De Porto Alegre, o voo direto para o mundo

Lisboa – Em breve, Porto Alegre poderá contar com novos voos internacionais diretos para destinos fora da América do Sul, além daquele que, desde domingo, liga as capitais gaúcha e portuguesa. A expectativa foi manifestada ontem, em Lisboa, pelo presidente mundial da TAP, o gaúcho Fernando Pinto, que recebeu na sede da empresa a comitiva de empresários, jornalistas e representantes da área de turismo do RS que partiu de Porto Alegre no primeiro voo direto para Portugal, no último domingo. “Não tenho dúvidas que logo outras companhias nos acompanharão e que haverá novos destinos internacionais no Aeroporto Salgado Filho, pois isso já aconteceu antes com cidades servidas pela TAP”, assinalou. Ele explica que sua expectativa é baseada em dois fatores: o sucesso de demanda da linha e o fato de que a iniciativa da TAP é acompanhada atentamente por outras empresas, especialmente norte-americanas.

O presidente observou ainda que a TAP é a empresa estrangeira com o maior número de ligações diretas de cidades brasileiras com o exterior, em um total de dez capitais, com voos para Portugal. E, em vários casos, lembrou, a TAP foi seguida por outras empresas logo depois de iniciar operações de novos voos fora de São Paulo ou do Rio.

Um outro fator, a demanda atraente, é corroborada pelo diretor-geral da TAP para a América Latina, Mário Carvalho, que acompanhou a comitiva gaúcha desde Porto Alegre. Ele revelou que a linha já tem 25 mil passagens reservadas. Por enquanto, a absoluta maioria dos passageiros vem do RS e região, mas a empresa conta também com o crescimento da demanda no próprio mercado europeu, a partir da divulgação do Rio Grande do Sul como destino, tarefa para a qual a TAP espera um esforço do governo gaúcho e dos operadores de turismo.

O otimismo é compartilhado por Norton Lenhart, presidente do Conselho Curador do Convention & Visitors Bureau de Porto Alegre e Região Metropolitana, e pela presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS), Rita Vasconcelos. Ambos integram a delegação gaúcha e vêm atuando na divulgação do mercado do RS na Europa.

A comitiva percorreu ontem diversos setores na sede da TAP em Lisboa. Funcionários e dirigentes da empresa vivem, nos últimos dias, a expectativa para a privatização da companhia. A medida é dada como certa ainda para este ano, tanto pelos compromissos assumidos pelo governo eleito do país – de centro-direita – quanto pelas exigências feitas pela “troika”, como a mídia e os políticos portugueses chamam o grupo formado por Fundo Monetário Internacional (FMI), União Europeia e Banco Central Europeu. O grupo negocia a ajuda para que Portugal supere a pior crise econômica em décadas em troca de reformas profundas.

As conversas com interessados em adquirir a companhia já começaram, revelou Fernando Pinto, mas o novo governo português, que detém 100% da TAP, ainda precisa definir a fórmula para a privatização, inclusive o percentual que será colocado à venda. Hoje, a legislação impede que sejam vendidos mais de 49% das ações para companhias sediadas fora da União Europeia, mas essa limitação pode cair.

Correio do Povo

Estreia hoje o novo voo internacional inédito em Porto Alegre

Porto Alegre – Panamá DIRETO (sem escalas) pela Copa Airlines

Boeing 737 da Copa Airlines

O primeiro voo da Copa Airlines com destino a Porto Alegre terá início na tarde desta quarta-feira. O voo CMP821, realizado pelo Boeing 737-700, tem previsão de decolar do Panamá às 17h24 (hr de Brasília), e pouso em Palegre estimado para às 00h27 do dia 16 de junho.

O voo de retorno parte às 01h32 todas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras no voo CMP822.
Com capacidade para 124 passageiros, o avião possui 12 poltronas na classe executiva e 112 na econômica.
Porto Alegre é o quinto destino da Copa Airlines no Brasil depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belo Horizonte.
A empresa oferece voos para 52 destinos em 25 países nas Américas do Norte, Central, do Sul, Caribe e Canadá a partir do aeroporto internacional de Tocumén (MPTO).
Informações: Porto Alegre ao vivo
A grande vantagem desta linha para Panamá é a facilidade de conexões para a América do Norte, Estados Unidos e Canadá principalmente, sem passar pelo aeroporto de Guarulhos. Esta linha, juntamente com a ligação que já existe há alguns meses entre Porto Alegre e Lima, no Peru, também direta, coloca Porto Alegre numa situação bem mais confortável considerando as ligações com a América Central e do Norte. Esperamos agora que alguma companhia norte-americana invista numa linha direta entre Porto Alegre e Miami, por exemplo.  Não esqueçam que destinos turísticos tradicionais estão ‘mais próximos’ de nós agora: Cancun, no México, Aruba, e várias outras ilhas paradisíacas do Caribe. Gilberto Simon


Categorias:Aviação, TURISMO

Tags:, ,

11 respostas

  1. queres dizer que poa é menos importante então?

    • quero dizer que a distância entre natal/fortaleza x EUA/Europa é menor que a de porto alegre x EUA/Europa .. e mesmo com as restrições do salgado filho, já temos vôos importantes.

  2. é pra se comemorar mesmo… mas é triste saber o quanto estamos atrasados… CNF, SSA , Natal, fortaleza, até manaus, já tem voos intercontinentais non-stop ha anos…

  3. Os voos da American Airlines faziam Porto Alegre – Galeão – Nova York. A TAM fazia Porto Alegre – Guaruhos – Frankfurt e a Varig Porto Alegre – Guarulhos – Paris – Amsterdan. O Boeing 747-400 da Aerolineas, assim como o Airbus A310 e Airbus A340-200 e A340-300 fizeram Porto Alegre – Miami sem escalas. Em julho a TIA IARA TURISMO vai fazer Porto Alegre – Miami com o Airbus A310 da empresa WHITEJETS!

  4. O interesse da American Airlines operar em Porto Alegre existe, porém, não existe nada acordado oficialmente, por isso qualquer informação sobre prováveis datas são MUITO precipitadas para informar. Como diz o ditado, “muita água passará debaixo da ponte”. Lembrando que na decada de 90 a American operou em Porto Alegre com voos para Nova York.

  5. Gilberto.

    Eles não podem fazer uma linha direta POA-Miami só uma companhia Norte Americana ou Brasileira.

  6. Empresas estrangeiras divulgam mais nossa cidade e estado do que nosso governo, população e empresas…

    sajauhuhushasasussa

    Aiai..

Faça seu comentário aqui: