Cidades gaúchas são mapeadas por carros do Google Street View

O advogado Ricardo Scherer fotografou o carro do Street View em um posto de gasolina em Santa Cruz do Sul, no centro do Rio Grande do Sul Foto: Ricardo Scherer/Divulgação

Depois de Curitiba e Florianópolis, Porto Alegre e outras cidades gaúchas começaram a ser fotografadas pelo serviço de mapas em 360 graus do Google. Diversos usuários do Twitter afirmaram ter visto os carros do Street View circulando pelo Rio Grande do Sul. Além da capital gaúcha, os carros foram vistos em Gravataí e Canoas, na Grande Porto Alegre, e também em um posto de gasolina em Santa Cruz do Sul, no centro do Estado.

O estudante Henrique Scherer e o irmão, o advogado Ricardo Scherer fotografaram os veículos no domingo em um posto de gasolina na BR-471, em Santa Cruz do Sul. As câmeras que fazem as imagens para o serviço estavam cobertas, e o veículo, sem motorista. Já o produtor musical Giordani Vidal e a cantora gospel Fernanda Lara viram o carro no Centro de Canoas, e pararam para fotografar o veículo.

Segundo a assessoria de imprensa do Google no Brasil, existem 82 carros circulando pelo País e recolhendo imagens para o serviço. No mês passado, usuários identificaram os veículos do Google circulando por Curitiba, e desde segunda-feira também em Santa Catarina, em cidades como Florianópolis e Joinville. A empresa não deu previsão para o término dos registros nem quando o serviço nessas cidades deve entrar no ar. Em janeiro, os carros do Google voltaram a circular por São Paulo, onde os mapas estão no ar desde setembro de 2010, com novas câmeras, que fazem imagens com melhor resolução e podem cobrir uma área maior da cidade.

O Google Street View está disponível atualmente em 51 municípios brasileiros. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e cidades das regiões metropolitanas dessas três capitais, além de cidades históricas do interior de Minas Gerais, já contam com o serviço. O objetivo do Google é fotografar toda a malha viária do Brasil disponível no Google Maps, principalmente as cidades-sede da Copa de 2014.

Portal Terra



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

11 respostas

  1. eles vieram em campo bom e novo amburgo tambem, vi o carro já diversas vezes circulando por aqui, e é lógico atraindo mts curiosos

    Curtir

  2. Alexandre, não estão atualizando SP. O que ocorre lá é que ainda não haviam coberto 100% da cidade (especialmente a maioria dos bairros mais pobres e perigosos, no Rio foi a mesma coisa, que haviam ficado para uma segunda etapa), bem como houve problemas técnicos na captação de muitas imagens em SP e por isso terão que refazer, foi quando optaram por trocar os Fiat Stilo (venceu o contrato com a Fiat) por veículo mais alto (Chevrolet Captiva). No resto do mundo sempre foi carro e aqui passou a ser Suv (utilitário esportivo). Tudo o que falei aqui foi amplamente noticiado à época. Podes ter certeza que as imagens do Street View não estão sendo atualizadas e, sim, estão completando a cobertura e refazendo (onde houve problemas técnicos) na cidade de SP.

    Curtir

  3. Bah, o Google Earth (imagens aéreas estáticas via satélite) eles ainda atualizam de tempos em tempos, embora demore alguns anos entre uma atualização e outra.

    Já o Google Street View (imagens tiradas ao nível da rua), que começou a cobrir o planeta em 2007, é um trabalho bem mais complexo, falta muito para cobrirem o mundo todo e, nesse sentido, demorará muito para atualizarem, pois não é só bater fotos aéreas como no caso do Google Erath e, sim, tem que colocar os carros da Google novamente para circular por milhçoes e trilhões de quilômetros para conseguirem atualizar.

    Sendo assim, POA e tudo o que criticamos nela será eternizado na world wide web, para o mundo inteiro ver. Quando as pessoas quiserem começar a planejar as viagens para a Copa das Condeferações e a Copa do Mundo em POA, começarão a ver essa nossa POA no Street View…

    Para mim, é mais triste do que feliz essa notícia. Achava que fotografariam POA para o Street View quando já tivéssemos uma POA melhor e mais bela, ao menos mais cuidada, para a Copa. Lá para 2050 quem sabe o Google já cobriu ao nível da rua as ruas e avenidas do mundo todo e então começa a atualizar o seu banco de dados do Street View e, quem, sabe, até lá tenhamos algo melhor para ser fotografado.

    Curtir

    • Já estão atualizando as imagens de São Paulo. Os caras são mais rápidos do que nossos pensamentos.

      Curtir

  4. obrigatório copiar esse link 😉 http://obairrista.com/noticia&codigo=354

    Curtir

  5. bah, queria esse trabalho, ficar dirigindo pelas ruas numa Captiva..
    ahuashusauhsahuashu

    dimóóóis….

    Curtir

  6. De qualquer maneira, excelente notícia, já era hora de POA entrar pro Google Street View!

    Curtir

  7. O que se vai fazer? E o que temos para o momento.

    Curtir

  8. Logo esta semana chuvosa que eles vieram para cá…
    Porto Alegre já é feia por natureza, imagina com chuva!
    Eles vão achar que encontraram a verdadeira GOTHAN CITY: suja, decadente e escura.

    Curtir

  9. Curtir

%d blogueiros gostam disto: