Mercado Público terá horário ampliado a partir de sábado

Mercado Público amplia horário. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

A partir do próximo sábado, 9, o Mercado Público de Porto Alegre terá seu horário de funcionamento ampliado para as 20h. Outra novidade é a possibilidade de poder estacionar o carro no Largo Glênio Peres a partir das 18h. As mudanças serão anunciadas durante a visita do prefeito José Fortunati e do secretário da Produção, Indústria e Comércio, Valter Nagelstein, ao Mercado Público, a partir das 11h de sábado.

Na ocasião, também será apresentada a conclusão da reforma da sala de resíduos orgânicos e lixo seco. De acordo com Nagelstein, o objetivo principal foi o de melhorar a gestão dos detritos, diminuindo, assim, o impacto ambiental causado pelas intensas atividades do local. Dentre as melhorias no Mercado Público, ainda se destacam a instalação de duas novas lojas de alimentação, que serão inauguradas em breve, e a troca da sinalização interna do prédio, que facilitará a circulação dos frequentadores.

Nova diretoria do Mercado

O secretário Valter Nagelstein recebeu nesta segunda-feira, 4, a nova diretoria da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascompec) para falar sobre a qualificação do local e a importância da parceria com a Smic para a implementação destas mudanças.

 

Prefeitura de Porto Alegre

________________________________

Finalmente começam a aparecer medidas neste sentido, o de ampliar os horários de compras no centro de Porto Alegre. Um dos grandes entraves à revitalização do centro é seu horário de funcionamento arcaico. Muitas lojas fecham as 18h, horário em que as pessoas estão saindo em massa de seus trabalhos. Fossem mais espertas, as lojas fechariam somente às 20h ou até 21h. Há muito tempo que nós do Blog Porto Imagem alertamos para esta necessidade. Os horários do centro precisam se adequar aos novos tempos. O centro precisa funcionar além das 18 ou 19h. A vida dinâmica no coração da cidade deve permanecer o mais tempo possível, para servir de lastro para sua revitalização, frente a outras áreas da cidade, principalmente os shopping centers. Outra iniciativa que será igualmente importante será a construção de um estacionamento subterrâneo próximo ao Mercado Público. O Largo Glênio Peres não foi concebido para tal, portanto urge a necessidade de opções para os clientes em compras estacionarem. Parabéns à nova diretoria da Associação do Mercado Público. Parece que está chegando oxigênio novamente na sua sede … Gilberto Simon



Categorias:Comércio, Revitalização do centro

Tags:, , , , ,

22 respostas

  1. ^^ EXATO.
    Mais calcadas, mais mesas para restaurantes. mais vida!!

    Curtir

  2. Não adianta querer discutir com o Olavo, no que dependesse dele até a minha avó iria de bicicleta (ou então num daqueles handcycles paraolímpicos) para a hemodiálise.

    Mas realmente o centro tem poucas áreas para estacionamento, e no caso com um melhor aproveitamento tanto de espaços subterrâneos quanto a verticalização de alguns estacionamentos seria possível até desafogar um pouco o leito de algumas ruas onde hoje se tem algumas vagas de estacionamento, melhorando a fluidez e até permitindo que se amplie as calçadas em alguns trechos.

    Curtir

    • Daniel,

      Como seria bom se as avós saudáveis o suficiente para poder andar de bicicleta por ai, tivessem uma estrutura e incentivo para isso, se desde jovens fizéssemos isso certamente chegaríamos na terceira idade mais saudáveis.

      Mas não me entendam mal, por favor, não coloquem palavras em minha boca, eu sempre disse que o principal na cidade é o transporte coletivo, e defendo a bicicleta como uma alternativa de transporte individual, que realmente faria diferença na nossa cidade. E sim sou contra o incentivo ao uso do carro, eu mesmo uso carro mais do que gostaria, mas não acho que isso deva ser incentivado principalmente pela prefeitura, pelo contrário deve ser cada vez mais dificultado, com pedágios, diminuição de vagas para estacionar etc, como já falei muitas vezes.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: