População vai se queixar do excesso de obras nas ruas de Porto Alegre, promete José Fortunati

Clarisse de Freitas

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, está otimista quanto à realização das obras previstas para adequar a mobilidade urbana da capital para receber a Copa do Mundo 2014. “No ano passado falávamos de obras prováveis. Hoje são obras possíveis. Todas elas já têm financiamento definido e, tenho certeza, no ano que vem a queixa será pelo excesso de obras sendo feitas ao mesmo tempo”, afirmou durante a palestra ontem no Fórum de Infraestrutura das Entidades de Engenharia.

Na Capital, os projetos envolvem melhorias no transporte público, saneamento, rede de saúde pública, oferta hoteleira e segurança pública. Segundo o prefeito, a maior parte das licitações ainda pendentes deve ser feita até dezembro deste ano.

Um dos projetos destacados por Fortunati foi o metrô de Porto Alegre que, afirmou ele, deve ser incluído no PAC Mobilidade Urbana – Grandes Cidades, que tem anúncio previsto para o dia 27 de agosto. O prefeito detalhou a proposta com a exibição de um vídeo e disse que, embora o tema seja discutido na Capital há muito tempo, só “atravessou o Mampituba” com a escolha da cidade como sede da Copa do Mundo. “O metrô era uma discussão paroquial, só passou a ser prioridade para o governo federal quando apresentado dentro do contexto da Copa do Mundo.”

Outra mudança no transporte urbano será fruto do investimento de R$ 430 milhões. A verba será usada para criar três eixos de Bus Rapid Transit, que funcionarão nas avenidas Protásio Alves, Assis Brasil e Bento Gonçalves.

Com esse sistema, a meta é diminuir drasticamente o trânsito de ônibus no Centro Histórico de Porto Alegre. Atualmente, mais de 30 mil viagens têm como ponto final os terminais da região central, porém, a maior parte dos passageiros desce antes e os veículos chegam quase vazios.

Matéria parcial do Jornal do Comércio

_____________________________________

Ele ainda fala de obras possíveis ???????????  Meu Deus, a 3 anos da Copa !!!!!!!!!  



Categorias:COPA 2014

Tags:

17 respostas

  1. Gilberto, veja que interessante:

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/lucro-brasil-faz-o-consumidor-pagar-o-carro-mais-caro-do-mundo/

    Veja o quadro/gráfico comparativo e observe o quanto a União e os Estados e DF arrecadam. Muito mais que os nossos irmãos latinos e os países de primeiro mundo. E, ainda assim, passaremos vergonha na Copa. Pagamos altos impostos e não temos nada. Revoltante.

    Curtir

  2. Enquanto isso os moradores das vilas removidas sofrem:
    http://coletivocatarse.blogspot.com/2011/06/nova-vila-dique-saimos-da-merda-para.html?spref=fb

    Os excluídos cada vez mais excluídos. Parabéns Fortunatti! Desenvolvimento para uns, esquecimento para muitos outros.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: