ARTIGO – Avanços no transporte coletivo – José Fortunati

O prefeito José Fortunati publicou o seguinte artigo na página dois do jornal Correio do Povo desta sexta-feira, 1º/julho/2011:

“Porto Alegre recebe hoje mais um serviço importante que vai qualificar ainda mais o nosso transporte coletivo e facilitar a vida de seus cidadãos. Começa a valer a partir desta sexta-feira a segunda passagem gratuita no deslocamento de ônibus na capital e a integração plena do sistema de bilhetagem do Trensurb com o TRI. O usuário toma seu primeiro ônibus e paga (com o cartão TRI) a primeira passagem integral. Depois, terá um prazo adequado e suficiente – o tempo de sua viagem e mais 30 minutos – para embarcar em um segundo coletivo totalmente de graça.

Trata-se de uma vantagem importante que vai facilitar e reduzir o custo do deslocamento. O usuário vai pagar uma única passagem a cada duas viagens que realizar, desde que cumpra o intervalo de integração.

Assim, a administração municipal está honrando um compromisso histórico e levando adiante a idía de qualificar sempre mais os serviços ofertados aos porto-alegrenses. De maneira geral, toda a população será beneficiada pela segunda passagem integrada gratuita, mas serão os estudantes que sentirão com mais força as vantagens. Essa população imensa de jovens que se desloca na cidade diariamente, feitas as contas, pagará somente meia passagem e poderá fazer dois deslocamentos.

Os estudantes também terão um novo benefício a partir do dia 15 deste mês – a possibilidade de adquirir passagens escolares de modo fracionado, em até quatro compras. Atualmente, os estudantes podem fazer apenas uma compra por mês.

Contudo, a qualificação do transporte coletivo de Porto Alegre não passa apenas pelas facilidades oferecidas aos usuários. De 2010 para cá, a frota de ônibus teve 302 substituições (veículos novos em lugar de antigos) e 59 acréscimos de novos coletivos. Por iniciativa do poder executivo, a Câmara de Vereadores examina projeto de ampliação das linhas de lotação para Belém Novo e para a Restinga.

Isso sem falar nos grandes investimentos viários conquistados graças à Copa do Mundo, como a construção de novos corredores de ônibus para a implantação do moderno sistema de BRTs (Bus Rapid Transite). Este veículo mais leve e menos poluente, batizado de MEGA BRT, circulará experimentalmente na primeira semana de julho, em diversas linhas de forma alternada.

Sabemos que a missão não é fácil, tendo em vista que cerca de 100 novos veículos entram em circulação por dia na cidade, mas não vamos medir esforços para avançar em nosso transporte coletivo. É assim com os investimentos nos ônibus e lotações e é assim na busca incansável pelo metrô. O que esperamos como resultado de todo esse empenho é melhorar a vida de quem vive e trabalha na cidade, estimulando o uso do transporte coletivo, reduzindo os impactos do trânsito e diminuindo a poluição de cidade. Esta é a Nossa Porto Alegre”.



Categorias:Artigos, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, ,

9 respostas

  1. Junte isso:

    Com os ônibus bi-articulados sanfonados que já temos em várias linhas, como a da Lomba do Pinheiro, e o futuro em POA chegou..

    Curtir

  2. Enquanto isso os moradores das vilas removidas sofrem:
    http://coletivocatarse.blogspot.com/2011/06/nova-vila-dique-saimos-da-merda-para.html?spref=fb

    Os excluídos cada vez mais excluídos. Parabéns Fortunatti! Desenvolvimento para uns, esquecimento para muitos outros.

    Curtir

    • Que pecado, a prefeitura não deu uma cobertura no Moinhos. O cara vive num casebre e ganha uma casa de alvenaria de graça e ainda reclama. Chega a ser uma piada falar em falta de emprego nos dias atuais, emprego sobra em uma peca de setores, é só transita pela cidade e ver a quantidade de cartazes, “estamos contratando”. Não adianta nem dizer que falta qualificação porque a construção civil está contratando qualquer um e para trabalhar com serviços gerais e de limpeza idem.

      Curtir

    • Marcelo: tu estás fora da casinha. Qual a infra que a Vila Dique tinha?
      Aquilo lá era invasão, brother. INVASÃO. Por mim, mandava a retro passar por cima sem aviso prévio.
      Agora aparece o sociólogo Marcelo Henrique Caridoso pra pedir creche e playground, piscina, shopping e boulevards pros invasores. É muita cara de pau.

      Curtir

  3. Chega de enrolação, pelo amor de deus, eu quero os BRTs que me prometeram há 6 anos atrás. Cadê os BRTs, seis anos e nem o projeto está pronto. Eu sou usuário diário do transporte público de PoA, há 15 anos, quando ainda era um piá, mas tinha mais de dois neurônios, me dei conta da burrice que é o transporte de Porto Alegre, os corredores de ônibus todos engarrafados com uma tripa de veículos e as paradas também lotadas. Antes da explosão da venda de carros, há uns 8 anos atrás, era muito mais rápido ir de carro a qualquer lugar do que de ônibus mesmo que esse só transitasse pelos corredores. Isso é um absurdo. Cristo, esse sistema BRT tinha que ter sido feito quando da implantação dos corredores no final da década de 70. Parece que até tentaram na Bento, mas a chuva atrapalhou, que piada. Hoje em dia deveríamos estar discutindo a sua substituição por metrôs. O negócio nem é caro de ser feito e a parte mais cara já foi realizada, os corredores. Chega de me enrolar, eu não mereço isso, a população de Porto Alegre não merece isso, ou melhor, merece visto que é ela que vota esses governos. Trinta anos para no fundo só substituir uma penca de linhas por uma linha com ônibus maiores é muita incompetência.

    Curtir

  4. Pois é Augusto, onde?

    Os Brt’s não passam da renovação regular, gradual e corriqueir da frota. Nada mais é do que mais uma nova aquisição de ônibus novos, como sempre ocorreu.
    Também me pergunto onde.

    Curtir

  5. Mais corredores para cada vez menos gente andando de ônibus. hehe….faz sentido. Será que ele não quis dizer…”corredores para skate?”
    Enquanto isso…menos ruas para cada vez mais carros. Poa prova que tem muito talento pra inovar. Estamos sempre na vanguarda.
    Fiquei intrigado com uma frase do prof Girafalis: “…muitos investimentos conquistados graças a Copa do Mundo.” Onde?

    Curtir

    • É que político brasileiro festeja “a conquista de um investimento”, depois o lançamento da efetivação dessa conquista e, se possível, faz festejos para inaugurações parciais, tudo ao (consagrado) modelo Lula de governar.

      Curtir

  6. A solução do futuro em Poa é: …MAIS corredores de ônibus! Genial!

    Mal posso esperar pelos corredores de ônibus da atualmente bela Padre Cacique!

    (Not).

    Isso é que eu chamo de uma grande solução realmente do e para o futuro. Já prevejo a população deixando em massa os seus carros em casa para andarem de ônibus sanfonado de design frontal moderninho (só frontal, pois a traseira, a lateral até antes da frente e o interior em nada difere dos ônibus sanfonados que há décadas servem à Linha Lomba do Pinheiro). Quase não haverá mais carros nas ruas..

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: