Levantamento da Consultoria Legislativa do Senado aponta gastos da ordem de US$ 40 bilhões
SÃO PAULO – A Copa do Mundo de 2014 no Brasil será a mais cara da história, com gastos da ordem de 40 bilhões de dólares (cerca de R$ 62 bilhões), segundo levantamento da Consultoria Legislativa do Senado. Os números foram considerados sem “nenhum fundamento” pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, nesta quarta-feira.
“O nosso país, dono de vários recordes no futebol mundial, já tem mais um: o da Copa mais cara de todos os tempos”, afirmou o consultor legislativo do Senado para as áreas de Turismo e Esporte, Alexandre Guimarães, em artigo.
Nesta conta estão incluídos 33 bilhões de reais anunciados pela presidente Dilma Rousseff para obras de infraestrutura da Copa – incluindo segurança e saúde -, 7 bilhões de reais que devem ser gastos em estádios pelo setor público e os 20 bilhões de reais que o BNDES disponibilizará para financiamento do trem-bala Rio de Janeiro-São Paulo.
Somados, esses valores chegariam a 38 bilhões de dólares pela cotação do dólar na tarde desta quarta. O trem-bala, no entanto, não ficará pronto para a Copa do Mundo de 2014 e sua operação durante a Olimpíada de 2016 no Rio não é uma exigência colocada em edital para a empresa que vencer a licitação.
Mesmo assim, os valores a serem gastos pelo Brasil ainda ficariam bastante acima dos 8 bilhões de dólares que, segundo Guimarães, a África do Sul desembolsou para realizar o evento, até hoje o mais caro da história, entre estádios e obras de infraestrutura.
“Mesmo o número específico para a Copa [excluindo gastos com infraestrutura], vai passar fácil a África do Sul, que foi a mais cara até agora”, disse o consultor, por telefone.
O ministro Orlando Silva contestou o levantamento da Consultoria Legislativa do Senado e afirmou que o número de 40 bilhões de dólares apontado por Guimarães é “cabalístico” e sem “nenhum fundamento”.
“A Copa do Mundo é um estímulo, é um catalisador, um mecanismo que faz com que o país antecipe investimentos que, mais cedo ou mais tarde, teria que fazer para melhorar as suas cidades”, disse Silva durante o programa Bom Dia, Ministro, da NBR.
Para ele, “não é justo colocar na conta da Copa” esses investimentos em áreas que não terão ligação direta com o evento. “O que tem que se colocar na conta da Copa são os investimentos em estádios, os investimentos em questões operacionais para a realização do Mundial”, defendeu.
Para Guimarães, da Consultoria Legislativa do Senado, no entanto, foi o governo que colocou todos os investimentos na mesma rubrica da Copa do Mundo. A consultoria é encarregada de produzir estudos e notas técnicas de esclarecimento sobre questões de relevância para o Congresso.
Para ele, um exemplo disso é a aprovação na Câmara dos Deputados do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para obras do Mundial e dos Jogos Olímpicos de 2016.
“Por que se aprovou o RDC? Para a Copa”, disse Guimarães. “Tudo vai entrar como obra da Copa depois do RDC”, acrescentou.
Na madrugada desta quarta-feira os deputados concluíram a votação da medida provisória que cria um regime especial para as obras da Copa do Mundo de 2014, das Olimpíadas de 2016 e da Copa das Confederações de 2013.
Pelo regulamento, que ainda tem que ser aprovado no Senado, o governo não precisará informar ao público os valores que pretende gastar em cada obra até o final da licitação. Durante o processo, esses dados ficarão restritos a órgãos de controle.
Categorias:COPA 2014
quantos hospitais vao ser construido pra co´pa
CurtirCurtir
Trem-bala Rio-Sampa?! Hilário!!!
CurtirCurtir
COPA: a máfia no novo milênio!!! E dinheiro p/saúde, educação e cultura, não tem! ISTO É UMA VERGONHA!!!
CurtirCurtir
Quais os benifícios que nos trará esta copa ? Primeiro: não serão investidos estes valores, Segundo: pouquisímos brasileiros poderão assistir estes jogos, pelos valores que custarão, terceiro: O único beníficio para nós será vender pipocas e algodão doce e etc aos arredores dos estadios kkkkkkkkkk sinseramente!!!!!! COPA NO BRASIL PARA MILIONÁRIOS ESTRANGEIROS
CurtirCurtir
isto não nos surpriende, diante do inicio da nossa historia, onde obras super faturadas envolvendo poderosos e políticos, que não dão a mínima nem para o brasil e muito menos por nós brasileiros e que estão preoculpados em enriquecer cada vez mais, onde vemos total desrespeito por nós, pois esses valores não terá qualquer sindicância. QUE VERGONHA PARA TAIS GOVERNANTES! O que vemos é alta de inflação, ao contrário do que foi anunciado pela atual Presidenta a mais alta desde 2005 como mostrou o JN, sem falar no caos dos hospitais e escolas públicas. No caso dos hospitais, marcamos uma consulta simples para daqui no mínimo 3 meses e das escolas públicas onde o que reprova são apenas ausência. SOCORRO QUEREM NOS MATAR!!!! ESTAMOS EM GUERRA E SÓ NOS BRASILEIROS PODEMOS MUDAR ISTO! REVOLUÇÃO JÁ!!!!!!!
CurtirCurtir
A mais cara da historia, e a com menos obras feitas.
Incrivel, é magica do Brasil.
CurtirCurtir
“Não é mágica, é tecnologia”: não sei porque me lembrei desse bordão de venda. No mundo inteiro não existe classe dirigente de um país mais preparada, com tanta capacidade técnica para disperdiçar e desviar recursos públicos.
Mas isso será café pequeno; pois, ano a ano, pagamos para ao estado brasileiro como um todo mais de 1 TRILHÃO de reais em impostos e recebemos quase nada em retorno, tanto que os serviços públicos são um desastre, nenhum se salva. Só sendo muito eficiente mesmo para fazer sumir tanto dinheiro assim.
CurtirCurtir
É revoltante! P/isto há dinheiro de sobra e p/a construção do Teatro da Ospa que completou 60 anos, não tem!!! É uma VERGONHA!!!
CurtirCurtir
O futebol cega os brasileiros. Mesmo quem não gosta, é vítima da lavagem cerebral chamada GOL. O futebol foi inventado para que o brasileiro seja explorado enquanto grita gol.
Já estamos em 2011.. é triste ver a imaturidade e irresponsabilidade do sistema brasileiro.
E a dificuldade de sobreviver nessa selva gigante e cara, faz com que a reflexão e conscientização da realidade sem máscara esteja apenas ao alcance de poucos. Pensar, para os menos afortunados, é bobagem, eles só querem a bolsa no final do mês. Os menos afortunados ditam a realidade deste país, pois são eles as maiores vítimas da lavagem cerebral imposta pelos bandidos e marginais que estão no poder.
Se os pobres não votassem nesse país, seriamos a nação mais poderosa do mundo. A democracia política é e sempre será o grande mal do século.
Somos reféns de bandidos dominados por bandidos que nos roubam legalmente.
2012 é a única solução. A profecia precisa ser real.
CurtirCurtir
Mudando de assunto… e o Cais do Porto? O projeto morreu?
O sr. governador não está preocupado, já que ele tem casa no bairro Moinhos, viaja pra Europa, passa a vida numa boa… o resto que se f…
CurtirCurtir
Aqui no RS somos ricos e não gostamos de investimentos, esqueceu?
Por que o Cais?
Por que as Papeleiras?
Por que a Ford?
Por que o Pontal?
CurtirCurtir
Mas irão gastar tudo isso no quê?
Vão destinar:
– 1/3 para os estádios,
– 1/3 para o bolso e
– 1/3 para obras de infraestrutura (precárias)
Enquanto isso, temos um país com hospitais lotados, alta criminalidade, transporte de péssima qualidade…
Isso tudo é culpa daquele irresponsável do ex-presidente petista! Bem que muitos disseram que o Brasil não deveria sediar esta copa. Não está servindo para nada. Pois os projetos que poderiam mudar a cara do Brasil estão sendo feitos nas coxas e quando ficarem prontos serão de péssima qualidade.
CurtirCurtir
e lá se vai o nosso dinheiro… e pior: sem saber pra onde e quanto caso seja aprovado no senado….que maravilha!!!
CurtirCurtir
Exatamente. Será a mais cara porque nunca roubaram tanto. Ditadura já!
CurtirCurtir
Poderia ser, se efetivamente esse dinheiro fosse gasto, mas provavelmente nem 1/4 dessa grana será aplicada até a Copa.
CurtirCurtir
Julião o meu medo é que seja aplicado 2, 3, 4 vezes mais que isso aí …. e não terminem as obras …
CurtirCurtir
Esse dinheiro não existe. Por exemplo, incluem os mais de 4 bilhões de reais que seriam investidos nos aeroportos brasileiros, mas quase nada foi aplicado até agora e não conseguirão fazer até a Copa.
CurtirCurtir
Exato, a copa é o novo PAC, tudo que é proposto é em nome dela, mas entre anunciarem e sair é outra história.
CurtirCurtir