Ampliação da pista do aeroporto de Porto Alegre é adiada para 2012. Pista será elevada em 5 metros

Elevação da cabeceira exigirá novos estudos. Obras devem começar ainda no primeiro semestre

O prolongamento da pista do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi adiado mais uma vez. Agora, os trabalhos devem começar somente no ano que vem, segundo estimativa da Infraero, que previa o início da obras para o primeiro semestre de 2011.

Considerado como uma das obras mais importantes para o transporte de cargas no Rio Grande do Sul e estratégico para a Copa de 2014, o projeto ainda não foi liberado pelo Exército, responsável pelo estudo a pedido da Infraero.

Área do seroporto Salgado Filho: rampa para evitar desapropriação do BIG Sertório. Imagem: Google Earth

Sem o projeto, a estatal fica impedida de lançar a licitação para a reforma. O atraso, conforme o superintendente da Infraero na região Sul, Carlos Alberto da Silva Souza, foi causado por uma mudança no projeto. A Infraero optou por elevar uma das cabeceiras da pista para evitar a retirada dos obstáculos em torno do terreno do aeroporto, como um hipermercado localizado na avenida Sertório, inaugurado em outubro de 1990.

“Com o projeto do jeito que estava, precisaríamos remover o estabelecimento. Como o impacto seria muito grande, concluímos que seria melhor refazer o plano, para não precisarmos pagar a indenização pelo lucro cessante e mais o valor do bem”, explica Souza. A solução encontrada foi aumentar a elevação da cabeceira da pista em 5 metros. Hoje, a pista já é inclinada em 3,95m entre o ponto mais alto e o mais baixo.

Com a mudança, essa diferença vai passar para 8,95 metros. Isso significa que o novo trecho da pista, de 920 metros, será uma espécie de rampa sutil. De acordo com a Infraero, será difícil perceber a inclinação, já que a terra e a grama nas laterais da pista irão acompanhar o aumento de altura do terreno. A intervenção será realizada apenas na ponta próxima da avenida Sertório.

O projeto deve ser liberado em setembro, e só então ocorrerá a licitação para a escolha da empreiteira responsável. O novo prazo para o começo das obras é em janeiro de 2012. Atualmente, a pista tem 2.280 metros e passará para 3.200 metros após os trabalhos.

Embora a Infraero esteja comprometida em entregar a obra antes da Copa, o prolongamento da pista não consta na matriz de responsabilidade de Porto Alegre. A nova pista vai permitir que aviões de carga e de passageiros aterrissem na cidade com carga máxima. Paralelamente às obras na pista, outras melhorias na estrutura do lugar estão sendo implantadas.

Um novo sistema de aproximação por instrumentos (ISL), por exemplo, será instalado em 60 dias e vai reduzir os fechamentos do aeroporto por causa da neblina. Os dois terminais de passageiros que, juntos, atendem a 7,5 milhões de pessoas, passarão a receber mais de 10 milhões após as demais reformas que estão em curso no Salgado Filho.

Matéria de Leila Ghiorzi e Alexandre de Santi – Porto Alegre 

Portal 2014



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40 respostas

  1. Sugestao: Faz-se do Salgado Filho somente rotas nacionais. E Cria-se outro aeroporto no norte da ilha das flores que tem de largura 5KM e fica a 8km da cidade.

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  2. Não foi na construção desse big que a uns anos deu problema por causa de um guindaste que tava em rota de voo do aeroporto?
    Não tenho certeza.

    Lembro que era uma obra de algum mercado assim, e tiveram que parar a obra por causa do guindaste.

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  3. é, concordo contigo, o aeroporto deveria estar preparado na verdade pra receber qq tipo de aeronave…
    só uma duvida, a pista vai ser so extendida ou será alargada tb?

    ps: a american tb voa pra BSB com o 752.

    O 757 teria alcance p voo direto de POA p/ os EUA? ouvi falar que um dos mais longos voos do 757 realmente é o BSB – ATL…

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