Pontos negativos e positivos de Porto Alegre para 2014

Este post não está pronto. Nós vamos fazer juntos. Através dos comentários, vamos tecer uma imagem de Porto Alegre para quem vai chegar para a Copa de 2014. Podem considerar as melhorias em curso pela cidade, ou não. Vocês que sabem. É livre.

Após alguns dias, vou montar uma página com estes tópicos e colocar de forma fixa na parte superior do Blog, nas páginas. E vou enviar na sua totalidade para vereadores de Porto Alegre, deputados, secretários do município e outras pessoas influentes.

Vamos lá ?

Mão a obra !



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

22 respostas

  1. Olá! Carissimos gaúchos,

    Sou de Aracaju/Sergipe, andei atento as colocações sobre os aspectos negativos e positivos, os quais foram essencias para uma analise precisa e cautelosa afinal sair do nordeste é necessario toda um preparacão minuciosa para ter um conhecimento mais preciso sobre meu destino, porem ainda sim, continuo com planos de viagem de 4 dias durante o período do carnaval 2014 para conhecer POA, problemas políticos como todas as grandes cidades sempre existirao, a exemplo de minha capital apesar de seus 158 anos ainda possui desafios gigantes a serem vencidos além de grandes conquistas e mesmo ficando de fora da Copa 2014, acredito que o que esta sendo feito ainda é pouco, mas segundo dizem os governantes do meu estado ela será “suporte” (que está preparada) de nosso Estado Vizinho a Bahia.
    Politica séria e com compromisso aqui no Brasil ???
    Enfim entrei no meio dessa discussão pelo motivo de fazer um sondagem desta maravilhosa cidade tao estimada de vocês por nós aracajuanos que apreciamos a riqueza cultural da região sul em especial o Rio Grande do Sul e garantir que POA certamente será meu próximo destino.

    Saudações aos todos vocês, logo em breve estarei em solo gaúcho desfrutando os encantos desta maravilhosa cidade.

    Curtir

  2. Porto Alegre é uma cidade muito boa de se morar, porém tudo tem seu lado negativo por exemplo: as ruas e calçadas esburacadas; lixo por todo lugar; monumentos e paradas de ônibus depredados; violência no trânsito; falta de leitos nos hospitais e falta de metrô.
    Nossa cidade está prestes a receber um evento muito importante e ela precisa estar perfeita para receber a Copa do Mundo de 2014 e receber bem os turistas que virão nos prestigiar e é isso.

    Curtir

  3. resolvi fazer algumas perguntas sobre assuntos pendentes na capital. seria legal ter um feedback da própria prefeitura, mas se alguém já souber algumas respostas, comentem por favor:

    – mobiliário urbano: lembro de ter lido que em 2011 mesmo POA receberia um novo mobiliário urbano, paradas de ônibus super modernas, etc. em que pé anda isso? alguma chance de que isso aconteça antes de 2014?

    – cabeamento subterrâneo: a prefeitura diz que não tem planos para isso. os lugares com potencial turístico na cidade continuarão com a fiação exposta?

    – pavimentação das ruas: POA tem, na média, as piores ruas que já vi em qualquer cidade. muitos buracos, areia, misturas inexplicáveis de pavimentação (quantas ruas, por exemplo, misturam paralelepípedo com asfalto de uma maneira totalmente aleatória?). eu tenho muita curiosidade para saber quais são os planos da prefeitura, em curto, médio e longo prazo. o que vão fazer agora, e o que eles acreditam que seria ideal para a cidade, no futuro?

    – av. ipiranga: vamos combinar, atualmente está horrível, principalmente depois daquele concretão que meteram ali. não dá pra ficar assim. pelo o que vemos, existe um projeto sendo feito pela PUCRS e UFRGS nesse sentido. alguma chance de algum trecho (próximo ao Guaíba, por ex) estar pronto para a Copa?

    – aeromóvel: já falaram em aeromóvel na av. Ipiranga, até o campus da PUCRS, e no projeto do Beira-Rio, podemos ver um aeromóvel ali. acho que o último é apenas uma sugestão, mas não deixa de ser uma boa ideia. alguma perspectiva de que algum outro aeromóvel seja construído antes da Copa? e o aeromóvel da primeira perimetral, algo planejado para ele?

    – metrô: considerando que ele vá ser feito mesmo, existe alguma possibilidade de algum trecho (especialmente próximo ao Centro, claro) ficar pronto antes de 2014?

    – pontal do estaleiro: afinal, sai ou não sai? para 2014?

    – entorno do beira-rio: ???

    – marina pública: ???

    Curtir

  4. Gilberto, parabéns pela excelente iniciativa!!

    Que bom saber que tu vais acolher as nossas críticas e sugestões e levá-las às pessoas que podem colocá-la em prática!

    Pontos Positivos:

    – Orla de natureza bruta exuberante de 72km.

    – Impontentes prédios históricos no centro histórico.

    – Morros que possibilitam uma incrível vista de toda a cidade e de todas as ilhas do guaíba.

    Pontos negativos:

    – Mobiliário urbano depredado por vânda-los e de pouca ou nenhuma manutenção da prefeitura, além de pouca ousadia/criatividade no projeto/desenvolvimento do referido mobiliário urbano.

    – Pouca sinalização

    – Falta de projetos para a orla, mirante e outras partes da cidade, bem como a colocação em prática dos projetos já existentes.

    – Falta ousadia tanto por parte da população quanto pelos administradores.

    – Falta mais educação, civilidade e pensamento turístico por parte de quem administra e quem habita a cidade (não é uma crítica à maioria, mas uma maçã podre acaba prejudicando todo o desenvolvimento da cidade).

    – Falta de projetos para o extremo sul de POA, para que a cidade deixe de virar as costas para a refeida área e passe à tratá-la como o futuro da cidade, o seu novo eixo vetor de crescimento.

    – Transportes públicos inovadores e qualificados capazes de seduzir motoristas e retirar mais carros das ruas, como o aeromóvel.

    Curtir

  5. Positivos:
    – Possibilidade de mostrar a cultura gaúcha, um Brasil diferente do que os estrangeiros estão acostumados;
    – Churrasco;
    – Vistas aéreas lindíssimas sobre o estádio.
    – Hospitalidade
    – Pontos turísticos próximos (Gramado, Canela, Rota dos Vinhedos)
    – Interligação com cidades da região metropolitana via Trensurb.

    Negativos:
    – Completa falta de senso urbano-paisagístico (paradas de ônibus, praças, calçadas);
    – Falta de atrações de qualidade, que fizessem um turista se deslocar da Europa para conhecer Porto Alegre e se encantar;
    – Falta de cuidado nos parques (exceto o Parcão);
    – Mendicância;
    – Transporte na cidade com muitas indefinições (sairá o BRT ou não?)
    – Transporte dos hotéis até a proximidade dos estádios;
    – Falta de uma orla qualificada ou com estrutura mínima para receber os turistas;
    – Cais do porto (irá sair ou não do papel?)
    – Falta de pessoal bilíngue (garçons, taxistas, vendedores)

    Curtir

    • Não será a Serra Gaúcha o nosso diferencial na Copa de 2014, levando-se em conta que a maior parte dos visitantes serão europeus, nem as nossas praias, por um motivo óbvio, mas a CULTURA GAÚCHA, como você diz “um Brasil diferente do que os estrangeiros estão acostumados”, e PORTO ALEGRE mesmo.

      Daí a necessidade de investimentos em hóteis-fazenda, no entorno da capital, e na qualificação dos espaços urbanos de POA, como o projeto do Cais da Mauá.

      Curtir

  6. Esses são os problemas de Porto Alegre que mais me incomodam:

    sujeira, tanto por causa do lixo espalhado por mendigos e catadores quanto pela praga das pichações;

    a violência dos carroceiros contra os cavalos, o fedor das fezes dos animais apodrecendo e liberando metano (como gás-estufa é 30 vezes mais forte que o gás carbônico liberado por motores de automóveis) no meio da rua, e ainda atrapalha o trânsito;

    excesso de criminosos vagando pelas ruas e a conivência das autoridades – sem tanta ladroagem no centro, por exemplo, a Rua da Praia, Praça da Alfândega e adjacências poderiam ter alguma vida noturna com opções de cultura, gastronomia e lazer qualificados;

    falta de iluminação pública em alguns trechos, e onde existe a manutenção não é das melhores – e o furto de equipamentos ainda agrava o problema;

    fiação exposta (que em alguns pontos poderia perfeitamente ser substituída por cabeamento subterrâneo) além de causar poluição visual fica exposta demais à ladroagem e pode até provocar acidentes ao se enroscar em algum veículo ou causar curto-circuito ao encostar em galhos de árvores;

    as calçadas bagunçadas e a falta de passarelas para a travessia segura e ágil (sem ficar esperando tanto tempo em semáforos) em ruas como a Carlos Gomes, Plínio Brasil Milano (em alguns trechos onde seria viável), Sertório, Assis Brasil e no entorno da antiga rótula da Nilo;

    linhas de ônibus um tanto confusas, se já fica difícil para um morador de Porto Alegre se organizar para usar o transporte coletivo um turista vai passar mais sufoco (isso para não citar a bagunça e sujeira nos pontos de ônibus e nos terminais);

    pavimentação em algumas ruas desgastada demais e sem manutenção, com buracos que acabam ameaçando a segurança de motociclistas e aumentando o desgaste de suspensão e freios tanto em veículos particulares quanto em táxis e veículos de transporte coletivo;

    poucos leitos hospitalares (e a “ambulancioterapia” agrava o problema), principalmente na rede pública, e concentrados demais na zona central;

    táxis caros e em número limitado demais para o tamanho da cidade;

    o aeroporto bagunçado e sem tanta oferta de serviços de alimentação depois das 10 da noite, mesmo que ainda tenha um fluxo grande de passageiros;

    as vilas, onde a dificuldade de acesso faz com que tanto a presença do Estado (tanto através de polícia quanto serviços de emergência quanto bombeiros e ambulância ou serviços de manutenção da rede elétrica/iluminação pública) quanto o acesso a serviços públicos (e particulares/complementares) sejam comprometidos;

    a ineficiência estatal na questão do saneamento básico.

    Curtir

  7. Pontos POSITIVOS :

    – Se o tempo estiver ruim (chuva, garoa…), tem bastante shopping pra ir, e eles têm boas opções de redes de livrarias e gastronomia, opções que poucas capitais têm
    – Um Centro expressivo e interessante
    – Boas opções de gastronomia
    – Parcão, gente bonita
    – Apenas 120 km de Gramado

    Pontos NEGATIVOS :

    – Impossibilidade de poder se hospedar num hotel cujo local seja um atrativo. Impossibididade de, no hotel, poder olhar pela janela e ter uma bela paisagem do que a cidade tem de diferente e realmente atrativo, a sua rara e sinuosa ola.
    – Impossibilidade de poder assistir o que a cidade mais propagandeia aos quatro ventos: o pôr do sol
    – Impossibilidade de poder ver a cidade de cima (porque não há sequer planos para o belvedere do Santa Teresa)
    – Resumindo: falta na cidade atrações realmente de peso.

    Moinhos de Vento (chique) e Cidade Baixa (agitada) são tipos de bairros que tem em qualquer cidade grande. Eles não têm nada demais, sinto muito dizer.
    Ok que Porto Alegre tem bons índices sociais… mas Campinas, por exemplo, também tem.
    É certo, também, que Porto Alegre tem boa oferta de CULTURA, opçoes culturais (livrarias, cinemas, teatro), museus, etc. Mas sinceramente não é nada que atrairia alguém a pegar um avião para vir pra cá, já que se um turista quer essa “cultura”, gastronomia, predios historicos, a só mais uma hora de avião tem Buenos Aires e Montevideu, que tambem tem o mesmo argumento que Poa usa, porém muito mais e melhor. E elas ainda tem “cais mauá” e orla com acesso.
    Ou seja: em 2014 termos turistas, mas eles virão por causa da Copa. E o que eles farão nas horas livres??? Serão 72 horas entre um jogo e outro.
    Vão parambular no Moinhos? Tomar ceva na Cidade Baixa? Ir no terraço do Gasômetro????

    Curtir

    • Concordo contigo… Porto Alegre pode ter muitos pontos positivos, mas não tem o principal para turistas: pontos turísticos interessantes, bem cuidados e limpos!

      Porto Alegre precisa de um diferencial, ou vários… se quer ser uma cidade mais atraente, precisa ousar mais, investir mais em projetos turísticos com qualidade de primeiro mundo.

      Curtir

  8. Ja’ que a intencao e’ cobrar dos governantes, vou citar so’ os pontos negativos, ja’ que o objetivo e’ mudanca:

    Descuido e descaso com o mobiliario urbano, em especial no Centro; falta de padronizacao;
    Ma conservacao das fachadas e subutilizacao de muitos predios do Centro; falta de um programa para melhorias no aspecto visual do Centro; um incentivo a retrofits, de repente, seria uma opcao;
    Calcadas mal cuidadas; falta de padronizacao;
    Adocao de lixeiras tipo container (nao sei o nome) com chave pra ontem;
    Orla descuidada, sem urbanizacao e mobiliario decentes.

    Curtir

  9. Eu acho que Porto Alegre tem os mesmos problemas de todas as outras grandes cidades brasileiras, educação pública de baixa qualidade, insegurança nas ruas principalmente à noite, sistema de saúde pública insuficiente, falta de transporte coletivo eficiente, trânsito caôtico, descuido com o patrimônio público e privado.

    O que diferencia nossa metrópole das outras brasileiras, impedindo a busca por soluções mais rápidas dessas questões, é a existência de grupos que radicalizam nas posiçoes ideológicas. Esse irracionalismo está paralisando o desenvolvimento econômico e social da cidade ao restringir e espantar, não só os investimentos estatais, mas também os da iniciativa privada.

    Por outro lado, o lado bom de Porto Alegre são os seus potencias adormecidos: tanto econômicos, como humanos.

    Curtir

  10. Está certo que nós somos uma região cheia de cultura… mas onde ela está expressa? Onde estão as estátuas de figuras e momentos históricos, araucárias plantadas pela cidade, promoção de filmes regionais tanto do RS quanto Uruguai, Argentina, onde estão as bancas que vendam bibelôs das Missões, Laçador, etc, e se há onde estão? onde estão os mastros com bandeiras do RS tanto nas ruas principais quanto na Redenção? olha como fica lindo, e como o estilo combina conosco: http://i1.r7.com/data/files/2C95/948F/2F9A/E0DF/012F/A06E/9FFE/532B/Banda%20em%20frente%20palacio%20-%20Pierre-Plhilippe%20Marcou%20AFP.jpg e esta forma aqui até é parecida com o nosso brasão: http://ce.imguol.com/album/casamento-real-programas_f_020.jpg Alguém sabe onde ficava o portão de Porto Alegre? Nós já fomos um burgo com vão de água pra segurar os Farroupilhas, que inclusive dispararam de canhão contra o teto da Santa Casa. Não sabemos quem somos porque não ensinam nas escolas, temos ainda muito que nos descobrir.

    Outra coisa é a qualidade dos asfaltos… porque recapear a cada X tempo com aquele piche porco se com um serviço de qualidade se mantém por tanto mais tempo? Na Alemanha eles cavam 1m de chão para assentar desde aí… fica mais liso que mão de político.

    Curtir

  11. Lamentável… O único blog que discute pelos avanços de Porto Alegre e alguns ainda vêm atrapalhar. Pelos menos agora sabemos quem trabalha contra Porto Alegre e a favor da mediocridade e da estagnação que nos encontramos.

    Curtir

  12. Negativos: Violência no trânsito e nas ruas em nível de guerra civil; Presídio Central é praticamente um campo de concentração Nazista.

    Positivos: Os Grandes empresários lucram cada vez mais.

    Curtir

  13. – NEGATIVOS:

    Calçadas esburacadas;
    Jardins mal-cuidados;
    Lixo pelas ruas (acredito que em sua maioria são espalhados pelos mendigos e catadores que reviram lixeiras e rasgam sacolas plásticas);
    Pichação;
    Monumentos e paradas de ônibus depredados;
    Falta de informação sobre linhas e itinerários de ônibus;
    Orla sub-aproveitada
    Arquitetura das edificações
    Poucas pessoas que falam um 2º idioma (no geral: taxistas, comércio…)

    – POSITIVOS
    Hotéis;
    Shoppings;
    Bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa;
    Cidade muito arborizada;
    Clima agradável;
    DMLU consegue limpar o lixo espalhado pelos mendigos e catadores;
    Dois estádios modernos;
    Cais Mauá (se sair);
    Museus;
    Riqueza cultural;

    Curtir

  14. Fiz meio diferente, forma livre, ahahaha:

    ☺ Positivos:

    ☛ A promoção turística de Porto Alegre está melhorando. Ex: criação do http://www.descubraportoalegre.com.br

    ☛ Promessa de um transporte público qualificado. Estamos no aguardo dos ônibus rápidos, por vias exclusivas e dos terminais.

    ☛ Criação de Câmaras temáticas, envolvendo Município e Estado.

    ☛ Aumento de empreendimentos.

    ☛ Promessa que o Aeroporto estrá pronto até a Copa 2014.

    ☛ Porto Alegre CC

    ☛ Aumento de números de Eventos na cidade.

    ☛ Boa rede hoteleira.

    ☛ Shoppings não nos faltam, e ainda teremos mais.

    ☛ Criação de um terminal turístico rodoviário.

    ☛ Aumento de leitos nos Hospitais.

    ☛ O Prédio da OSPA finalmente será construído.

    ☛ Teremos dois grandes Estádios, um novo e outro remodelado.

    ☛ Porto Alegre terá crescimento do seu Turismo. (desde que seja bem gestionado)

    ☛ O Cais estará com sua remodelação pronta até a Copa. Será? Tomara.

    ☛ Nossa cidade é cultural. Temos um rica história.

    ☛ Somos hospitaleiros.

    ☹ NEGATIVOS:

    ☛ Depredação do patrimônio público. Ex: Monumentos e mobiliários urbanos.

    ☛ Falta de vontade política quanto a empreendimentos (desde que não causem grandes impactos) na cidade.

    ☛ A cidade precisa mais pontos públicos de internet wi-fi, e que sejam seguros e de qualidade.

    ☛ Precisamos de um site turístico de 1º nível, que tenha tudo de mais moderno. Com aplicativos, geolocalização, posicionamento, integrado as mídias digitais, imagens 360º, 3D…

    ☛ O Centro, Parques e outros espaços precisam de qualificação.

    ☛ Segurança Pública: precisamos de mais efetivo policial, e que tenham melhor treinamento e melhores equipamentos.

    ☛ Falta de atrativos turísticos de 1ª grandeza.

    ☛ A cidade está quase ficando sem espaços para novos empreendimentos.

    ☛ Nossa Rodoviária é péssima!!!

    ☛ O Parque Farroupilha não é mais Farroupilha. Precisa resgatar a identidade do Parque ou adotar Parque da Redenção de forma oficial. E cercá-lo, qualificá-lo….

    ☛ Falta de Restaurantes de alto nível. Temos poucos, outros dirão que nem temos…

    ☛Qualificação da Orla já!

    ☛ A Copa será durante nosso inverno, a cidade perde um pouco com isso. Pois é mais bonita na Primavera e no Verão. Mas o pessoal da Serra ficará agradecido por ser durante o Inverno. =)

    Curtir

  15. *Lixo deixado por mendigos
    *A orla que ta um lixo
    *carroças
    *paradas de onibus
    *placas informativas
    *falta de atrações, marcos e coisas diferenciadas
    *Falta de um metrô

    Curtir

    • Oi Guilherme, a cidade é suja, mas não por causa dos mendigos. Eles até catam lixo, talvez espalhem, mas quem colocou a imundícia lá foi alguém com dinheiro. Se eu fosse mendigo reclamaria da porquice dos “cidadãos-de-bem”.

      Curtir

      • Latas de lixo são estão reviradas em toda parte pela manhã cedo. Não acredito que algum cidadão de bem saia à noite pela cidade, em pleno frio e correndo o risco de ser assaltado, para revirá-las.

        As pessoas em geral até põem o lixo nas lixeiras, mas catadores e mendigos rasgam e espalham tudo pelo chão. Pode procurar, próximo a uma lixeira você encontrará um mendigo dormindo. Peço que também deem uma olhada na Praça Estado de Santa Catarina, no Bairro Praia de Belas, em frente ao Grêmio Náutico Gaúcho, e verão que mendigos tomaram conta da praça, espalhando lixo e inclusive fazendo fogueiras.
        Neste caso, há o que eu chamo de “privatização de um espaço público”. Onde estão os esquerdistas para protestar?

        Curtir

        • No Japão, nesta crise recente, muitos brasileiros ficaram sem nada e começaram a dormir nos seus carros, outros em praças, enfim, na rua. Lá, a polícia não permite isso. Todos eram orientados a saírem do local. Se o problema é bem pior aqui, porque a Brigada não recolhe a gentalha e bota num albergue controlado? Liberdade pessoal é uma coisa, esses mendigos são vândalos e perturbam a ordem pública.

          Curtir

    • Mendigos e carroceiros, diria eu, que abrem os sacos de lixos, pegam o que lhes interessa e deixam tudo aberto; depois vem os cachorros e completam a imundície.

      Chega de coitadismo.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: