Concluída primeira etapa da reforma do Túnel da Conceição

Início da 2ª fase da reforma do Túnel da Conceição e liberação do trânsito Foto: Cristine Rochol/PMPA

O trânsito no Túnel da Conceição flui desde a manhã deste sábado, 2, nas faixas renovadas no projeto de reforma e recuperação da estrutura. O prefeito José Fortunati, acompanhado de secretários municipais e vereadores, vistoriou o resultado da primeira fase das obras e acompanhou a troca de lado no bloqueio das pistas. As intervenções da segunda etapa do investimento, nas faixas que estavam limitadas nos dois sentidos, começam na segunda-feira, 4.

“Na metade do prazo estipulado para toda a obra, concluimos a fase mais complexa do investimento. Em mais nove meses, devolveremos à população uma estrutura segura para suportar no mínimo mais 30 anos”, disse o prefeito. Sobre a data de conclusão, Fortunati enfatizou que o objetivo da prefeitura é garantir a maior celeridade possível, resguardando os aspectos técnicos do projeto. “O prazo definido é março de 2012. Se pudermos finalizar antes, dentro dos cuidados técnicos necessários, quem ganha é a cidade”, afirmou.

Prefeito e secretários no início oficial da 2ª fase da reforma do Túnel da Conceição Foto: Cristine Rochol/PMPA

Trânsito – O fluxo no sentido bairro/Centro passou para o lado direito do túnel, sem possibilidade de ingresso para a rua Alberto Bins. No sentido Centro/bairro, o tränsito está liberado pelo lado esquerdo. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, explicou que a EPTC acompanha as mudanças com 20 agentes para orientar os motoristas. “Os trechos estão claramente sinalizados e a circulação no entorno não sofrerá mudanças, o que deve garantir um fluxo tranquilo como o que ja vinha ocorrendo no local”, avaliou Capellari.

O investimento na recuperação total do túnel soma R$ 3,3 milhões. Os pontos centrais da obra foram a recuperação e o reforço da estrutura e a manutenção e a ampliação do sistema de drenagem pluvial. No decorrer das obras, foram corrigidas as armaduras expostas e corroídas, além das fissuras e trincas nas paredes e nas lajes.

Obras – “As pistas do sentido centro-bairro receberam aplicação de concreto no lugar no aslfalto, o que representa reforço na estrutura”, enfatizou o secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo. No sentido bairro-centro, foi instalada nova camada de pavimento asfáltico. As paredes foram dotadas de drenos para captar as águas das infiltrações e canaletas foram construídas ao longo do passeio para direcionar as águas da rede pluvial. Como acabamento, o túnel ganhou nova pintura e novas grades de ferro nas chaminés.

Túnel da Conceição – Concluído em 1972, o túnel foi concebido para ligar a elevada da Conceição e a avenida Osvaldo Aranha, como parte da primeira perimetral. Após 38 anos, a estrutura apresentava problemas, como acúmulo de água nas paredes e lajes, pontos de armadura expostos e corroídos, trincas no forro, paredes e muros, rompimento de concreto e pavimento desgastado.

 Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Túnel da Conceição

Tags:,

5 respostas

  1. Há bastante tempo não há padronização em Porto Alegre. Citarei apenas dois exemplos: calcada da prefeitura (toda errada e mal feita, sem critério algum) e as paradas de ônibus. Eu não ficaria surpreso se quando terminar a obra ela tiver diferente no MESMO lado…

    Curtir

  2. Por que o asfalto foi substituído por concreto em apenas um dos sentidos do túnel!? Não tem lógica… ou tem!? :S

    Curtir

  3. A China construiu uma ponte (SOBRE O MAR) de 36 quilômteros, no mesmo tempo em que a PMPA vai concluir a recauchutagem de 120 metros de viaduto. E a PMPA que trate de se apressar…se não é capaz de demorar mais tempo do que os chineses.

    Curtir

    • Concordo Augusto. Fizeram nada mais do que o dever: cuidar da infraestrutura!

      E construir coisas novas para melhorar a cidade? NADA! Até agora, NADA!

      Vão deixar para começar algumas no ano que vem pra fazer barulho para as eleições municipais.

      Grandes obras como as que foram realizadas no passado (iguais aqueles mostradas aqui no blog: aterros, avenidas, viaduto borges…) não tem!.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: