Prefeituras buscam área para aeroporto

Terreno entre Nova Santa Rita e Portão deve ser área de utilidade pública

A s prefeituras de Nova Santa Rita e Portão, na região Metropolitana de Porto Alegre, deverão abrir nos próximos dias o processo administrativo para identificar as áreas em que poderá ser construído o Aeroporto 20 de Setembro. Ontem, representantes dos dois municípios debateram o tema com o diretor do Departamento Aeroportuário (DAP), da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Roberto Carvalho Neto. Na quarta-feira, a Seinfra recebeu o aval do ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira, para dar início aos estudos técnicos.

O projeto prevê a ocupação de uma área de 1,6 mil hectares, na divisa entre Nova Santa Rita e Portão. As duas prefeituras já se comprometeram a decretar a área de utilidade pública. “Um Estado como o nosso, que tem a pretensão de ser a capital cultural e econômica do Mercosul, tem que ter uma estrutura aeroportuária moderna e robusta, para, estrategicamente, ocupar esse espaço”, defendeu o prefeito de Nova Santa Rita, Francisco Antônio Brandão.

Na próxima semana, uma equipe do Departamento Aeroportuário deverá visitar os dois municípios. Um dos pontos ainda indefinidos é a construção e administração do terminal que poderá ser construído. Uma das possibilidades é de que a obra e gestão contem com parceiros privados. “Havendo recurso público, ótimo. Não havendo, não podemos condenar uma ou duas gerações a esperar que as coisas aconteçam com dinheiro público”, observou Brandão.

Não há prazo para a execução das obras, mas o prefeito de Nova Santa Rita está otimista. “Temos ainda uma longa caminhada, mas as coisas estão bem encaminhadas”, afirmou Francisco Antônio Brandão.

Correio do Povo



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro, aeroportos brasileiros

%d blogueiros gostam disto: