Arte urbana no Dilúvio: publicado edital para patrocínio

A partir da próxima segunda-feira, 27, até o dia 8 de julho, empresas e produtores culturais, pessoas físicas e jurídicas, poderão apresentar manifestação de interesse para patrocinar a execução de projetos de arte urbana nos taludes do Arroio Dilúvio, conforme edital publicado ontem no Diário Oficial de Porto Alegre. No mesmo período estarão à disposição dos interessados os critérios gerais para encaminhamento de propostas. O material pode ser retirado na Rua Jerônimo Coelho, 107, 4º andar. O projeto tem por objetivo conservar e valorizar o espaço de cerca de 20 km, com trabalhos de arte urbana em pintura e todas as suas formas de expressão. Para ler a Manifestação de Interesse publicada pela prefeitura, clique AQUI.

Prefeitura Porto Alegre

=====
Ciclovia na ipiranga, grafite no díluvio, em 10 dias deve começar também a também a despoluição com apoio das universidades PUC e UFRGS, a exemplo de Seul.
Parece que a cidade esta acordando para melhorar seus espaços públicos, ao menos a Ipiranga vai ficar com uma nova cara.

Daniel Serafim



Categorias:ciclovias, Despoluição do Guaíba, Meio Ambiente, Reurbanização

Tags:,

30 respostas

  1. A ideia e’ interessante sim, apesar de o Augusto, surpreendentemente, ter falado algo com o qual tem-se que concordar – o fracasso do poder publico em coibir vandalismos e da sociedade como um todo por gerir estes vandalos. No caso da Ipiranga, a outra opcao seria colocar guardinhas 24 horas a cada 100m pra cuidar dos taludes do Diluvio. A proposta da Prefeitura me parece mais de acordo com nossa realidade e pode ate’ ter um efeito positivo.

    Curtir

    • “A ideia e’ interessante sim, apesar de o Augusto, surpreendentemente, ter falado algo com o qual tem-se que concordar…”

      Fiquei lisonjeado.

      Curtir

  2. Concordo 100% contigo Augusto. Os supostos artistas de rua conseguiram nos coagir a criar um paredão de grafite que corta a cidade no meio. O interessante é que ninguém posta aqui fotos de um arroio bem cuidado de outro país que tenha esse tipo de pintura.

    Mas não acho que vão pixar não, afinal se fizerem isso a coação vai parar de funcionar.

    E não entendo, ao meu ver grafite fica bonito quando em pouca quantidade. Se tivesse um a cada, sei lá, 1km, poderia ficar esteticamente interessante, mas toda a extensão??

    Curtir

    • E não existe mesmo, veja como ficará a Ipiranga, vai ser um carnaval, pode apostar.. qualquer tipo de arte, de rua ou que seja, tem de ter planejamento para que se alcance a harmonia e o título de ‘Arte’.. essa coisa de dizer que qualquer coisa é arte é errado..dizem que a ‘arte não se define’ .. errado, a arte, por mais abstrata, deve ter sentido, deve ser pensada, deve ter um propósito.. mas o fato é que as pessoas admiram a Arte simplesmente pelo culto de admirar.. elas não entendem o que vêm, mas o sentimento de apreciar inconscientemente preenche seus egos.

      Engana-se quem acha que pixações posteriores não acontecerão..agora sim é que vai começar.. A grafitagem na Ipiranga vai ser a porta de entrada para a vagabundagem.. o visual será poluido, desacolhedor.. motivação para moradores de rua e drogados.. vai ser um circo louco de cores..

      Essa pixação no LA River é fortemente combatida, é crime.. estão sempre limpando.. não é algo permitido.. o lugar é uma aberração, apesar de popular.. foi ali que o skate ganhou força e sentido.. foi ali que arnold schwarzenegger filmou a cena da moto em exterminador do futuro 2.. esse lugar é o símbolo anarquista da cidade.

      O quê eu acho? A Ipiranga se tornará popular, ponto turístico da cidade.. hoje não existe nada para ver lá, em breve terá estas pixações.. bom ou ruím, é algo para ver.

      Curtir

  3. situação semelhante em los angeles,

    tenho plena confiança que em porto alegre ficará melhor, sem brincadeiras.

    Curtir

  4. Agora só o que falta (segundo a Lei de Murphy) é os pichadores picharem por cima dos grafites. Vai ser poluição visual em dose dupla…uma sobreposta sobre a outra. Ainda vamos ver muito disso.

    Curtir

  5. Sinceramente, eu prefiria sem grafite!
    Que mal há em deixar as taludes lisas, limpas, claras?
    Por acaso aquele arroio recuperado da Coreia do Sul tem grafitagem? Óbvio que não, por isso é bonito!

    Curtir

    • A diferença é que na Coréia eles são educados e não vão la “pichar”.

      Curtir

    • Rafa. A decisão pela grafitagem é nada mais do que o reconhecimento explícito do Poder Público de que ele é absolutamente incapaz para barrar os pichadores. É a prova cabal de que o vandalismo em Poa é o vencedor absoluto. Vergou a Brigada e o Executivo Municipal.
      A única coisa que restou à Administração Pública foi conceder aos grafiteiros (pichadores artísticos), espaços públicos para praticarem sua “arte” a fim de ocuparem os espaços que seriam vandalizados pelos pichadores “não artísticos”.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: