Pontos negativos e positivos de Porto Alegre para 2014

Este post não está pronto. Nós vamos fazer juntos. Através dos comentários, vamos tecer uma imagem de Porto Alegre para quem vai chegar para a Copa de 2014. Podem considerar as melhorias em curso pela cidade, ou não. Vocês que sabem. É livre.

Após alguns dias, vou montar uma página com estes tópicos e colocar de forma fixa na parte superior do Blog, nas páginas. E vou enviar na sua totalidade para vereadores de Porto Alegre, deputados, secretários do município e outras pessoas influentes.

Vamos lá ?

Mão a obra !



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

22 respostas

  1. Olá! Carissimos gaúchos,

    Sou de Aracaju/Sergipe, andei atento as colocações sobre os aspectos negativos e positivos, os quais foram essencias para uma analise precisa e cautelosa afinal sair do nordeste é necessario toda um preparacão minuciosa para ter um conhecimento mais preciso sobre meu destino, porem ainda sim, continuo com planos de viagem de 4 dias durante o período do carnaval 2014 para conhecer POA, problemas políticos como todas as grandes cidades sempre existirao, a exemplo de minha capital apesar de seus 158 anos ainda possui desafios gigantes a serem vencidos além de grandes conquistas e mesmo ficando de fora da Copa 2014, acredito que o que esta sendo feito ainda é pouco, mas segundo dizem os governantes do meu estado ela será “suporte” (que está preparada) de nosso Estado Vizinho a Bahia.
    Politica séria e com compromisso aqui no Brasil ???
    Enfim entrei no meio dessa discussão pelo motivo de fazer um sondagem desta maravilhosa cidade tao estimada de vocês por nós aracajuanos que apreciamos a riqueza cultural da região sul em especial o Rio Grande do Sul e garantir que POA certamente será meu próximo destino.

    Saudações aos todos vocês, logo em breve estarei em solo gaúcho desfrutando os encantos desta maravilhosa cidade.

    Curtir

  2. Porto Alegre é uma cidade muito boa de se morar, porém tudo tem seu lado negativo por exemplo: as ruas e calçadas esburacadas; lixo por todo lugar; monumentos e paradas de ônibus depredados; violência no trânsito; falta de leitos nos hospitais e falta de metrô.
    Nossa cidade está prestes a receber um evento muito importante e ela precisa estar perfeita para receber a Copa do Mundo de 2014 e receber bem os turistas que virão nos prestigiar e é isso.

    Curtir

  3. resolvi fazer algumas perguntas sobre assuntos pendentes na capital. seria legal ter um feedback da própria prefeitura, mas se alguém já souber algumas respostas, comentem por favor:

    – mobiliário urbano: lembro de ter lido que em 2011 mesmo POA receberia um novo mobiliário urbano, paradas de ônibus super modernas, etc. em que pé anda isso? alguma chance de que isso aconteça antes de 2014?

    – cabeamento subterrâneo: a prefeitura diz que não tem planos para isso. os lugares com potencial turístico na cidade continuarão com a fiação exposta?

    – pavimentação das ruas: POA tem, na média, as piores ruas que já vi em qualquer cidade. muitos buracos, areia, misturas inexplicáveis de pavimentação (quantas ruas, por exemplo, misturam paralelepípedo com asfalto de uma maneira totalmente aleatória?). eu tenho muita curiosidade para saber quais são os planos da prefeitura, em curto, médio e longo prazo. o que vão fazer agora, e o que eles acreditam que seria ideal para a cidade, no futuro?

    – av. ipiranga: vamos combinar, atualmente está horrível, principalmente depois daquele concretão que meteram ali. não dá pra ficar assim. pelo o que vemos, existe um projeto sendo feito pela PUCRS e UFRGS nesse sentido. alguma chance de algum trecho (próximo ao Guaíba, por ex) estar pronto para a Copa?

    – aeromóvel: já falaram em aeromóvel na av. Ipiranga, até o campus da PUCRS, e no projeto do Beira-Rio, podemos ver um aeromóvel ali. acho que o último é apenas uma sugestão, mas não deixa de ser uma boa ideia. alguma perspectiva de que algum outro aeromóvel seja construído antes da Copa? e o aeromóvel da primeira perimetral, algo planejado para ele?

    – metrô: considerando que ele vá ser feito mesmo, existe alguma possibilidade de algum trecho (especialmente próximo ao Centro, claro) ficar pronto antes de 2014?

    – pontal do estaleiro: afinal, sai ou não sai? para 2014?

    – entorno do beira-rio: ???

    – marina pública: ???

    Curtir

  4. Gilberto, parabéns pela excelente iniciativa!!

    Que bom saber que tu vais acolher as nossas críticas e sugestões e levá-las às pessoas que podem colocá-la em prática!

    Pontos Positivos:

    – Orla de natureza bruta exuberante de 72km.

    – Impontentes prédios históricos no centro histórico.

    – Morros que possibilitam uma incrível vista de toda a cidade e de todas as ilhas do guaíba.

    Pontos negativos:

    – Mobiliário urbano depredado por vânda-los e de pouca ou nenhuma manutenção da prefeitura, além de pouca ousadia/criatividade no projeto/desenvolvimento do referido mobiliário urbano.

    – Pouca sinalização

    – Falta de projetos para a orla, mirante e outras partes da cidade, bem como a colocação em prática dos projetos já existentes.

    – Falta ousadia tanto por parte da população quanto pelos administradores.

    – Falta mais educação, civilidade e pensamento turístico por parte de quem administra e quem habita a cidade (não é uma crítica à maioria, mas uma maçã podre acaba prejudicando todo o desenvolvimento da cidade).

    – Falta de projetos para o extremo sul de POA, para que a cidade deixe de virar as costas para a refeida área e passe à tratá-la como o futuro da cidade, o seu novo eixo vetor de crescimento.

    – Transportes públicos inovadores e qualificados capazes de seduzir motoristas e retirar mais carros das ruas, como o aeromóvel.

    Curtir

  5. Positivos:
    – Possibilidade de mostrar a cultura gaúcha, um Brasil diferente do que os estrangeiros estão acostumados;
    – Churrasco;
    – Vistas aéreas lindíssimas sobre o estádio.
    – Hospitalidade
    – Pontos turísticos próximos (Gramado, Canela, Rota dos Vinhedos)
    – Interligação com cidades da região metropolitana via Trensurb.

    Negativos:
    – Completa falta de senso urbano-paisagístico (paradas de ônibus, praças, calçadas);
    – Falta de atrações de qualidade, que fizessem um turista se deslocar da Europa para conhecer Porto Alegre e se encantar;
    – Falta de cuidado nos parques (exceto o Parcão);
    – Mendicância;
    – Transporte na cidade com muitas indefinições (sairá o BRT ou não?)
    – Transporte dos hotéis até a proximidade dos estádios;
    – Falta de uma orla qualificada ou com estrutura mínima para receber os turistas;
    – Cais do porto (irá sair ou não do papel?)
    – Falta de pessoal bilíngue (garçons, taxistas, vendedores)

    Curtir

    • Não será a Serra Gaúcha o nosso diferencial na Copa de 2014, levando-se em conta que a maior parte dos visitantes serão europeus, nem as nossas praias, por um motivo óbvio, mas a CULTURA GAÚCHA, como você diz “um Brasil diferente do que os estrangeiros estão acostumados”, e PORTO ALEGRE mesmo.

      Daí a necessidade de investimentos em hóteis-fazenda, no entorno da capital, e na qualificação dos espaços urbanos de POA, como o projeto do Cais da Mauá.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: