Mauá será nova referência

A revitalização do Cais Mauá de Porto Alegre tem sido comparada com a do porto de Barcelona, dos Jogos Olímpicos de 1992, ou Puerto Madero, da Argentina, mas, segundo afirmou na Federasul nesta quarta (13) o arquiteto Francesc de Fuentes, do escritório de arquitetura b720 de Barcelona, eles não vão simplesmente imitar as experiências passadas. O Cais Mauá para eles será um novo referencial, um novo paradigma, de revitalização de um porto marítimo e pluvial, e na opinião dele, será superior a Puerto Madero e Barcelona.

E conclui o professor Jorge Piqué em seu blog:

“Eu conheço o porto de Barcelona, que atrai 1 milhão de turistas por ano, morei lá 2 anos, e na minha opinião também, o nosso projeto vai ficar mais bonito”.

As 2 torres do Cais Mauá

Porto Alegre se ressente de marcas arquitetônicas e as duas torres no Cais Mauá revitalizado poderão vir a ser novos ícones da cidade, sem evidentemente criar uma barreira ao Guaíba, como muitos temem, escreve o professor Jorge Piqué no seu blog.

O Museu Iberê Camargo, de Álvaro Siza Vieira, o mais conceituado e premiado arquiteto contemporâneo português, foi um primeiro passo nessa direção em Porto Alegre e as torres do Cais Mauá poderão criar um sistema onde, por um lado, teremos uma orla contemporânea e, por outro, um centro antigo restaurado historicamente. O contraste destes dois elementos constituintes da cidade de Porto Alegre pode ser um traço de identidade urbana. Nem uma cidade tradicional, nem uma cidade de prédios modernosos, mas um equilibrio entre as duas tendências!

É o que ocorreu em Barcelona onde um de seus arquitetos, Fermnin Vázques, é do mesmo escritório de arquitetura b720, que projetou a revitalização do Cais Mauá.

www.affonsoritter.com.br

__________________________

O Professor Jorge Piqué é do Movimento Quero Cais, do Facebook, e está de parabéns por chegar na mídia com estas informações desmistificando as torres no porto. Valeu Jorge !

Apenas não gosto de chamar os prédios projetados para o cais de “torres”, pois a altura delas não justifica tal denominação. E na verdade são 3 prédios, conforme imagem oficial do projeto abaixo.

 



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

10 respostas

  1. gostei das torres mas acho que de elas poderiam ter um pouquinho menos de largura.Assim dá mais impressão de altura.Parece besteira isso que eu acabei de dizer mas é o que eu acho.

    Curtir

  2. Se nao podem ser altos, que sejam deslumbrantes, esses ai nao me chamaram muito a atenção nao.

    Curtir

  3. “…na opinião dele, será superior a Puerto Madero e Barcelona.”

    Só se for o valor da obra!

    Curtir

  4. Vocês acreditam que o Cais pode, de fato, mudar a mentalidade da população, fazendo com que esta seja mais receptiva a novos e ousados projetos, especialmente em relação à orla?

    Acho que este seria o maior ganho da cidade, para que ninguém se contente com meras laje-grês ou que sejam rejeitados projetos como o Pontal. Só que tenho minhas dúvidas até onde vai esse radicalismo que impera por aqui.

    Curtir

  5. Realmente chamar esses prédiozinhos de no máximo 70m a mais alta de TORRES, só em POA mesmo. Vale ressaltar que as de Barcelona tem 154m cada. Mas como altura nem sempre é tudo, espero que saia o projeto o quanto antes, e se vai ser melhor ou pior que Barcelona ou Puerto Madero tb é irrelevante. Sejamos otimistas e vencedores depois da triste derrota do Pontal…

    Curtir

  6. Praticamente qualquer projeto seria melhor do que ver essa importante região da cidade abandonada, sendo usada para feirinhas e casamentos. Mas, se for assim como prometem, melhor ainda. Não vejo a hora de passarmos dessa fase sai ou não sai; contra ou a favor; liberar ou não libera… para acompanharmos a execução efetiva do projeto e podermos avaliar suas qualidade e defeitos.

    Curtir

  7. E tem gente com coragem de questionar o envolvimento dos arquitetos espanhois alegando cretinices nacionalistas… trarao invaluavel experiencia de Barcelona diretamente para uso em POA.

    Curtir

  8. Quem é este sr?
    Tipo, ele sabe mais sobre o projeto e tudo mais? Detalhes arquitetonicos e coisas do tipo?
    Por que se for como ele ta falando… meeeldeelz, Poa vai ficar dimóóóis..
    sahusahuashausuashshu

    Curtir

  9. “será superior a Puerto Madero e Barcelona”

    hahaha sim.. e nossa neblina faz poa parecida com Londres, nosso por do sol é o melhor do mundo… na boa, o pessoal cria muita expectativa. Mas vai ser legal, sou otimista.

    Curtir

    • Já conhece todos os detalhes do projeto de Poa pra dizer que não será superior? Mania de achar que tudo o que é daqui é ruim, complexo de inferioridade.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: