Caxias do Sul cogita promover rodízio de veículos

Secretário de transportes considera média de 1,82 carro por habitante muito elevada

O excesso de veículos transitando por Caxias do Sul levou o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Jorge Dutra, a cogitar medidas controversas para o futuro. Ele não descartou a adoção de rodízios de placa ou cobrança de pedágio para circular em determinadas vias. Segundo dados de maio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a cidade tem um veículo para cada 1,82 habitante, uma média considerada elevada.

Dutra enumerou ações que podem melhorar o fluxo na cidade. Ele sustenta que a prioridade deve ser o transporte coletivo e o fluxo de veículos, com a possível retirada de estacionamentos e o aumento da frota e das linhas do táxi-lotação. Até o fim do ano, o secretário pretende abrir uma licitação ampliando de quatro para seis o número de linhas e de 21 para 44 o número de azuizinhos na cidade.

Com a nova licitação para a operação da zona Azul, o secretário também pretende aumentar a área coberta pelo serviço. Os motoristas têm encontrado dificuldade para achar uma vaga até em estacionamentos particulares, na área central, em horários de pico.

Correio do Povo



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

14 respostas

  1. Em São Paulo implantaram o rodízio de carros e o que aconteceu? Aumentou imensamente a venda de carros (A cidade de SP tem 10% do PIB brasileiro e compra 15% dos carros vendidos no país). Isso aconteceu porque famílias que tinham um carro, compraram o segundo com placa diferente, para poderem circular todos os dias da semana, as que tinham 2 compraram o terceiro e assim por diante. E hoje, a capital paulista tem mais automóveis que Tóquio, por exemplo. Mas quase ninguém migrou para o transporte público, porque ele é ruim e insuficiente.

    Ou seja (lição), não adianta restringir o uso de automóveis sem antes qualificar os serviços de transporte coletivos.

    Curtir

  2. Tem ciclista que e’ pior que ********* ; alias, o pior mesmo e’ um ciclista *********** e vegetariano, ai sim ninguem aguenta. [2]

    fato
    sausausahusahuashuahuasusahuashuas

    Nunca fui atropelado por carros, mas por catador e por 3 bicicletas sim… e quase por uma moto uma vez.

    O do catador ja contei aqui, no centro e tudo mais, bateu no meu rosto, e logo depois uma carroça quase me atropelou…

    Dos ciclistas, vieram a milhão pela parte perto da calçada e bateram em mim, e um outro passando entre os carros quando fui atravessar….(maisou menos, eu ia atravessar mas tava na calçada ainda.. bem no meio fio…)
    Desses, 1 foi na faixa, os outros eu estava errado mesmo ..
    sahusahsahusahusauas

    Ao menos com os carros, o transito fica parado, ae não corro riscos..
    hoho

    Curtir

  3. Tem ciclista que e’ pior que ecoxiita; alias, o pior mesmo e’ um ciclista ecoxiita e vegetariano, ai sim ninguem aguenta.

    A solucao para o problema ja’ existe em Londres, nao adianta inventar estas ideias estupidas de terceiro mundo de fazer rodizio de carros. Tem que delimitar uma area da cidade (Centro) e cobrar diaria de quem entra com o uso de cameras com leitura de placas e multas automaticas. O problema e’ que isso seria muito complicado e muito tecnologico pra esses jegues brasileiros por em pratica.

    Curtir

    • Pior mesmo são os UK desrespeitososxiitas.

      Mas concordo que as soluções estão espalhadas em cidades mundo a fora, basta adaptá-las para nossa realidade. A questão é vontade política de ir contra os carrólatrasxiitas.

      Curtir

  4. Voto de proibirem tambem as bicicletas do centro, ja fui atropelado por ciclistas, 3 vezes
    =///

    Um perigo isso.

    Curtir

  5. deveriam nada… se os onibus ja andam lotados assim, iagina proibindo carros em de circularem, ta louco.,
    um absurdo.

    Bota um metrô na cidade, ai sim da pra conversar sobre isso.

    E fazer um rodizio na cidade dos gringos la, ainda mais Caxias, onde adoram sair pra exibir os carros, vai ser pedir pra perder votos nas eleições..
    sahushuhasu

    Curtir

  6. Deveriam fazer isso em porto alegre também 😉

    Curtir

    • Pedágio/parquímetro sim, rodízio não!

      Curtir

      • Pedágio, parquímetro, rodízio, fechar certas ruas para a circulação de carros e proibir estacionamento de carros ao longo das vias no centro da cidade.

        Curtir

    • Deviam proibir carros. Também deviam derrubar o capitalismo e finalmente instaurar o comunismo. Restringir todas as liberdades, não apenas a de movimentação.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: