Nova tecnologia acelera circulação na 3ª Perimetral

Terceira Perimetral terá novos semáforos. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Semáforos de 14 cruzamentos da 3ª Perimetral, trecho entre a Benjamin Constant e a Protásio Alves, já utilizam o Sistema de Controle de Trânsito Adaptativo em Tempo Real (Scats). A nova tecnologia, experiência colocada em teste pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a empresa gaúcha Digicon, já nos preparativos para a Copa de 2014, irá acelerar de 20% a 30% o tempo de circulação, a partir do controle de tráfego pelo número de veículos localizados nas proximidades dos cruzamentos.

Segundo resultados das aplicações do sistema em outras cidades, principalmente do exterior, seu uso reduz as paradas dos veículos em até 40% e diminui a incidência dos atrasos em cerca de 20%. O software também traz sua contribuição ao meio ambiente ao provocar a queda nas emissões de gases em 7% e de consumo de combustível em 12%.

Na medida em que o fluxo de veículos diminui, ou aumenta, o sistema permite a troca de sinais automaticamente, acelerando a circulação. No trecho em teste serão beneficiados cruzamentos de constante acúmulo de veículos, principalmente nos horários de pico, como os da Avenida Dom Pedro II  com as ruas Américo Vespúcio, Barão do Cotegipe e Cristóvão Colombo, além da Carlos Gomes com Plínio Brasil Milano, 3ª Perimetral com Anita Garibaldi e com João Caetano.

Vanderlei Cappellari, Diretor Presidente da EPTC, explica o projeto: “Sua implantação possibilita um ganho de praticamente mais uma faixa de circulação para os veículos. Se plenamente aprovado, como tudo indica, este tipo de sistema será implantado efetivamente a partir de 2012 também em outras vias de intenso fluxo, como a Farrapos, Protásio Alves, Bento Gonçalves, Assis Brasil e Sertório, entre outras”.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, ,

8 respostas

  1. Eu sou sempre favorável ao uso de tecnologias para melhorarem nossa vida, gosto de uma queda de 7% nas emissões. Eu me pergunto: qual é a velocidade média efetiva da 3ª perimetral? Eu não ando muito por ela, mas em outras ruas, vejo os carros acelerando muito ao arrancar, fazendo barbaridades para mais adiante parar no semáforo, que estaria ajustado para a velocidade máxima permitida na via. Não adiantaria usar esta tecnologia, se o comportamento de motoristas for este, em alguns pontos da via ultrapassam velocidades permitidas, mas na média a velocidade é baixa. Usar esta tecnologia sem considerar isto, pode ser uma maneira de aumentar ainda mais a violência no trânsito.

    Curtir

    • Deixa eu explicar antes como essa violência pode ser aumentada: Imaginem que os motoristas estão sabendo que no semáforo tem essa tecnologia, não existirá mais aquele bom senso do motorista andar mais devagar para esperar o semáforo abrir, ele irá o mais rápido possível, pois saberá que com uma certa quantidade de veículos parados o semáforo logo abrirá.

      Curtir

  2. O dia que eu conheci o centro de operações, onde ficam as câmeras da EPTC e o controle semafórico, eles estavam avaliando e verificando e ajustando o trânsito da Carlos Gomes pois havia tido um acidente.
    Portanto, a EPTC faz tantas coisas além de multar, mas infelizmente por desconhecimento dos cidadãos ela não é reconhecida como merece.

    E um detalhe importante, eles multam quem fez algo errado….. então onde esta o problema?

    Curtir

    • É isso ai Daniel! E se considerarmos a quantidade de infrações que cada motorista faz por dia o número de multas é irrisório.

      Curtir

    • Eu particularmente acho que se multa muito mal… sei lá, só fui multado uma vez recentemente pq eles fazem questão de botar pardal móvel na descida do viaduto da Borges (no Menino Deus). Tipo, só me distraí na descida, não estava nem a 70 km/h. Sei que errei (me distraí), mas onde estão os azuizinhos multando quem tranca cruzamento, passa sinal vermelho, etc? É difícil dirigir na hora do rush sem ver uma infração dessas em cada sinal vermelho. Sem falar nos magrões que andam a 100 km/h na Icaraí em outros horários.

      Em relação a desconhecimento da população sobre o que a EPTC faz eu não sei dizer mas talvez seja uma questão deles investirem mais em RP.

      Curtir

      • Como eu disse eu acho que se multa pouco, todas as infrações deveriam ser multadas ou impedidas de serem cometidas com algum aparato tecnológico, como os limitadores de velocidade:
        http://todaoferta.uol.com.br/comprar/limitador-de-velocidade-para-veiculos-e-motos-RJVW0WDEHL#rmcl

        Uma distração ao volante pode causar um acidente sério. Eu entendo que a nossa tendência é sempre quereremos nos desculpar do erro, “bah…foi só isso, tem coisa pior”, sim tem coisas piores, mas elas não tem nada a ver com meu erro, se errei tenho que ser punido.

        Diversos artigos do CTB a EPTC não consegue multar por falta de regulamentação dos mesmo, parece piada, mas tem cada coisa que não dá para acreditar.

        Uma boa medida seria a obrigatoriedade de limitador de velocidade com receptor em todos os carros, e um transmissor nas entradas das avenidas, assim o motorista pode acelerar ou se distrair que nunca passará do limite.
        Sensores semelhantes poderiam ter nas sinaleiras pegando todos que as ultrapassassem fechadas ou trancassem cruzamentos.

        Tecnologia é o que não falta, basta usá-la para o bem!

        Curtir

      • Bah, eu vivo dizendo que queria um limitador de velocidade!!! Será que é confiavel isso aí? Fiquei meio assim por causa do site…

        Mas bem, em relação a minha multa, note que eu não disse que foi um absurdo me multar (tanto que não recorri), mas acho que se multa muito mais este tipo de coisa do que infrações muito piores. Eu acho que furar sinal vermelho como se faz aqui é uma falha seríssima (ficou amarelo, aceleeeera) e não conheço alguém que tenha sido multado.

        Acho que se multa mal mesmo, só se faz o mais fácil (botar pardais fixos ou móveis, que multa a toque de caixa). Se existe um motivo por trás disso (além de ser mais fácil) eu já não sei…

        Curtir

        • Felipe este tipo de multa é mais fácil mesmo, dos sinais vermelhos tem os caetanos, mas parece que são muito poucos. Esse limitador de velocidade que colei o link eu não sei , foi só o primeiro que vi, mas dá uma pesquisada mais a fundo antes de comprar.

          Curtir

%d blogueiros gostam disto: