CENSO 2010: Porto Alegre tem a maior população de idosos do País

Bairro Moinhos de Vento - Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Porto Alegre tem a maior população de idosos, com 65 anos ou mais, do País. Os dados estão no Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira. O resultado chama atenção porque Porto Alegre supera o Rio de Janeiro, tradicionalmente reconhecido como capital com a população mais idosa. Com a inversão de posições, o bairro Moinhos de Vento passa a concentrar a maior população com mais de 65 anos (26,9%), superando o bairro carioca de Copacabana ( 23,2%), de acordo com informações referentes ao número de domicílios, população total por sexo e idade.

Nas últimas décadas, o Brasil tem registrado redução significativa na participação da população com idades até 25 anos e aumento no número de idosos. E a diferença é mais evidente se comparadas as populações de até 4 anos de idade e acima dos 65 anos. Em 2010, de acordo com a Sinopse do Censo Demográfico, o País tinha 13,8 milhões de crianças de até 4 anos e 14 milhões de pessoas com mais de 65 anos. A previsão é de que no mês de outubro serão divulgados os resultados completos do questionário simples da pesquisa. Outros dados serão divulgados ao longo de 2012, quando será concluída a divulgação dos resultado da amostragem.

Outros dados mereceram o destaque do supervisor de informação do IBGE-RS, Ademir Koucher, entre eles o que mostra a Capital com 79 bairros em 2010, ante os 78 de 2009. A novidade é o bairro Jardim Isabel, que surgiu do desmembramento do bairro Ipanema, na zona Sul da cidade. Também chamou atenção o crescimento de 86%, em dez anos, do bairro Marcílio Dias. A região passou de uma população de 598 pessoas em 2000 para 1.118, no ano passado. Esse bairro também apresentou a maior média de moradores por domicílio (4,09), bastante elevada se comparada à média de Porto Alegre (2,75). Em compensação, do outro lado da cidade, no bairro Cidade Baixa, está a menor média de moradores por domicílio (1,84). Koucher atribuiu essa média à grande maioria de moradores sozinhos e de, provavelmente, de casais sem filhos.

O maior bairro da Capital e do Rio Grande do Sul é o Rubem Berta, com 87.367 habitantes – desse total 41.323 são homens e 46.044 são mulheres. Em segundo lugar vem o Sarandi, com 59.707 habitantes. Os censos demográficos são realizados no Brasil a cada dez anos. Participaram desta edição, segundo o IBGE, cerca de 230 mil recenseadores, supervisores, agentes censitários e analistas censitários. A coleta do Censo 2010 foi realizada entre 1º de agosto e 30 de outubro de 2010.

Correio do Povo

Anúncios


Categorias:Demografia

Tags:, , ,

5 respostas

  1. Pois é Glauber, e o Gerson nos trouxe dados oficiais mostrando o que já sentíamos, mas diziam que era pura ilusão, o fato comprovado oficialmente de que o RS vem perdendo participação no Pib nacional, enquanto que SC e PR, nossos irmãos sulistas, aumentaram as suas respectivas participaçœs no Pib nacional no mesmo período.

    Curtir

  2. Peguei essas tabelas do senso 2010, para o pessoal que achou o máximo que Porto Alegre tinha a maior proporção de classe A, olha só isso

    Analfabetismo
    Florianópolis 97,91%
    Curitiba 97,87%
    Porto Alegre 97,72%

    Por estados, o RS esta em 5°

    DF 96,5%
    SC 95,85%
    RJ 95,7%
    SP 95,66%
    RS 95,47%

    Curtir

    • 0,15% de diferença. Não acho que isso seja uma grande vantagem. E outra, pouco me importa se Curitiba ou sei la qual cidade está um pouco a frente, não precisamos querer ser melhores que os outros, basta sermos bons para nós mesmos.

      Curtir

      • Não coloco esta listagem para fazer competição, coloco para convencer que Porto Alegre é uma cidade “qualquer” se comparada os indicadores da região. Não estamos nas condições ótimas que muitos pensam. Pois antes de resolver o problema é importante convencer as pessoas que o problema existe. Veja que estes 0,15% que você acha pouco representa quase 3000 porto-alegrenses analfabetos, um problema básico erradicado em 1970 na maioria dos países civilizados. E nós hoje “na capital mais politizada” temos quase 35000 conterrâneos no século XXI sem condições de ler.

        Curtir

  3. Título do correio do povo meio ambíguo, certo seria Porto Alegre tem a maior proporção de idosos.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: