Chegam primeiros contêineres da coleta automatizada de lixo

Dez caminhões trouxeram de Rio Grande primeiro lote de contêineres

Dez caminhões trouxeram de Rio Grande primeiro lote de contêineres - Foto: Luciano Lanes / PMPA

As três primeiras carretas, trazendo os contêineres da nova coleta de lixo automatizada, a ser implantada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em Porto Alegre na próxima semana, chegaram ao Cais do Porto um pouco antes dosol raiar hoje, 7. No início da manhã, foram desembarcados e começaram a ser montados no armazém A1, onde serão preparados até terça-feira, 12, quando irão para as ruas da cidade. (fotos)

“Hoje, chegaram as primeiras dez carretas. Amanhã chegarão mais dez. No início da próxima semana chega outro lote igual. A operação desenvolve-se nos prazos programados e, a partir do dia 12, serão colocados nas ruas a um ritmo médio de 200 contêineres por dia, de modo que a operação passe a funcionar integralmente a partir da outra segunda-feira, dia 18”, explica o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks.

Montagem dos contêineres para operarem a partir do dia 12

Montagem dos contêineres para operarem a partir do dia 12 - Foto: Francielle Caetano/PMPA

Os 1.200 contêineres saíram da Itália de navio e chegaram ao porto de Rio Grande no início desta semana, de onde vieram via rodoviária até Porto Alegre durante a noite passada. Eles são de aço, pintados com tinta antipichação e pesam 150 kg quando estão vazios.

 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

10 respostas

  1. Esses containers se tornarao em uma linda moradia para alguem de POA, made in Italy!!

    Curtir

    • Phil e Luis Antonio, lamentavelmente os dois estão certos. Em Caxias, onde o sistema está em funcionamento há mais de 3 anos, é comum eles serem queimados ou pichados. Além disso, os caminhões tiveram que instalar câmeras no topo para filmar o que é jogado dentro, já que alguns mendigos foram, literal e tristemente, despejados no lixão da cidade pois estavam se protegendo do frio e chuva da serra dentro dos containers.

      Curtir

  2. Quero ver quanto tempo vão durar pra serem pichados ou detonados…porque infelizmente tem muito desocupado essa cidade.

    Curtir

  3. Não acredito que não tenhamos nenhuma metalúrgica aqui no RS que não pudesse fabricar este container. Achei boa a idéia deste tipo de coleta só achei que eles são muito leves, se facilitar os carroceiros levam o lixo com o container junto.

    Curtir

    • Pior!

      Daqui a pouco esses contêineres terão de ser “chumbados” no chão para não serem levados.

      Curtir

  4. O DMLU informou onde esses conteiners serão instalados?

    Curtir

    • A área de implantação do projeto-piloto será limitada pelo Guaíba a oeste, pelo arroio Dilúvio ao sul, pelas avenidas Silva Só, Goethe e Dr. Timóteo a leste e, a norte, por um contorno que, da Dr. Timóteo, seguirá pela Cristóvão Colombo até a Ramiro Barcelos e, desta, pela Voluntários da Pátria e Conceição até a Mauá.

      Aqui do Blog mesmo

      Curtir

  5. E’ incrivel que no Brasil ate’ coisas simples sem qualquer tecnologia embarcada como esses conteiners de lixo precisem ser importadas.

    Curtir

    • Pensei a mesma coisa Ricardo. Por que não foram produzidos aqui? Temos as maiores jazidas de minério de ferro, siderúrgicas, etc… daí um simples conteiners de lixo tem que ser importado da Itália.
      Tirando isso, que bom que estão modernizando a coleta de lixo.

      Curtir

      • Pois é, podia jurar que os de Caxias eram feitos no Brasil, mas vêm da Itália.
        E qualquer um que tenha tido contato com eles, como eu tenho, sabe que são de uma simplicidade quase boçal.

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: