Obras na Praça da Alfândega em ritmo acelerado

A Feira do Livro de Porto Alegre terá como cenário uma Praça da Alfândega renovada. O avanço nas obras de restauração no Centro Histórico foi conferido na tarde desta terça-feira, 14, pelo prefeito José Fortunati e pelos secretários municipais. O cronograma das intervenções está ajustado para que a parte interna da praça esteja pronta para receber o evento em outubro.

Obra resgata o desenho original concebido em 1924. Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

O investimento resgatará o desenho original da praça concebido em 1924, incluindo o traçado, vegetação mais baixa e maior iluminação natural, além de agregar acessibilidade universal. O prefeito afirmou que o projeto aperfeiçoará um dos lugares mais caros aos porto-alegrenses. “A prefeitura está investindo R$ 3 milhões para devolver aos cidadãos uma área revitalizada, num amplo e complexo trabalho de criação de infraestrutura e de resgate histórico”, enfatizou Fortunati. 

Parte interna da praça estará pronta para realização da Feira do Livro. Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

Atualmente, os trabalhos incluem instalação de paralelepípedos no prolongamento da avenida Sepúlveda até a avenida Siqueira Campos, escavações para novos dutos da rede elétrica para iluminação da praça, recuperação e pintura das grades nos canteiros e intervenções da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Smam) na vegetação. Após a liberação do interior no final do segundo semestre, a obra segue no entorno com a aplicação de pedras portuguesas nos passeios.

A ação, de preservação e recuperação histórica, envolve a memória cultural, com escavações arqueológicas e recuperação de pedras e materiais antigos, além do cuidado com as questões ambientais. A vistoria foi acompanhada pelo procurador-geral do município João Batista Figueira, pelos os secretários municipais de Obras, Cássio Trogildo, da Fazenda, Urbano Schmitt, da Cultura, Sérgius Gonzaga, do Meio Ambiente, Luiz Fernando Zachia, e da Administração, Sonia Vaz Pinto. Também participou a arquiteta Dóris Oliveira, do Projeto Monumenta.

Obras da Praça da Alfândega. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Prefeitura de Porto Alegre –  14/06/2011   15:48:13


Categorias:Parques da Cidade, Revitalização do centro

Tags:

5 respostas

  1. Que administração ridícula. Sem comentários. Não aguento mais ver a cara do Fortunati inaugurando até banheiro público. Afinal de contas….qual é a obra que estão fazendo pra demorar tanto tempo?
    É o fim dos tempos! Quanta incompetência, quanta desídia, quanta leniência.

    Curtir

  2. Sobre o poste da pista..

    Essa pista é uma das mais famosas do Brasil,e muito bem falada, alias, Porto Alegre quando eu era mais do skate, lembro que tava seeempre nos videos de skate que tinham pra vender ou passavam nos acnais de esportes…

    Até a praça da Benjamin que nem é pista, mas que meio que virou uma tava sempre la.

    Curtir

  3. “ritmo acelerado” e “praça da alfândega” na mesma frase soou estranho.

    Curtir

  4. Coisas simples atraem grande eventos para a cidade.

    A pista de skate do IAPI vai ser palco de mais um evento importante.

    http://www.redbull.com.br/cs/Satellite/pt_BR/Article/RED-BULL-MANNY-MANIA-ELEGE-REPRESENTANTE-021243026926738

    Abs

    Curtir

  5. Ou seja, a praça que era pra estar pronta em outubro do ano passado vai estar, na melhor das hipóteses, cercada de tapumes de novo, dessa vez não para afastar as pessoas do interior, mas o contrário.
    E, mais uma vez, vão insistir na bobagem de realizar a feira do livro num precário canteiro de obras por “tradição”. Gilberto, eu to com preguiça de procurar meu comentário sobre o mesmo assunto feito há um ano atrás em um post do blog sobre o mesmo tema, talvez até na mesma época. Quem sabe enquanto tu adapta o site já não encontra ele, copia de novo pra cá e assim podemos voltar pro círculo vicioso porto alegrense, em que todos os anos se discutem as mesmas coisas e nada anda pra frente e nenhuma mudança é admitida.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: