Prefeito vistoria obras na Praça da Alfândega nesta terça-feira

Visita do prefeito e secretários acontece às 14h30 Foto: Luciano Lanes/PMPAVisita do prefeito e secretários acontece às 14h30 Foto: Luciano Lanes/PMPA

Para verificar o andamento dos trabalhos de restauração da Praça da Alfândega, no Centro Histórico, o prefeito José Fortunati fará uma visita ao canteiro de obras nesta terça-feira, 14, às 14h30. A vistoria será acompanhada pelo procurador-geral do município João Batista Figueira, e os secretários municipais de Obras, Cássio Trogildo, Fazenda, Urbano Schmitt, Cultura, Sérgius Gonzaga, e Meio Ambiente, Luiz Fernando Zachia. Também participa a arquiteta Dóris Oliveira, do Projeto Monumenta.

Parte interna deve ser concluída até a Feira do Livro Foto: Luciano Lanes/PMPA

A Praça está sendo restaurada para resgatar seu aspecto original, tornando a área segura e com acessibilidade universal. O cronograma ajustado para finalizar as obras está sendo cumprido, aproveitando o clima favorável às intervenções. O objetivo é que a parte interna da praça esteja pronta até a Feira do Livro deste ano.

Praça da Alfândega – A área é uma das mais tradicionais da Capital, localizada no Centro Histórico. Após as obras, voltará ao desenho original concebido em 1924 – com outro traçado, vegetação mais baixa e maior iluminação natural. A ação, de preservação e recuperação histórica, envolve a memória cultural, com escavações arqueológicas e recuperação de pedras e materiais antigos, além do cuidado com as questões ambientais.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Revitalização do centro

Tags:,

11 respostas

  1. ^^ concordo com vc Geovane….Precisam de mais de 2 anos para reestruturarem uma praca!?!?!

    Nesse ritm,o sabem em que Copa vao conseguir deixar as ruas da Ladeira, Rua da Praia, Otavio Rocha, Pca Matriz… prontas???…hummmm…: a de 2054!!

    Curtir

  2. Parece que em dois anos de obra nada foi feito.

    Curtir

  3. muito melhor assim!

    As praças de Porto Alegre se parecem muito mais com bosques ou mata fechada. O resultado: quem se arrisca a frequentá-las???

    Hoje mesmo, apesar de fazer Sol e temperatura agradável, a Praça Garibaldi estava deserta. Todas as manhãs passo por aquelas praças no entorno do Millenium Flat e há lixo por toda a parte, alguns mendigos dormindo e outros que inclusive improvisam até uma fogueira (Praça Estado de Santa Catarina).

    Curtir

    • isto é características das praças do Brasil. Nos países de colonização espanhola é muito mais comum no centro das cidades das enormes plazas onde tem poucas árvores e se pode ver os prédios públicos em volta. Deveria-se pelo menos levanter MUITO as copas das árvores!

      exemplos:

      Curtir

    • Eu particularmente gosto da arborização, mas deve ser algo leve e não o matagal que costumamos fazer aqui.

      Curtir

  4. Se o local ficar parecido com o que era decadas atras (foto no post abaixo) vai ser um espetaculo. https://portoimagem.wordpress.com/2009/01/23/praca-da-alfandega-de-volta-as-origens/

    Curtir

  5. Vi que estão reabrindo a rua que passava no meio da praça da Alfândega, alguém sabe se a prefeitura vai restaurar o tráfego de veículos ali ou usar a área como estacionamento?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: