Aprovado lixo via contêiner

A TV Bandeirantes foi às ruas de Porto Alegre saber o que a população está achando do novo sistema mecânico de coleta de lixo orgânico.

A aprovação foi quase unânime.

Do lado da Prefeitura, há ajustes a serem feitos, como a melhor colocação de alguns contêineres, a melhor identificação de que eles recolhem só o lixo orgânico e neste teste-piloto maior frequência do recolhimento.

Já do lado dos cidadãos, o problema é maior. Até mesmo lojas da Rua da Praia têm colocado lixo seco, papelões, plásticos e caixas, nos contêineres. Esperava-se melhor educação dos responsáveis.

Mais: como os contêineres já não exigem saquinhos plásticos, dá para usar outros meios de coletar e despejar o lixo, menos poluidores.

www.affonsoritter.com.br



Categorias:Coleta mecanizada de lixo

Tags:,

11 respostas

  1. Que coisa … acho que sou um dos poucos que não gostou do novo sistema. Há vantagens e desvantagens.

    Desvantagens: Incômodo de caminhar com o lixo; incômodo de quem mora em um lugar onde colocaram um container na frente de casa; ocupação de vagas de estacionamento; em ruas onde é proibido estacionar, há ocupação das calçadas; vandalismo; custos muito elevados para uma coisa que é feita na Itália; população deseducada que mistura lixo seco com orgânico.

    Uma vantagem é a eliminação do trabalho desumano daqueles lixeiros que se penduravam atrás do caminhão para recolher os sacos. Embora alguns deles, provavelmente, devam estar inquietos, pois aquilo que faziam vai ser substituído pelo trabalho mecânico (e não sei se a Prefeitura vai dar cursos e oportunidades de realocação para esses terceirizados).

    A principal vantagem seria a maior racionalização e agilidade na coleta, o que não é bem assim: hoje, na frente da Justiça Federal, vi pela primeira vez uma coleta destes containers, e me pareceu que o tempo foi muito elevado. Era uma rua estreita, e ônibus e carros ficaram uns 4 ou 5 minutos trancados, pois são dois containers. No sistema antigo, o caminhão ia andando (e os lixeiros correndo atrás, realmente era estranho), os outros veículos iam se desviando, e o trânsito fluía com dificuldade, mas fluía.

    De qualquer forma, posso estar errado, talvez seja só uma questão de me acostumar com o novo sistema, e ser menos preguiçoso (sobre carregar o lixo) e menos induividualista (sobre as vagas de estacionamento). Mas acho que esse sistema devia ter sido mais debatido antes de ter sido implantado.

    Curtir

  2. Os Contêineres na realidade são uma imensa evolução, entretanto temos que tomar cuidado principalmente com eco-chatices que podem transformar estas soluções excelentes em instrumentos de tortura. Explico melhor, se não seguirmos colocando o lixo dentro de sacos plásticos nos contêineres quando chegar o verão e o chorume (líquido produzido pela decomposição do lixo) começar a se acumular nos recipientes eles ficarão infectos. Não sei se há programação para a retirada e limpeza sistemática dos contêineres, porém se isto não for bem feito, não gostaria de ter meu quarto no verão de frente para um desses.

    Curtir

  3. Tudo que for feito para a nossa LINDA CIDADE “PORTO ALEGRE” ficar mais linda é ótimo.
    No entanto não concordo com esse custo altíssimo dos contêineres, e além disso serem importados. O custo foi falado só na fabricação e as despesas de frete outros pela importação. A quanto será que vai o valor desse contêiner?
    Acredito que no nosso país temos profissionais competentes, para fabricar com qualidade, custo mais acessível e gerando, inclusive, trabalho para nós Brasileiros.

    Curtir

  4. Aqui no banco tem até lixeira especial pra copos plasticos… triturador de papel para documentos confidenciais, que vão direto pra reciclagem… e lixeiras comuns, o pessoal geralmente coloca restos de comidas nas lixeiras das cozinhas e o resto vai plasticos e papeis..

    Curtir

  5. Leandro, vai ser assim no futuro..

    Curtir

    • Assim esperamos todos… Mas no início vai ter gente colocando lixo seco no lixo orgânico e vice versa. No meu trabalho existem as duas lixeitas e ambas tem o mesmo lixo misturado. Isso que são pessoas ditas esclarecidas

      Curtir

  6. Acho que poderiam colocar mais um contêiner, 1 para lixo orgânico e o outro para reciclável, apenas identicando com uma cor diferente. Isso evitaria que se misture o lixo organico e reciclável, facilitando para a reciclagem e para os catadores. Do resto achei excelente a idéia.

    Curtir

  7. Bota eco-chato nisso…

    Curtir

  8. Quanto a estar aprovado os contêineres, concordo, mas ter que levar o lixo em tonéis o lixeiras até o contêineres para não usar o saquinho plástico é bobagem, é coisa de eco-chato.

    Curtir

  9. Infelizmente os catadores estão praticamente morando dentro dos conteiners e espalhando lixo.

    Falta alguns detalhes ainda… mas uma parte do problema ja foi resolvido.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: