Segunda passagem gratuita nos ônibus começa amanhã em Porto Alegre

1 milhão de passageiros serão beneficiados com a medida. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Cerca de um milhão de passageiros que utilizam diariamente o sistema de ônibus da Capital começam, a partir de amanhã, 1º de julho, a usufruir de novos benefícios em suas viagens. A principal novidade no pacote de medidas, que inclui integração com o sistema de trens da Região Metropolitana, será a segunda passagem gratuita, com deslocamento realizado até 30 minutos após o tempo de viagem de cada linha.

Cinco lançamentos fazem parte do conjunto de medidas: segunda passagem integrada grátis; segunda passagem integrada grátis para os estudantes; implantação no sistema do cartão SIM Vale-transporte da Trensurb; integração do TRI (Porto Alegre) e do SIM (Trensurb), com desconto para usuários do vale-transporte e da passagem antecipada; compra dividida de créditos escolares. As novidades irão facilitar o deslocamento e trazer economia para a população, incluindo estudantes e professores.

Créditos escolares – No segmento escolar, haverá o ganho, também, da possibilidade de compra dividida de créditos escolares (a partir de 15 de julho), impactando positivamente no orçamento familiar. A mudança consiste na possibilidade de mais de uma compra de passagens por mês. Até então, estudantes e professores podiam realizar apenas uma recarga. Com a alteração, será possível fazer até quatro compras mensais, desde que não exceda o limite de créditos permitido, que é de 75 passagens, ou 150 para quem comprova necessidade.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

8 respostas

  1. Isso nunca vai dar certo, com os atrasos dos ônibus vai ser difícil usufruir desse beneficio.
    Quando o ônibus atrasar dá para exigir o desconto mesmo assim? Caso o desconto não seja dado pelo aparelho (mesmo estando nos 30 min) como que faz para pedir o estorno da passagem?

    Curtir

  2. Então, se eu pegar o ônibus Restinga Nova Tristeza no final da linha na zona sul e quero descer no Centro para pegar o Parque dos Maias, obviamente vou ter que pagar duas vezes já que ambas viagens devem durar mais do que meia hora? Ou eu tenho que me sentar lá na frente e passar a roleta só no terminal do Centro?

    Curtir

    • Não, pelo que entendi 30 minutos é o tempo que tu tens para trocar de ônibus.

      Curtir

      • Funciona da seguinte forma este sistema: cada linha de ônibus tem seu tempo de trajeto do final da linha bairro até o terminal centro. Vamos supor que uma determinada linha faça este percurso em 40 minutos. Pois bem, você tem 30 minutos além destes 40 min. pra pegar a segunda linha, independentemente se você desceu antes ou no terminal centro. Este tempo de trajeto está registrado no sistema da EPTC, e ao usar o cartão TRI será automática a verificação. Então, não é 30 min após você passar o cartão no primeiro ônibus, como a maioria das pessoas pensa. Importante: a segunda passagem de graça só é válida pra quem usa o cartão TRI. Pagante normal não tem como verificar (creio que o cartão SIM também seja válido, não sei a partir de quando).

        Curtir

        • Mas o cidadão pode pegar a mesma linha para voltar nesse período?

          Por exemplo, tenho que pegar alguma coisa com alguém no centro; pego a coisa e rapidinho retorno para o mesmo lugar que parti, pagando uma única passagem. Deve ter alguma restrição a respeito disso? Alguém sabe?

          Curtir

        • Esta questão de 2ª passagem gratuita funciona no sabado? Vou explicar o que aconteceu: Embarquei na Restinga (Linha Rapida) as 20h20min cheguei no centro as 21h10 e na corrida embarquei no Parque dos Maias, só que foi descontado do meu cartão tri R$ 2,45

          Curtir

  3. Finalmente!

    O futuro está chegando em Porto Alegre, a passos de tartaruga, mas está.

    Curtir

  4. Bom no T4 que peguei agora pela manha, nem cobradora nem motorista estavam ciente de tal novidade, porque já havia passageiro reclamando do intervalo de meia hora, com razão alias…mas a cara de surpresa da cobradora foi impágavel!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: