Semana é decisiva para obras do Beira-Rio, aeroporto e mobilidade
Nesta semana, o Internacional deve anunciar a data da assinatura do contrato de parceria com a empreiteira Andrade Gutierrez para a reforma do Beira-Rio. Além deste, há outros dois projetos fundamentais para receber a Copa do Mundo em Porto Alegre que estão chegando ao momento decisivo: a ampliação do aeroporto Salgado Filho e a duplicação da avenida Tronco, de acesso ao estádio colorado.
No caso do Beira-Rio, desde janeiro o clube está envolvido na troca do modelo de custeamento desta obra, e espera retomar os trabalhos, a todo o vapor, após a formalização da parceria com a Andrade Gutierrez. A data para a assinatura do contrato estava prevista inicialmente para o dia 16 de junho, mas ainda não há confirmação por parte do clube.
Assinados os papéis, a construtora terá a missão de deixar o estádio pronto em tempo para a Copa das Confederações. Em troca, vai explorar novas áreas comerciais que serão construídas no Beira-Rio (o clube mantém as atuais receitas).
Aeroporto e obra viária
Aguardada há dez anos, a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho também vive a fase final de definições. O Exército está finalizando o projeto que prevê a extensão da pista de 2.280 metros para 3.200 metros. As obras deveriam ter começado no primeiro semestre deste ano, mas alterações no projeto adiaram o início dos trabalhos.
Agora, a Infraero prevê o começo da reforma no início de 2012. Com a ampliação, Porto Alegre poderá receber aviões de carga e de passageiros com carga máxima, o que deve baratear os fretes áereos.
Em 29 de julho, a prefeitura deve receber o projeto de duplicação da Avenida Tronco, na zona sul da capital gaúcha. A pista está próxima ao estádio Beira-Rio e vai representar uma nova ligação entre o entorno do complexo colorado com as demais regiões da cidade. O final da obra está previsto para setembro de 2013.
Entre as obras de mobilidade da cidade previstas para a Copa, a duplicação da avenida é a que terá maior impacto e deixará maior legado para a cidade. A um custo estimado em R$ 78,4 milhões, serão pavimentados 4,6 km entre as avenidas Carlos Barbosa e Icaraí, incluindo corredor de ônibus. Cerca de 1,8 mil famílias serão removidas da Vila Cruzeiro para dar espaço à duplicação.
Categorias:COPA 2014
Faça seu comentário aqui: