Fontes secas em Porto Alegre

Porto Alegre é uma cidade terrivelmente quente no verão. À exemplo de Madrid, onde a temperatura chega a 40ºC. Mas a capital espanhola tem, em cada quadra, uma fonte. Porto Alegre é a cidade das fontes secas.

Grande parte de suas poucas fontes não vêem água há anos. Anexo algumas delas. Esta, de fronte à Beneficiência Portuguesa – a última – é de dar dó: vê-se os canos secos, enferrujados, mas sem água. O único que esborrifa água na Rendenção é aquele grandão, no meio da esplanada. O resto está seco. Uma fonte jorrando água é um recurso barato de embelezamento da cidade, refresca o ar no verão e dá um ar civilizado e elegante pra qualquer ambiente.

Algum motivo especial, prefeitura?

Foto: Marcelo Bumbel

Foto: Marcelo Bumbel

Foto: Marcelo Bumbel

Foto: Marcelo Bumbel

Texto enviado por Marcelo Bumbel
Fotos: Marcelo Bumbel


Categorias:Parques da Cidade

Tags:, , , ,

17 respostas

  1. As 2 primeiras fontes estão funcionando. Agora no inverno, talvez, não, porque não é necessário. Qto à da Pça em frente ao colégio do Rosário, está abandonado, o que é uma lástima mesmo! A fonte do Paço Municipal, parece que está em Reforma ou pronta p/ser mudada de local, talvez? Está coberta c/plásticos pretos. A outra, parece que é do DMAE? Funciona em dias quentes tb. Já vi! Mas vc tem razão quanto a beleza estética destas! Eu apoio que todas sejam reativadas, restauradas e ativadas no verão!

    Curtir

  2. @ portofan:

    Sim visitei…e o local e’ mais bonito ao vivo que em fotos. Deslumbrante. Depois passarei algumas fotos para o Gilberto publicar aqui!!

    Curtir

  3. Falando em águas…a Ecoplan apresentou o projeto para o traçado da segunda ponte do Guaíba. Vai ligar o Saco da Alemoa à Rua Dona Teodora.
    Fontes: Correio do Povo e Site Movimento da Ponte do Guaíba.

    PS. Calma aos apressadinhos. É só projeto. Se vai sair do papel…aí são outros quinhentos.

    http://novapontedoguaiba.blogspot.com/2011/06/movimento-ponte-guaiba-tem-copia-do.html

    Curtir

  4. Fugindo do assunto, alguém sabe o que estão fazendo na Av. Icaraí? O meio-fio do canteiro central foi todo arrancado de um lado.

    Curtir

  5. Gérson, visitastes a bela Estación Ciência y Artes lá em Valência? No ano que vem João Pessoa inaugurará um mega centro de eventos de estilo arquitetônico grandioso e muito semelhante. Queria que Poa, a primeira cidade fora do eixo Rio-Sp no ranking de eventos, tivesse um centro de eventos assim, bem como uma estação para ciência e artes (João Pessoa tem uma desde 2008, projetada por Niemeyer).

    O nosso Cais do Porto também merecia algo mais ousado, grandioso e Valenciano do que o projeto que Tarso está a engavetar. Se João Pessoa (Paraíba) pode, nó também podemos!

    Não sei como até hoje Poa ainda não tem um centro de eventos.

    Curtir

    • E a demanda é incrível. Agenda lotada sempre. Para conseguir um lugar hoje, é preciso esperar mêses. A carência de espaços públicos que abriguem eventos na cidade é gritante.

      Curtir

  6. Doces ironias: Poa é a cidade do rio sem hidrovia e das fontes sem água.

    Curtir

  7. Gilberto, não entendi porque repostaste este artigo que escrevi, pois a prefeitura já colocou a funcionar as fontes da Rendenção – aliás, te mandei fotos delas com água. Restam a praça em frente à Beneficiência Portuguesa, que além das fontes secas virou moradia permanente de um bando de sem-teto.

    Curtir

  8. As fontes de P.Alegre sao uma vergonha…., quando nao estao quebradas, rodeadas por cercas baratas enferrujadas e jorrando agua que mais parece chuveiro lorenzetti 110v no inverno….estao desligadas!
    VERGONHA.
    Acabei de passar alguns dias na cidade espanhola de Valencia. Cidade cheia de fontes maravilhosas, monumentos e jardins floridos.
    PORTO ALEGRE E’ TRI.ste!

    Curtir

  9. Gilberto, acho cabível que em algum lugar do site tenha uma lista com os contatos dos vereadores para facilitar a comunicação com quem “resolve” algo na cidade (isto é, quando não se revolvem em intrigas políticas). Bombardeá-los de e-mails como essa pergunta sobre a secura das fontes é talvez a única forma de fazê-los notar os problemas da cidade, ao invés de pensar em CPI e se a Luciana Genro foi ameaçada por quem ou não etc…

    Curtir

  10. Parabens pelo blog!
    excelente que pessoas como voces facam esse trabalho de denuncia que a nossa midia hipocrita nao faz. Obrigada

    Curtir

  11. Roma, além das famosas fontes de água jorrando, tem bicas de água potável para qualquer um beber espalhadas por toda cidade. E dizem que elas funcionam desde do império romano.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: