City tour Linha Turismo receberá dois novos ônibus

Linha Turismo - Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Convênio assinado nesta segunda-feira, 4, entre a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e a Carris, empresa pública de transporte urbano de Porto Alegre, dá início ao processo de compra de dois novos ônibus para a operação dos passeios turísticos Linha Turismo. A aquisição será feita pela Carris por meio de licitação, e o investimento será na ordem de R$ 1, 4 milhão. Com a medida, o serviço de city tours na cidade passará a contar com três ônibus especiais, o que permitirá ampliar a oferta de roteiros, qualificar e ampliar o atendimento à grande demanda pelos passeios.

Os dois novos veículos seguirão o modelo do atual que opera o city tour Linha Turismo, mas trarão inovações como sistema informatizado de áudio, que permitirá oferecer informações sobre os roteiros em quatro idiomas, e climatização. A exemplo do veículo em circulação, os ônibus terão altura de 4 metros em dois andares, sendo o superior aberto, piso rebaixado na parte dianteira (low entry), circuito interno de TV, rampa de acesso para cadeirantes, janelas panorâmicas no piso inferior e capacidade para 74 passageiros nos dois andares.

Autossustentável – Na assinatura do convênio, o presidente da Carris, João Pancinha, destacou a parceria existente há três anos entre a empresa e a SMTUR, agora intensificada. “Porto Alegre ganhará muito com esta aquisição, que beneficiará  a comunidade e o turismo especialmente com a aproximação da Copa 2014”, afirmou. Segundo o presidente da Carris, a expectativa é de que os novos ônibus sejam entregues até o final deste ano. A ampliação do city tour também atende a uma demanda do Orçamento Participativo.

O secretário de Turismo ressaltou que o investimento é autossustentado, na medida em que 50% dos recursos provêm da receita gerada pelo Linha Turismo nos últimos três anos e a outra metade, financiada, será paga igualmente com recursos gerados pelo próprio serviço de city tours. “O Linha Turismo entrou em circulação em 2003 e esta é primeira vez que ocorre um investimento nesse serviço, que já transportou mais de 433 mil pessoas entre turistas e porto-alegrenses e certamente terá uma demanda ainda maior com a Copa do Mundo”, enfatizou Moraes.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:TURISMO

Tags:

8 respostas

  1. Vão colocar mais um ônibus mas continuarão não se preocupando com o principal, que é o que mostrar para que for usá-los. De que adianta mais ônibus, se só tem mato para mostrar no gasômetro e na orla e se o mirante do morro santa tereza e seu estado atual precário nem fazem e nem nunca fará parte da rota da linha turismo, conforme posicionamento oficial da Prefeitura Municipal.

  2. Olha, ja tive a oportunidade de fazer os dois passeios a alguns anos atras……
    O da area central e’ ate “interessante”, mas passava correndo por todos os locais, quase decaptando quem levantava a cabeca..alem de nao dar nem uma paradinha no centro historico, algo que eu achei um absurdo.
    O passaio pela Zona Sul, na minha opiniao, foi de doer…passou por pouquissimos bairros interessantes, o resto foi muita fiacao aerea, ruas sem calcadas, estradas sem acostamento, mato, favelas….horrorrrrrr…… e ate hoje nao entendi o pq de ir ate’ a Vila Nova. Aquilo la e’ pra see’ “atracao turistica!?!?”…..”Caminhos Rurais” em uma metropole!?!?!…Tipico de Porto Alegre.
    ..e pra finalizar subimos e descemos a Oscar Pereira rodeada de favelas dos dois lados. WHY??
    Se querem “encantar” os turistas, pq nao leva-los ateh o morro Teresopolis? ..ou gastarem uma graninha e revitalizarem o mirante do Morro Sta.Teresa!?!?!

    Pra quem ja fez o de Curitiba, o nosso e’ uma piada….de mal gosto.

  3. Então esta faltando os Porto Alegrenses utilizarem o serviço.

  4. Demanda? Esse ônibus sempre circula com umas 10 pessoas no máximo, salvo passeio de escolas do interior.

Faça seu comentário aqui: