Centro de Porto Alegre ganhará cúpula de vidro !

Prefeitura, Caixa e Trensurb erguem cúpula no Centro

Uma cúpula vai enfeitar a Praça Revolução Farroupilha, no Trensurb Foto: Divulgação/PMPA

O protocolo firmado entre a prefeitura, a Caixa Federal e a Trensurb assinado hoje no Paço Municipal prevê a construção de uma cúpula sobre a estação Mercado do Trensurb, na Praça Revolução Farroupilha. O projeto é uma criação do arquiteto Klaus Bohne, coordenador do grupo de inovação e sustentabilidade da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura no Rio Grande do Sul. A parceria prevê ainda a instalação de uma agência bancária da Caixa na estação.

Bohne contou que teve a ideia em 2005, mas a partir da publicação de um artigo do prefeito José Fortunati em janeiro deste ano, mobilizando a comunidade a contribuir com a cidade, resolveu tirar o projeto do papel. “A plataforma parece que estava esperando uma inovação. É um projeto de baixo impacto para obras, de curto prazo e com foco na sustentabilidade”, defendeu Bohne.

De acordo com o arquiteto, a cúpula de vidro com 12 metros de altura e 31 metros de diâmetro será instalada sobre um piso também de vidro, o que garantirá iluminação natural ao longo de todo o dia para o interior da estação.

O superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Edson Carlos Ferreira dos Santos, destacou que a empresa está comprometida com o projeto que qualificará a cidade. “Uma intervenção arquitetônica dessa grandeza será um referencial para Porto Alegre”, reforçou.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro

Tags:, , ,

40 respostas

  1. Arco, mural, cúpula de vidro… que mistureba! A cidade cheia de necessidades reais e urgentes de restauração e urbanização e eles inventam um projeto que parte do nada e vai para lugar nenhum?! Que saiu da cabeça de um infeliz que certamente vai faturar bastante com isso e não tem nada a ver com as aspirações, desejos e necessidades das pessoas que vivem na cidade – a quem os políticos e o dinheiro público deveriam servir? Não gosto! Ainda por cima é de mau gosto pra xuxu.

    Curtir

  2. Não o achei feio, o material do teto da obra, que lembra um observatório, até parece/lembra o teto reflexivo do terminal 1 do salgado Filho.

    Só que em POA as obras depois de prontas sempre ficam piores que os renders, aí o medo.

    Curtir

  3. Então temos de lutar contra esse vândalos e protocidadãos e não contra a melhoria e embelezamento da cidade.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: