitação da Obra: nov/2011;
Início da Obra: abril/2012;
Fim da Obra: out/2013.
5. Avenida Severo Dullius
Descrição do Projeto
Prolongamento duplicado Extensão: 2,80km Gabarito: 47,00m;
Implantação de rótula;
Implantação de duas pontes;
Obra hídrica: canalização de dois arroios;
Implantação de ciclovia.
Financiamento:
R$ 21.600.000,00 + Contrapartida Municipal: R$ 2.400.000,00
Cronograma: Diretrizes para o licenciamento ambiental e para o projeto básico do primeiro trecho do
prolongamento da avenida emitidas. Levantamento topográfico em elaboração. Relatório de Impacto
Ambiental em fase de contratação. Projeto Básico: Em elaboração (Entrega na CEF: nov/2011);
Licitação da Obra: dez/2011;
Início da Obra: abril/2012;
Fim da Obra: out/2013.
6. Complexo da Rodoviária
Descrição do Projeto
Implantação de Viaduto;
Implantação de Estação de ônibus
Financiamento:
R$ 19.000.000,00 + Contrapartida Municipal: R$ 2.000.000,00
Cronograma: O Ciergs está finalizando o levantamento topográfico de campo e elaborando o Plano
Funcional para porterior análise da EPTC.
Projeto Básico: Em elaboração (Entega na CEF: out/2011);
Licitação da Obra: nov/2011;
Início da Obra: março/2012;
Fim da Obra: out/2013.
7. BRT: Avenida Protásio Alves (11 Estações)
Descrição do Projeto
Implantação de corredor BRT na Avenida Protásio Alves ;
9,40km de corredor em placa de concreto;
Implantação de 11 Estações padrão BRT;
Implantação de Terminal de Ônibus.
Financiamento:
R$ 53.000.000,00 + Contrapartida Municipal: R$ 2.789.473,68
Cronograma
Projeto Básico: Em elaboração (Conclusão: out/2011);
Licitação da Obra: nov/2011;
Início da Obra: março/2012;
Fim da Obra: out/2013.
8. BRT: Avenida Assis Brasil (7 Estações)
Descrição do Projeto
Implantação de corredor BRT na Avenida Assis Brasil ;
4,40km de corredor em placa de concreto;
Implantação de 7 Estações padrão BRT;
Financiamento:
R$ 28.000.000,00 + contrapartida Municipal: R$ 1.473.684,21
Cronograma
Projeto Básico: Em elaboração (Conclusão: 07.10.2011); Licitação da Obra: nov/2011;
Início da Obra: março/2012;
Fim da Obra: jun/2013.
9. BRT: Avenida Bento Gonçalves / Terminal Antônio Carvalho
Descrição do Projeto
Implantação de corredor BRT na Avenida Bento Gonçalves ;
6,50km de corredor em placa de concreto;
Implantação de 12 Estações padrão BRT;
Readequação do Terminal de ônibus Antônio de Carvalho;
Financiamento:
R$ 23.000.000,00 + R$ 1.210.526,32
Cronograma
Projeto Básico: Em elaboração (Conclusão: out/2011);
Licitação da Obra: nov/2011;
Início da Obra: março/2012;
Fim da Obra: junho/2013.
10. Monitoramento dos 3 Corredores
Descrição do Projeto
Monitoramento Operacional do Corredor da 3ª Perimetral;
Monitoramento Operacional do Corredor da Av. Tronco;
Monitoramento Operacional do Corredor da Av. Padre Cacique.
Financiamento:
R$ 13.000.000,00 + contrapartida Municipal: R$ 721.052,62
Cronograma
Projeto Básico: Em elaboração (nov/2011);
Licitação da Obra: dez/2011;
Início da Obra: abril/2012;
Fim da obra: dez/2013.
Informações exclusivas site da Prefeitura de Porto Alegre
Categorias:COPA 2014
Esse viaduto (mais um) da região da rodoviária é um absurdo. Espero que sejam mais inteligente do que isso para resolver o problema do “X” da rodoviária.
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“esse será o legado ? algumas duplicações e 3 corredores de ônibus que já deviam estar prontas há 20 anos .. ?”
Perfeito. Se não houvesse Copa estaríamos condenados a mofar nos congestionamentos? Estas obras de mobilidade urbana devem ser feitas independentemente do Mundial. Enquanto isso, a revitalização da orla, como a Marina Pública ou a execução de ciclovias, calçadão e demais equipamentos, estão a ver navios…
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Minha aposta continua de pé. A Tronco, anunciada como principal obra pra Copa, não vai sair do papel.
A Edvaldo pereira Paiva tá travada. Fizeram uma picada no meio do Marinha do Brasil e abandonaram a obra.
A Severo Dullius…bem…sequer conseguem remover 30% das Vilas Dique e Nazaré.
Corredor da pe Cacique? Não faz o menor sentido, sem a duplicação da Edvaldo.
Ciclovia na Volunta? Pra quem? Vai se transformar em biscateirovia. Tá toda tomada pelos catadores de lixo e seus “meios de transporte”.
Vejam que faz quase um ano que estão alisando 100 metrinhos do túnel da Conceição. O Troço nunca fica pronto.
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João, da onde vêm essa informação? Me parece muito idiota fazer um sistema BRT sem pagamento antecipado. Mais ainda, o cúmulo da idiotice.
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Não faz muito tempo, deram a desculpa que as obras não haviam começado por que não queriam deixar a cidade inteira em obras e causar transtornos. E agora? Querem fazer tudo em dois anos! Desejo que tudo seja feito, e BEM feito… mas estamos no Brasil, não na China.
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Todas as obras prontas até dez/2013? Estamos na China ou no Brasil?
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Tenho o prazer de informar que o Cais do Porto sairá, e serão os arquitetos espanhóis.
Fonte: alguma empresa de engenharia próximo a av Ipiranga. 🙂
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Pelo menos isso.
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esse será o legado ? algumas duplicações e 3 corredores de ônibus que já deviam estar prontas há 20 anos .. ?
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Nosso futuro são coisas do passado.
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To me divertindo.
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Tomara que as paradas do BRT não sejam tão medíocres qto às q temos no momento… sem falar no sofrimento que é em dias de chuva e vento!
Porem, nao haverá pagamento antecipado de passagem, ou seja, nos horarios de pico os onibus ficaram por longos minutos PARADOS esperando q todos entrem e usem seu cartão.
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Se não tem pagamento de passagem antecipada, não é BRT.
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Exatamente. Será um BRT fake em Porto Alegre, ou um BST (Bus SLOW Transit) hehehehe
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“Estações padrão BRT;”
Esse é o ponto chave da implanteção de um sistema como este. É aqui que ocorre o grande diferencial entre o sistema e o ônibus comum.
Alguma previsão?
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Não vai sair nem metade do cronograma.
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Barbaridade, tudo com um ano como tempo de realização das obras! E as obras NUNCA ficam prontas no prazo… MEDO.
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