Metsul alerta: quinzena deve ser a mais fria desde 2000 no Estado

Meteorologia afirma que temperaturas baixas vão se manter pelo menos até o dia 10 do próximo mês.

Novo Hamburgo  – Preparem seus casacos, mantas, luvas e toucas, pois a região terá mais dias gelados. A MetSul Meteorologia alerta que até o dia 10 de julho o frio ficará por aqui, e de forma intensa. Desde a primeira quinzena de julho de 2000, não tínhamos tantos dias consecutivos com temperaturas tão baixas e até negativas. Apesar disso, é pequena a chance de queda de neve novamente nesta terça-feira. O vento, que ontem causou estragos e falta de luz em várias cidades, também diminuirá. O instituto informa que um corredor polar está aberto desde a Antártida. Além disso, a circulação atmosférica está fazendo com que as temperaturas baixas fiquem com a gente por mais tempo.

O frio de ontem, que chegou a 5 graus, fez muita gente ficar encolhida e a sensação era parecida a de estar dentro de um refrigerador – e com um ventilador ligado. Entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira nevou em Canela, Gramado, Caxias do Sul, São José dos Ausentes e Bom Jesus. Em São Francisco de Paula, o fenômeno foi visto às 16h10. Também nevou em Igrejinha. Alguns moradores da Rua Alegrete, em Novo Hamburgo, viram chuva congelada por volta da 1 hora ontem.

A Estação Climatológica de Campo Bom mediu 6,8 graus às 7 horas desta segunda, além de rajadas de vento que chegaram a 72 quilômetros por hora, o que ajudou a baixar a sensação térmica. Em cidades da região metropolitana a sensação térmica chegou a 5 graus negativos.

Até o uso de aquecedores foi dificultado, já que danos na rede elétrica provocaram a falta de energia para pelo menos 10 mil clientes da AES Sul em Caçapava do Sul, Canoas e Novo Hamburgo. A concessionária mobilizou 250 equipes para os reparos.

Jornal NH



Categorias:Clima

Tags:, ,

2 respostas

  1. Se a MetSul disse, então é lei.
    Tem dois blog que acompanho há anos: um deles é este (blog Porto Imagem) e o outro é o da Metsul.
    Os caras são excelentes profissionais!

    Curtir

  2. Nada melhor para esquentar o corpo que umas pedaladas pela cidade, aconselho o uso de luvas, balaclava, assim como calça de baixo e camisa segunda pele (Thermoskin) Quando sair para pedalar não colocar muita roupa, o ideal e ficar sentindo um pouquinho de frio, pois logo o corpo esquenta e fica molhado de suor. 🙂 Dicas para pedalar em dias frios não faltam na internet, e com esse dia maravilhoso de hoje não dá para resistir! 🙂

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: