Novas paradas de ônibus

Há muito o que fazer na Porto Alegre sem metrô para tirar mais gente do carro e atraí-la para o ônibus. O novo, produzido para o sistema BRT, mais cômodo e tecnologicamente avançado tem condições para isso.

Mas precisa vir com novas paradas. Porém, aí o problema crucial é a pequena mas ativa população de vândalos, que sequer poupam os vidros que protegem os passageiros do frio e calor.

Um dos avanços seria climatizá-las. Outro aparelhá-las com sistema online, que identifique as linhas, seu percurso, sua posição, os horários de passagem na parada, se está ou não atrasado e assim por diante. A tecnologia já é usada em outros países e existe aqui.

O consórcio da Zona Sul (STS) faz este acompanhamento online na sua sede com as devidas intervenções.

Carros atrasam os ônibus

Os atrasos de ônibus de Porto Alegre, principalmente em horários de pico, são inevitáveis, segundo o presidente do Sistema Transportador Sul (STS), Régis Born. É por causa do trânsito congestionado.

O STS tem um sistema, conhecido por ITS, que acompanha online todos os veículos, sabe quando atrasa, intervém como pode, acionando o motorista, mas não resolve.

www.affonsoritter.com.br



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, ,

7 respostas

  1. Na verdade, os custos com o vandalismo para a prefeitura são imensos, seja com reposição de paradas, sinaleiras, fios, postes de energia, lâmpadas, etc. E quanto às novas paradas, elas fazem parte do projeto de novo mobiliário urbano que a prefeitura finaliza por meio da CAIMU – Comissão de Análise e Aprovação de Instalação de Equipamentos de Mobiliário Urbano e cuja licitação deverá estar na rua em outubro deste ano. Fazem parte do rol de mobiliário paradas de ônibus e táxis, bancas de flores e frutas, lixeiras, toponímicos (placas de ruas), placas de sinalização turística, entre outros.
    Mirian Bravo – ass.imprensa do Gabinete de Planejamento Estratégico – PMPA

    Curtir

  2. STS monitora os ônibus? Conta outra, 314.3 – Restinga/PUC/3ª Perimetral sai todos os dias atrasado da Cairu, já reclamei diversas vezes e nunca fizeram nada.

    Aproveitando o comentário, vocês poderiam abordar o uso indiscriminado do corredor da 3ª Perimetral por viaturas da Susepe, Polícias Cívil e Militar, viaturas discretas, etc…

    Creio que eles só vão parar com a correria nos corredores quando morrer alguém, meses atrás uma viatura da Susepe bateu de frente com uma da Polícia Cívil. Qualquer dia desses sobra para um pedestre.

    Curtir

  3. deem uma olhada no sisema de transporte de curitiba. que ao meu ver é cidade mais bem prepaada para a copa em termos de mobilidade urbana. só que para attingir esse grau de de desenvolvimento terão que da um jeito nos vandalos

    Curtir

  4. Pois é, no meu tempo aquelas intervenções se chamavam de corredores de ônibus e estações de baldeamento.

    Curtir

  5. BRT?

    O que estão propondo para Porto Alegre só pode ser chamado de BRT se BRT significar, em alguma língua “ônibus grande com cara de modernoso desacompanhado de infraestrutura de aumento de capacidade”.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: