Porto Alegre é a terceira Cidade Digital do país

A informação já consta no Índice Brasil de Cidades, apresentado na noite de terça-feira, 14, em São Paulo, como resultado de pesquisa inédita realizada no país pela empresa paulista Momento Editorial, com metodologia do CPqD, com vistas a mostrar quais as cidades estão mais avançadas em relação ao uso de TICs. Quatro capitais ocupam as primeiras  posições do ranking: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).

Por ser a empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da capital gaúcha e, portanto, responsável pelo desenvolvimento e aplicação de tecnologias a secretarias e órgãos da prefeitura, a Procempa é que teve sua infraestrutura e disponibilidade de serviços digitais avaliados, entre outros quesitos. Graças à boa avaliação obtida, a Capital carimbou o terceiro lugar entre as 75 cidades de todo o Brasil que estiveram aptas a concorrer – 25 foram eliminadas em etapa preliminar.

“A partir dessa metodologia de avaliação adequada, passa a ser efetivamente possível medir a qualificação dos serviços digitais nas cidades”, disse o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski. Segundo o gestor, ainda não existiam no Brasil parâmetros definidos para isso.

Três cidades gaúchas recebem prêmio Destaque

A Procempa, na representação de Porto Alegre, também recebeu o prêmio Destaque em Serviços e Aplicações. Das quatro cidades que foram premiadas nessa categoria, três são gaúchas: Porto Alegre (Serviços e Aplicações); Ibirapuitã (Acessibilidade) e Campo Bom (Cobertura Geográfica). O destaque Acesso Público ficou com a cidade cearense de Icapuí. “Esse trabalho pioneiro revelou um fato importante: o nível de digitalização no país ainda é incipiente”, afirma a diretora da Momento Editorial, Lia Ribeiro Dias. “Ainda falta muito para que as cidades brasileiras alcancem o nível de digitalização plena. Mas, com iniciativas simples como a ampliação da quantidade de aplicações e serviços de governo eletrônico, esses municípios podem dar um salto de maturidade nessa área”, acrescenta.

Os critérios 

Para avaliar em que estágio estão os municípios brasileiros, o CPqD, maior centro de pesquisa e desenvolvimento em telecomunicação e TI da América Latina, criou uma metodologia que usa critérios divididos em nove categorias e relacionados à infraestrutura tecnológica (presença de equipamentos primários, banda, cobertura geográfica, entre outros), à disponibilidade de serviços digitais e recursos de acessibilidade, por exemplo, para pessoas com deficiências físicas ou analfabetas. A partir desses critérios, foi gerado um questionário com 15 perguntas, que foram respondidas por mais de cem municípios de todas as regiões do Brasil. Desse total, 75 questionários foram validados pela equipe da Momento Editorial e do CPqD, após checagem dos dados e seu cruzamento com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do IBGE. A metodologia também estabeleceu sistema de pontuação para cada categoria de critério.

Os premiados

Pequenos municípios, como Ibirapuitã (4 mil habitantes), no interior do Rio Grande do Sul, Tarumã (13 mil habitantes), em São Paulo, e Tauá (55 mil habitantes), no Ceará, também estão bem posicionados – entre os dez primeiros – no Índice Brasil de Cidades Digitais.

1º – Belo Horizonte (MG) – 360 pontos
2º – Curitiba (PR)  – 352 pontos
3º – Porto Alegre (RS) – 349 pontos
4º – Vitória (ES) – 347 pontos
5º – Ibirapuitã (RS) – 340 pontos
5º – Jundiaí (SP)  – 340 pontos
6º – Campinas (SP) – 339 pontos
7º – Santos (SP)  – 338 pontos
7º – São Carlos (SP) – 338 pontos
8º – Tarumã (SP) – 335 pontos
9º – São Paulo (SP) – 334 pontos
10º – Tauá (CE) – 332 pontos

Os Destaques

Acessibilidade – Ibirapuitã (RS)
Acesso Público – Icapuí (CE)
Cobertura Geográfica – Campo Bom (RS)
Serviços e Aplicações – Porto Alegre (RS)
Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Ciência e Tecnologia

Tags:,

1 resposta

  1. Concordo. Poa é realmente a capital digital. O que tem de render dos projetos por aqui é impressionante. Tudo virtual.
    Porto Alegre vai ser a locação das filmagens do filme TRON 3

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: