DMLU usa coleta manual para contêineres em Porto Alegre

DMLU usa coleta manual para contêineres nem Porto Alegre Crédito: Natália Gaion / Especial CP

Departamento explica que o sistema só será automático depois do fim da instalação

Apesar de a coleta de contêineres ser mecanizada, a reportagem da Rádio Guaíba flagrou, na manhã deste domingo, um caminhão de coleta seletiva e dois funcionários do Departamento Municipal Limpeza Urbana (DMLU) recolhendo manualmente o lixo dos conêineres instalados na rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre. Além de deixarem alguns sacos com lixo dentro do recipiente, muita sujeira ficou na calçada próxima ao cruzamento com a rua Caldas Júnior.

Conforme o diretor do DMLU, Mário Monks, a coleta manual será realizada até que todos os 1,1 mil contêineres sejam instalados. O caminhão utilizado nessa manhã integra a frota do Centro.

A coleta mecanizada começou no dia 12 de julho e dois contêineres já foram danificados por vândalos. Devido à grande procura, muito lixo ficou acumulado nos recipientes e, por isso, a prefeitura teve que ampliar a coleta.

Correio do Povo



Categorias:Coleta mecanizada de lixo

Tags:,

10 respostas

  1. Gostaria de saber como fizemos quando temos cascalhos para colocar fora? tenho que ligar para algum lugar ou é só esperar pelo caminhão?

  2. Gostaria que mudassem de lugar o conteiner que esta na Av Praia de belas 454 devido ao enxame de moscas varejeiras e mau cheiro que adentra nos apartamentos terreos, pois o vento vem da praia e fica impossivel conviver com isso, já pensei em chamar a sec da saude para que não hovesse duvidas quanto ao meu pedido. Pois podem colocá-lo mais na esquina enfrente ao estacionamento que tem muro.
    espero alguma noticia breve para isso.

  3. Moro no bairro morro santana, onde o problema do lixo e muito grave, pois o lixo seco e o organico e largado no meio da praça, no fio das calçadas pela propria comunidade.Espero que os conteineres chegue as comunidades da zona norte de. poa e não fique só na parte da elite.

  4. A implantação do sistema de coleta mecânica do lixo reciclável só terá sucesso o dia que for resolvido a questão dos carroceiros e carrinheiros. Ou seja o dia que a sociedade resolver a questão do lixo é uma questão de saúde e de segurança pública, por isso a coleta de lixo de ser feita exclusivamente pelos aparados estatais, dentro de todas as normas de segurança e de proteção da população.

    Tenho ouvido e lido críticas à população por “deixar” o lixo ao lado do contêineres e não dentro ou que a Prefeitura não está esvaziando esses recipientes com frequência necessária, obrigando moradores a deixarem seu lixo do lado de fora. Claro que isso está acontecendo também, mas o maior problema (QUE PARECE NINGUÉM QUER VER) é que esses recicladores particulares é que estão tirando o lixo dos contêineres, separando os na rua e deixando ali mesmo o que não lhes interessa.

    Aliás, há muito tempo que os maiores culpados pela sujeira da cidade vêm da forma com que esses carroceiros/carrinheiros manipulam o lixo da cidade, mas claro, como esses fatos não se coadunam com uma visão romântica e ideológica da miséria, são esquecidos. É muito melhor culpar a população comum pela sujeira da cidade, mesmo que seja essa parte da sociedade a maior interessada em viver numa cidade limpa.

  5. Sinceramente, esse novo modelo, apesar de trazer mais “limpeza” pra cidade, está se tornando um desserviço a separação do lixo reciclável. Ainda não entendo porque nao temos um conteiner reciclavel ao lado do conteiner organico, visto que o primeiro representa até 70% do volume (considerando se toda a população separasse o seu proprio lixo). Se em Caxias do Sul é assim, por que Porto Alegre nao pode ter? Se vai custar caro, por que então não diminui a área inicial do programa?

    Realmente estou preocupado com a involução da cultura que temos em separar o lixo.

  6. Eliane Rodrigues
    Moro na Rua Ramiro Barcelos, onde separo o lixo orgânico e o seco, mas agora somente o lixo orgânico ganhou containers e o ““ SECO “” vamos ficar esperando quanto tempo para sua correta reciclagem. O lixo seco é de grade volume e não temos como armazená-lo nos apartamentos, prédios ou casas.

  7. Começou dia 12 com PREVISÃO de finalização dia 18… uma semana inteira sem coleta automática!! Que mal planejado…

  8. Moro na Av Independencia e por hábito separo o lixo a anos…infelizmente, no meu prédio não ocorre organização para que fosse feito adequadamente seu recolhimento nos moldes anteriores do DMLU ( que por sinal, era horrivel pelos horarios de entrega dentro da correria da vida urbana).
    Agora, fiquei surpreso, pela dita coleta de containers ou melhor de um único container ( de lixo organico onde o lixo seco acaba por ser depositado e misturao).
    Tudo indicando que foi um tanto precipitada a inaugurado esse modelo sem a correta separação. Talvez, para mostrar serviço e sem pelo menos dois coletores por área.
    Vejo vários moradores não sabendo o que fazer e não existe nenhuma orientação para isso pela PMPOA. Somente li em jornal que não se deve colocar o lixo fora desse unico container…
    Espero que corrijam o mais rápido possivel e que façam essa coleta de forma adequada, não “meia boca”!!!

Faça seu comentário aqui: