Copa de 2014 será a mais cara da história, diz consultor do Senado

Levantamento da Consultoria Legislativa do Senado aponta gastos da ordem de US$ 40 bilhões

SÃO PAULO – A Copa do Mundo de 2014 no Brasil será a mais cara da história, com gastos da ordem de 40 bilhões de dólares (cerca de R$ 62 bilhões), segundo levantamento da Consultoria Legislativa do Senado. Os números foram considerados sem “nenhum fundamento” pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, nesta quarta-feira.

“O nosso país, dono de vários recordes no futebol mundial, já tem mais um: o da Copa mais cara de todos os tempos”, afirmou o consultor legislativo do Senado para as áreas de Turismo e Esporte, Alexandre Guimarães, em artigo.

Nesta conta estão incluídos 33 bilhões de reais anunciados pela presidente Dilma Rousseff para obras de infraestrutura da Copa – incluindo segurança e saúde -, 7 bilhões de reais que devem ser gastos em estádios pelo setor público e os 20 bilhões de reais que o BNDES disponibilizará para financiamento do trem-bala Rio de Janeiro-São Paulo.

Somados, esses valores chegariam a 38 bilhões de dólares pela cotação do dólar na tarde desta quarta. O trem-bala, no entanto, não ficará pronto para a Copa do Mundo de 2014 e sua operação durante a Olimpíada de 2016 no Rio não é uma exigência colocada em edital para a empresa que vencer a licitação.

Mesmo assim, os valores a serem gastos pelo Brasil ainda ficariam bastante acima dos 8 bilhões de dólares que, segundo Guimarães, a África do Sul desembolsou para realizar o evento, até hoje o mais caro da história, entre estádios e obras de infraestrutura.

“Mesmo o número específico para a Copa [excluindo gastos com infraestrutura], vai passar fácil a África do Sul, que foi a mais cara até agora”, disse o consultor, por telefone.

O ministro Orlando Silva contestou o levantamento da Consultoria Legislativa do Senado e afirmou que o número de 40 bilhões de dólares apontado por Guimarães é “cabalístico” e sem “nenhum fundamento”.

“A Copa do Mundo é um estímulo, é um catalisador, um mecanismo que faz com que o país antecipe investimentos que, mais cedo ou mais tarde, teria que fazer para melhorar as suas cidades”, disse Silva durante o programa Bom Dia, Ministro, da NBR.

Para ele, “não é justo colocar na conta da Copa” esses investimentos em áreas que não terão ligação direta com o evento. “O que tem que se colocar na conta da Copa são os investimentos em estádios, os investimentos em questões operacionais para a realização do Mundial”, defendeu.

Para Guimarães, da Consultoria Legislativa do Senado, no entanto, foi o governo que colocou todos os investimentos na mesma rubrica da Copa do Mundo. A consultoria é encarregada de produzir estudos e notas técnicas de esclarecimento sobre questões de relevância para o Congresso.

Para ele, um exemplo disso é a aprovação na Câmara dos Deputados do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para obras do Mundial e dos Jogos Olímpicos de 2016.

“Por que se aprovou o RDC? Para a Copa”, disse Guimarães. “Tudo vai entrar como obra da Copa depois do RDC”, acrescentou.

Na madrugada desta quarta-feira os deputados concluíram a votação da medida provisória que cria um regime especial para as obras da Copa do Mundo de 2014, das Olimpíadas de 2016 e da Copa das Confederações de 2013.

Pelo regulamento, que ainda tem que ser aprovado no Senado, o governo não precisará informar ao público os valores que pretende gastar em cada obra até o final da licitação. Durante o processo, esses dados ficarão restritos a órgãos de controle.

Fonte: Estadão.com.br



Categorias:COPA 2014

Tags:,

18 respostas

  1. quantos hospitais vao ser construido pra co´pa

    Curtir

  2. Trem-bala Rio-Sampa?! Hilário!!!

    Curtir

  3. COPA: a máfia no novo milênio!!! E dinheiro p/saúde, educação e cultura, não tem! ISTO É UMA VERGONHA!!!

    Curtir

  4. Quais os benifícios que nos trará esta copa ? Primeiro: não serão investidos estes valores, Segundo: pouquisímos brasileiros poderão assistir estes jogos, pelos valores que custarão, terceiro: O único beníficio para nós será vender pipocas e algodão doce e etc aos arredores dos estadios kkkkkkkkkk sinseramente!!!!!! COPA NO BRASIL PARA MILIONÁRIOS ESTRANGEIROS

    Curtir

  5. isto não nos surpriende, diante do inicio da nossa historia, onde obras super faturadas envolvendo poderosos e políticos, que não dão a mínima nem para o brasil e muito menos por nós brasileiros e que estão preoculpados em enriquecer cada vez mais, onde vemos total desrespeito por nós, pois esses valores não terá qualquer sindicância. QUE VERGONHA PARA TAIS GOVERNANTES! O que vemos é alta de inflação, ao contrário do que foi anunciado pela atual Presidenta a mais alta desde 2005 como mostrou o JN, sem falar no caos dos hospitais e escolas públicas. No caso dos hospitais, marcamos uma consulta simples para daqui no mínimo 3 meses e das escolas públicas onde o que reprova são apenas ausência. SOCORRO QUEREM NOS MATAR!!!! ESTAMOS EM GUERRA E SÓ NOS BRASILEIROS PODEMOS MUDAR ISTO! REVOLUÇÃO JÁ!!!!!!!

    Curtir

  6. A mais cara da historia, e a com menos obras feitas.

    Incrivel, é magica do Brasil.

    Curtir

    • “Não é mágica, é tecnologia”: não sei porque me lembrei desse bordão de venda. No mundo inteiro não existe classe dirigente de um país mais preparada, com tanta capacidade técnica para disperdiçar e desviar recursos públicos.

      Mas isso será café pequeno; pois, ano a ano, pagamos para ao estado brasileiro como um todo mais de 1 TRILHÃO de reais em impostos e recebemos quase nada em retorno, tanto que os serviços públicos são um desastre, nenhum se salva. Só sendo muito eficiente mesmo para fazer sumir tanto dinheiro assim.

      Curtir

  7. É revoltante! P/isto há dinheiro de sobra e p/a construção do Teatro da Ospa que completou 60 anos, não tem!!! É uma VERGONHA!!!

    Curtir

  8. O futebol cega os brasileiros. Mesmo quem não gosta, é vítima da lavagem cerebral chamada GOL. O futebol foi inventado para que o brasileiro seja explorado enquanto grita gol.

    Já estamos em 2011.. é triste ver a imaturidade e irresponsabilidade do sistema brasileiro.

    E a dificuldade de sobreviver nessa selva gigante e cara, faz com que a reflexão e conscientização da realidade sem máscara esteja apenas ao alcance de poucos. Pensar, para os menos afortunados, é bobagem, eles só querem a bolsa no final do mês. Os menos afortunados ditam a realidade deste país, pois são eles as maiores vítimas da lavagem cerebral imposta pelos bandidos e marginais que estão no poder.

    Se os pobres não votassem nesse país, seriamos a nação mais poderosa do mundo. A democracia política é e sempre será o grande mal do século.

    Somos reféns de bandidos dominados por bandidos que nos roubam legalmente.

    2012 é a única solução. A profecia precisa ser real.

    Curtir

  9. Mudando de assunto… e o Cais do Porto? O projeto morreu?

    O sr. governador não está preocupado, já que ele tem casa no bairro Moinhos, viaja pra Europa, passa a vida numa boa… o resto que se f…

    Curtir

  10. Mas irão gastar tudo isso no quê?

    Vão destinar:
    – 1/3 para os estádios,
    – 1/3 para o bolso e
    – 1/3 para obras de infraestrutura (precárias)

    Enquanto isso, temos um país com hospitais lotados, alta criminalidade, transporte de péssima qualidade…

    Isso tudo é culpa daquele irresponsável do ex-presidente petista! Bem que muitos disseram que o Brasil não deveria sediar esta copa. Não está servindo para nada. Pois os projetos que poderiam mudar a cara do Brasil estão sendo feitos nas coxas e quando ficarem prontos serão de péssima qualidade.

    Curtir

  11. e lá se vai o nosso dinheiro… e pior: sem saber pra onde e quanto caso seja aprovado no senado….que maravilha!!!

    Curtir

  12. Exatamente. Será a mais cara porque nunca roubaram tanto. Ditadura já!

    Curtir

  13. Poderia ser, se efetivamente esse dinheiro fosse gasto, mas provavelmente nem 1/4 dessa grana será aplicada até a Copa.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: